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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

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O banco da ética

Objetivo:

  Ajudar  os  participantes  a  encontrar  soluções  para  os  preconceitos,  a  intolerância  e  a 

injustiça, empregando o conceito de “banco” como metáfora.

Resultados:

 Os participantes examinam maneiras de para promover o respeito em suas respectivas 

sociedades e descobrem como o entendimento mútuo ajuda a acumular capital social.

Material:

 Uma caixa para representar o banco. Alternativamente, o banco pode ser representado por 

um “quadro de balancete”: uma folha grande com um registro de transações. Forneça papel de uma 
cor para representar os “saques” e de outra cor para representar os “cheques”.

Terminologia

Saques – são os “problemas” identificados.

Cheques – soluções para os “problemas”’, que podem ser depositadas no banco.

Quadro de balancete – um quadro público em que os “saques” são relacionados do lado esquerdo e os 
cheques são depositados do lado direito até que o saldo esteja “equilibrado”.

Atividade

O banco da ética consiste em um banco fictício que começa com saldo negativo (devedor) devido a 
certos problemas, como a falta de entendimento e respeito em um determinado contexto (em uma 
escola,  em  um  clube,  nas  famílias,  com  os  amigos, em uma cidade ou no governo). A tarefa dos 
participantes é tentar compensar o saldo negativo do banco depositando soluções e ações para corrigir 
os problemas.

Essa atividade pode durar várias semanas, sendo que o grupo deverá concordar antecipadamente com 
o prazo em que se espera que o banco tenha um saldo credor.

Primeira fase: identificar os saques

Em  uma  ou  mais  sessões,  os  participantes  identificam  os “problemas” que estão causando o saldo 
devedor  do  banco;  isso  é  feito  trabalhando  em  grupo  e  discutindo  os  problemas  existentes em 
diferentes contextos: na família, na vizinhança, na escola, na cidade ou no país.

Lembre  os  participantes  dos  documentos  que  versam  sobre  direitos  humanos  e  do  respeito e 
responsabilidade que acompanham esses direitos. Pergunte aos participantes quem está tendo seus 
direitos  violados  e  se  acham  que  as  pessoas  envolvidas  estão assumindo a responsabilidade por si 
próprias  e  pelos  outros  e  se  estão  respeitando  os  direitos  dos  outros.  Essa análise pode ajudar a 
identificar as raízes dos problemas e sua possível solução?

Reúna os grupos para que compartilhem os “saques” identificados, que deverão ser anotados no papel 
com  a  cor  relevante.  Em  seguida,  os  saques  serão  “contabilizados” – relacionados no quadro de 
balancete sob diferentes “contas”, como “família”, “vizinhança”, “escola”, “cidade” e “país”.

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Segunda fase: o banco está funcionando

Cabe aos participantes identificar soluções e propor medidas para lidar com os “saques” no banco. O 
saldo  bancário  continuará  devedor  até  que  os  participantes  façam  algo  que  pelo  menos  contribua 
para a solução de uma das contas em que tenham ocorrido saques. Essas medidas ou soluções são 
anotadas na folha dos “cheques”. Em sessões específicas, essas contribuições serão lidas, examinadas e 
discutidas, após o que o quadro de balancete será atualizado.

Estimule os participantes a compartilhar ideias e discutir como alguns dos problemas estão sendo 
abordados.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem.

Minhas anotações

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