A história de Pedro

Objetivo: Descobrir o valor de cada pessoa observando os outros e o seu próprio interior.

Resultado: Os participantes descobrem que eles mesmos podem ser a pessoa a quem julgaram. Os participantes refletem sobre seus preconceitos e sobre como também podem ser vítimas de preconceitos.

Atividade

Reúna-se com os participantes e conte-lhes a história de Pedro.

A história de Pedro

Todos conhecem Pedro. Não é considerado o menino mais simpático da escola e chama a atenção por sua aparência física. Pedro pesa pelo menos 12 quilos a mais que o resto dos estudantes e sempre é um desastre. Sua roupa está fora da moda e às vezes cheira mal. Tem os dentes feios e muitas espinhas no rosto.

Você já viu o Pedro antes? É aquele menino que todo mundo evita nos corredores. É aquele que está sempre sozinho no refeitório ou durante o recreio. Às vezes, alguns colegas gentis pensam em se sentar perto dele, mas temem que os outros zombem deles. Entretanto, um dia eu me sentei ao lado dele, conversei e descobri que se parece muito com você e comigo.

Pergunte aos participantes:
> O que faz com que as pessoas se sintam atraídas por você?
> O que faz com que algumas pessoas se afastem de você?
> Como as coisas ruins que dissemos sobre o Pedro podem ajudá-lo?
> Você acha que evitando o Pedro nós o ajudamos a sair de seu próprio mundo?
> Que qualidades o Pedro pode ter?
> Você acha que nós podemos ter algo em comum com o Pedro?

Quando os participantes terminarem de falar, apresente-lhes o Pedro. Pedro será representado por uma bola ou um balão. Diga-lhes que passem a bola ou balão de uns aos outros com muita delicadeza, pois Pedro é muito sensível e podemos machucá-lo. Quando a bola ou o balão tiver passado por todos, permita que os participantes se reúnam em pequenos grupos para falar sobre o modo como tratam os outros ou contribuem para perpetuar os preconceitos.

Junte todos de novo e convide-os a refletir sobre a necessidade de valorizar a si mesmo e aos outros, independentemente de suas virtudes e defeitos. Reflita sobre a importância de olhar para o interior dos outros e não se limitar à sua aparência externa.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem