O banco da ética

Objetivo: Ajudar os participantes a encontrar soluções para os preconceitos, a intolerância e ainjustiça, empregando o conceito de “banco” como metáfora.

Resultados: Os participantes examinam maneiras de para promover o respeito em suas respectivassociedades e descobrem como o entendimento mútuo ajuda a acumular capital social.

Material: Uma caixa para representar o banco. Alternativamente, o banco pode ser representado porum “quadro de balancete”: uma folha grande com um registro de transações. Forneça papel de umacor para representar os “saques” e de outra cor para representar os “cheques”.

Terminologia

Saques – são os “problemas” identificados.Cheques – soluções para os “problemas”’, que podem ser depositadas no banco.Quadro de balancete – um quadro público em que os “saques” são relacionados do lado esquerdo e oscheques são depositados do lado direito até que o saldo esteja “equilibrado”.

Cheques – soluções para os “problemas”’, que podem ser depositadas no banco.

Quadro de balancete – um quadro público em que os “saques” são relacionados do lado esquerdo e oscheques são depositados do lado direito até que o saldo esteja “equilibrado”.

Atividade

O banco da ética consiste em um banco fictício que começa com saldo negativo (devedor) devido acertos problemas, como a falta de entendimento e respeito em um determinado contexto (em umaescola, em um clube, nas famílias, com os amigos, em uma cidade ou no governo). A tarefa dosparticipantes é tentar compensar o saldo negativo do banco depositando soluções e ações para corrigiros problemas.

Essa atividade pode durar várias semanas, sendo que o grupo deverá concordar antecipadamente como prazo em que se espera que o banco tenha um saldo credor.

Primeira fase: identificar os saques

Em uma ou mais sessões, os participantes identificam os “problemas” que estão causando o saldodevedor do banco; isso é feito trabalhando em grupo e discutindo os problemas existentes emdiferentes contextos: na família, na vizinhança, na escola, na cidade ou no país.

Lembre os participantes dos documentos que versam sobre direitos humanos e do respeito eresponsabilidade que acompanham esses direitos. Pergunte aos participantes quem está tendo seusdireitos violados e se acham que as pessoas envolvidas estão assumindo a responsabilidade por sipróprias e pelos outros e se estão respeitando os direitos dos outros. Essa análise pode ajudar aidentificar as raízes dos problemas e sua possível solução?

Reúna os grupos para que compartilhem os “saques” identificados, que deverão ser anotados no papelcom a cor relevante. Em seguida, os saques serão “contabilizados” – relacionados no quadro debalancete sob diferentes “contas”, como “família”, “vizinhança”, “escola”, “cidade” e “país”.

Segunda fase: o banco está funcionando

Cabe aos participantes identificar soluções e propor medidas para lidar com os “saques” no banco. Osaldo bancário continuará devedor até que os participantes façam algo que pelo menos contribuapara a solução de uma das contas em que tenham ocorrido saques. Essas medidas ou soluções sãoanotadas na folha dos “cheques”. Em sessões específicas, essas contribuições serão lidas, examinadas ediscutidas, após o que o quadro de balancete será atualizado.

Estimule os participantes a compartilhar ideias e discutir como alguns dos problemas estão sendoabordados.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seusCadernos de Aprendizagem.