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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

103

A história de Pedro

Objetivo:

 Descobrir o valor de cada pessoa observando os outros e o seu próprio interior.

Resultado:

 Os participantes descobrem que eles mesmos podem ser a pessoa a quem julgaram. Os 

participantes  refletem  sobre  seus  preconceitos  e  sobre  como  também  podem  ser  vítimas  de 
preconceitos.

Atividade

Reúna-se com os participantes e conte-lhes a história de Pedro.

A história de Pedro

Todos conhecem Pedro. Não é considerado o menino mais simpático da escola e chama a
atenção por sua aparência física. Pedro pesa pelo menos 12 quilos a mais que o resto dos
estudantes e sempre é um desastre. Sua roupa está fora da moda e às vezes cheira mal. 
Tem os dentes feios e muitas espinhas no rosto.

Você já viu o Pedro antes? É aquele menino que todo mundo evita nos corredores. É aquele
que está sempre sozinho no refeitório ou durante o recreio. Às vezes, alguns colegas gentis 
pensam em se sentar perto dele, mas temem que os outros zombem deles. Entretanto, um dia
eu me sentei ao lado dele, conversei e descobri que se parece muito com você e comigo.

Pergunte aos participantes:
>  O que faz com que as pessoas se sintam atraídas por você?
>  O que faz com que algumas pessoas se afastem de você?
>  Como as coisas ruins que dissemos sobre o Pedro podem ajudá-lo?
>  Você acha que evitando o Pedro nós o ajudamos a sair de seu próprio mundo?
>  Que qualidades o Pedro pode ter?
>  Você acha que nós podemos ter algo em comum com o Pedro?

Quando os participantes terminarem de falar, apresente-lhes o Pedro. Pedro será representado por 
uma bola ou um balão. Diga-lhes que passem a bola ou balão de uns aos outros com muita delicadeza, 
pois  Pedro  é  muito  sensível  e  podemos  machucá-lo.  Quando a bola ou o balão tiver passado por 
todos, permita que os participantes se reúnam em pequenos grupos para falar sobre o modo como 
tratam os outros ou contribuem para perpetuar os preconceitos.

Junte todos de novo e convide-os a refletir sobre a necessidade de valorizar a si mesmo e aos outros, 
independentemente de suas virtudes e defeitos. Reflita sobre a importância de olhar para o interior 
dos outros e não se limitar à sua aparência externa.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem