Dramatização

A dramatização é uma forma útil de ajudar os participantes a verem as coisas a partir de outra perspectiva.

“Caminhe uma milha com meus sapatos” é um bom conselho. Nossas crianças aprenderão a respeitar os outros quando se acostumarem a se imaginar no lugar dos outros. 4

A dramatização é ao mesmo tempo interessante e útil, já que obriga os participantes a abordarem problemas complexos que não têm uma única resposta “correta” e a utilizarem múltiplas habilidades.

Os exercícios de dramatização exigem preparação e sensibilidade na sua execução, mas a tarefa geralmente motiva os participantes e os satisfaz.

É importante definir os objetivos ao estabelecer os temas que serão incluídos no exercício. Identifique um problema relacionado ao(s) tema(s) escolhido(s) e um ambiente para os personagens. É uma boa ideia estabelecer um ambiente realista, mas não necessariamente real.

Defina os objetivos dos personagens e o que aconteceria se o personagem não conseguisse alcançá-los. Elabore informações sobre o passado de cada personagem.

Envolva os participantes no cenário, descrevendo o ambiente e o problema. Forneça informações sobre os personagens: seus objetivos e sua história passada. Determine quantos participantes já têm experiência em representação e explique como isso funcionará no exercício.

Os participantes que deverão interpretar os personagens necessitarão de algum tempo para se familiarizar com eles e “entrar no papel” para o exercício. Talvez os participantes tenham algumas reservas sobre o personagem que lhes foi atribuído ou sobre seus motivos. Procure descobrir isso antes da dramatização.

A dramatização deverá ser seguida de uma discussão para que os participantes definam e reforcem o que aprenderam. Isso pode ser feito por meio de um debate, de um momento de reflexão ou de um intervalo para que os participantes escrevam individualmente em seus Cadernos de Aprendizagem.

Aqueles que estiverem representando personagens podem falar sobre seu papel e indicar se estavam expressando o que realmente sentiam ou falando do ponto de vista do personagem. Os espectadores podem dirigir perguntas tanto aos personagens representados quanto às pessoas que os representaram, perguntando como se sentiram desempenhando um determinado papel.

Alguns exercícios de dramatização são fornecidos aqui, mas com prática será fácil criá-los com base em temas da atualidade.

4 Neil Kurshan, Raising Your Child to Be a Mensch, cap. 4, 1987

Cartão de dramatização 1

Jorge tem 17 anos e é filho único. Seu pai é contador em uma empresa e sua mãe administra um comércio de flores. Seus pais saem de casa todos os dias às oito horas da manhã e só voltam às nove horas da noite.

Jorge acaba de terminar uma relação de um ano e meio com sua namorada e se sente muito triste. Desde que isso aconteceu, começou a beber com os amigos e todos os fins de sema- na chega bêbado à sua casa. Seus pais não percebem a situação, até um dia seu pai desco-

bre acidentalmente algumas garrafas de álcool e maconha no quarto. O pai se enfurece e,quando Jorge chega, grita com ele e o critica por não levar em consideração todo oesforçoque tanto ele e sua mãe fazem para a sua educação. Jorge, que está bêbado, grita com seupai, acusando-o de nunca ter tempo para ele e não tem o direito de criticá-lo quando sequertem tempo para conversar com ele.Nesse momento a mãe chega e, ao saber da situação,começa a chorar.O pai de Jorge continua enfurecido e pede para Jorge sair de casa.

Cartão de dramatização 2

Andrea, Lina e Ruth são as melhores amigas na escola.Elas sempre estão juntas e se diver- tem zombando de outras meninas que são tímidas ou que fazem coisas que elas não gostam.

Clara e Ornella são novas na escola. Ainda não têm amigos, mas são muito simpá- ticas com os outros estudantes.

Um dia Clara e Ornella estão jogando basquete na quadra quando Andrea, Lina e Ruth se aproximam e pedem de forma ríspida que deixem a quadra e a bola porque querem jogar. Ornella diz que elas acabaram de começar a jogar e que gostariam de ter um pouco mais de tempo. Andrea se enfurece e imediatamente empurra Ornella de forma brutal.

Ornella reage empurrando Andrea com força e, nesse momento, Lina e Ruth se envolvemna briga. Clara, temendo que elas possam machucar Ornella, joga a bola violentamente na cabeça de Andrea, fazendo-a cair ao chão. Andrea se enfurece, levanta-se e bate em Laura.