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Aprender a Viver Juntos

Conviver com todos na comunidade

A Pastoral da Criança orienta as famílias que acompanha sobre a necessidade de respeitar e amar a criança. A partir da Campanha da Paz, em 1999, o assunto recebeu destaque na Pastoral da Criança e se constitui uma estratégia permanente de melhoria das relações humanas na família e na comunidade. Um dos materiais da campanha, os 10 mandamentos para a Paz na Família, chegou a milhões de lares brasileiros, levados pelas mãos de líderes da Pastoral da Criança.

A busca pela harmonia entre as pessoas, que são únicas na sua individualidade, mas que partilham de necessidades semelhantes na vida, tem no diálogo e no respeito a sua força. Portanto, assim como não é aceitável o uso de atitudes violentas contra as crianças, a sociedade precisa encontrar caminhos para promover relacionamentos fundamentados na paz e combater toda a forma de discriminação, inclusive aquelas relacionadas com a visão política das pessoas. O nosso país precisa superar o atual momento, no qual as pessoas se afastam umas das outras por causa de divergências relacionadas com posições partidárias. Fomentar a divisão da nação está na contramão da construção de uma nação mais justa e solidária.

A Pastoral da Criança tem a missão de contribuir continuamente com a construção de ambientes nos quais todos possam ter vida plena. Por isso, faz a reedição do conteúdo de referência do programa intercultural e interreligioso de educação ética “Aprender a Viver Juntos”, disponível em português desde 2009. Esta é mais uma oportunidade de melhorar a vida em comunidade a partir de mudanças das famílias.

Aprender a Viver Juntos, programa intercultural e interreligioso de educação ética

A fundação Arigatou Internacional iniciou a Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) em 2000, no Japão, e lançou o programa “Aprender a Viver Juntos” em 2004. Em seguida, vieram outras duas iniciativas: oração e ação pela criança e a erradicação da pobreza infantil.

A Pastoral da Criança colabora com estas iniciativas ligadas à GNRC desde o início, e convida os voluntários e apoiadores a utilizarem os ensinamentos deste manual de educação ética nas comunidades. Este material contribui para promover quatro valores éticos:

• Respeito

• Empatia

• Responsabilidade

• Reconciliação

“Aprender a Viver Juntos” disponibiliza, para jovens e educadores em todo o mundo, ferramentas para um programa intercultural e interreligioso, pelo qual as crianças e os jovens são capazes de desenvolver um forte senso de ética. Ele é projetado para ajudar os jovens a compreender e respeitar as pessoas de outras culturas e religiões e para alimentar o seu sentido de uma comunidade global. O recurso foi desenvolvido em estreita cooperação com a UNESCO e UNICEF. 

Clique aqui para baixar o manual completo do programa em Português ou navegue nos capítulos clicando nos títulos abaixo.

Clique aqui para ver o conteúdo em outros idiomas.

 

Lista de artigos na categoria Aprender a Viver Juntos
Título
1 - Direitos Autorais
2 - Agradecimentos
3 - Prefácio
Aprender a Viver Juntos - 1 - A infância e a educação ética
Aprender a Viver Juntos - 2 - Ética e educação ética
Aprender a Viver Juntos - 3 - Uma mesma natureza humana
Aprender a Viver Juntos - 4 - Um mundo religiosamente plural
Aprender a Viver Juntos - 5 - Espiritualidade
Seção 1 - 01 - Alcance e objetivo
Seção 1 - 02 - Os Módulos de Aprendizagem
Seção 1 - 03 - Processo e diretrizes para a aprendizagem
Seção 1 - 04 - Metodologias
Seção 1 - 05 - Criar o ambiente apropriado
Seção 1 - 06 - Primeiros passos aos Módulos de Aprendizagem
Seção 1 - 07 - Com quem Aprender a Viver Juntos deve ser utilizado?
Seção 1 - 08 - Onde Aprender a Viver Juntos pode ser utilizado?
Seção 1 - 10
Seção 1 - 10 - Folheto para os participantes
Seção 1 - 11 - O que posso fazer se…
Seção 2 - 0 - Os Módulos de Aprendizagem
Seção 2 - Módulo 1: Compreensão de si mesmo e dos outros
Seção 2 - Módulo 2: Transformar o mundo juntos
Seção 3 - 1 - Monitoração do progresso
Seção 3 - 2 - Caderno de Aprendizagem
Seção 3 - 3 - Métodos para avaliar a aprendizagem dos participantes
Seção 3 - 4 - Modelos de avaliação rápida para “medir a temperatura”
Seção 3 - 5 - Avaliação do impacto
Seção 4 - 01 - Tabela de Atividades - Compreensão de si mesmo e dos outros
Seção 4 - 02 - Tabela de Atividades - Transformar o mundo juntos
Seção 4 - 03 - Minha árvore da vida
Seção 4 - 04 - Compartilhar experiências pessoais
Seção 4 - 05 - Sua silhueta é a minha
Seção 4 - 05 - Sua silhueta é a minha
Seção 4 - 06 - Compartilhar fotografias
Seção 4 - 06 - Compartilhar fotografias
Seção 4 - 07 - Hora do cinema
Seção 4 - 08 - Aprender com histórias da vida real
Seção 4 - 09 - Histórias para a alma
Seção 4 - 10 - Narração de histórias
Seção 4 - 11 - Situações injustas
Seção 4 - 12 - Desenhar mapas
Seção 4 - 13 - Alcançar as estrelas
Seção 4 - 14 - As ideias que defendo
Seção 4 - 15 - Círculos de percussão
Seção 4 - 16 - Visitas inter-religiosas
Seção 4 - 17 - Comparar
Seção 4 - 18 - Noites culturais
Seção 4 - 19 - Visitas de campo
Seção 4 - 20 - Dramatizações
Seção 4 - 21 - Utilizar estudos de casos
Seção 4 - 22 - O banco da ética
Seção 4 - 23 - Dilemas
Seção 4 - 24 - Solução de problemas em seis passos
Seção 4 - 25 - Notícias sobre a paz
Seção 4 - 26 - Doze habilidades para a transformação de conflitos
Seção 4 - 27 - Grupos focais sobre o respeito
Seção 4 - 28 - Cafés inter-religiosos
Seção 4 - 29 - Mesas redondas
Seção 4 - 30 - Debates
Seção 4 - 31 - Meditação sobre mim mesmo – uma jornada silenciosa
Seção 4 - 32 - Líderes sociais e religiosos
Seção 4 - 33 - Por que me faz sofrer?
Seção 4 - 34 - A história de Pedro
Seção 4 - 35 - Como seria o mundo se…
Seção 4 - 36 - Reconhecimento prazeroso
Seção 4 - 37 - Mandalas
Seção 4 - 38 - Mil grous de papel
Seção 4 - 39 - Pintar camisetas
Seção 4 - 40 - Fazer um filme
Seção 4 - 41 - Questionário: O que sei sobre outras religiões?
Seção 4 - 42 - Exemplos de perguntas sobre outras religiões
Seção 4 - 43 - Ilhas minguantes
Seção 4 - 44 - Bola no ar
Seção 4 - 45 - Aprender prestando serviços
Seção 4 - 46 - Campanhas de aprendizagem inter-religiosa
Seção 4 - 47 - Intercâmbio entre escolas
Seção 4 - 48 - Semanas temáticas
Seção 4 - 49 - Campanhas pelos direitos da criança
Seção 4 - 50 - Desenvolvimento de projetos
Seção 4 - 51 - Diálogos inter-religiosos
Seção 5 - Recursos - 01 - Histórias
Seção 5 - Recursos - 02 - Estudos de casos
Seção 5 - Recursos - 03 - Dilemas morais
Seção 5 - Recursos - 04 - Filmes e vídeos
Seção 5 - Recursos - 05 - Músicas
Seção 5 - Recursos - 06 - Poemas
Seção 5 - Recursos - 07 - Orações pela paz
Seção 5 - Recursos - 08 - Dramatização
Seção 5 - Recursos - 09 - Cartões de Notícias de Paz
Seção 5 - Recursos - 10 - Resumo da Convenção dos Direitos da Criança
Seção 5 - Recursos - 11 - Resumo da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Seção 5 - Recursos - 12 - Como dobrar um grou de papel
Seção 6 - Assim fizemos
Seção 7 - Referências - 1 - Recursos
Seção 7 - Referências - 2 - Glosário
Seção 7 - Referências - 3 - Acrônimos
Seção 7 - Referências - 4 - Lista dos membros do Conselho Inter-religioso
Seção 7 - Referências - 5 - Lista dos membros do Comitê do Conselho Inter-religioso
Seção 7 - Referências - 6 - Coordenadores da GNRC
Seção 7 - Referências - 7 - Anexos - Formulário de Avaliação
Seção 7 - Referências - 8 - Anexos - Matrizes para a avaliação do impacto
 
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Fax: +55 (41) 2105-0201 e 2105-0299

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