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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Seção 1

Guia do usuário

Alcance e objetivo

A aprendizagem intercultural e inter-religiosa para a educação ética afirma a diversidade e promove o 
diálogo e a comunicação do participante com os outros e consigo próprio. É um processo contínuo 
de aprendizagem individual e coletiva que promove uma maneira construtiva de viver em comunidade 
em  um  mundo  globalizado  e  plural.  Sua  ênfase  está  na  defesa,  desenvolvimento  e  estímulo  ao 
crescimento de valores compartilhados em crianças e adolescentes.

Os  princípios  e  valores  éticos  que  Aprender  a  Viver  Juntos  promove  estão  expressos  na  missão
do Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, cujo objetivo é fomentar o respeito às 
pessoas de religiões e civilizações diferentes, mediante:

>  A promoção de sistemas de valores que enfatizem a coexistência digna e harmoniosa e a 

solidariedade entre pessoas de diferentes procedências sociais, étnicas, religiosas, culturais e 
ideológicas;

>  A promoção da prática de valores universais positivos, como o compromisso com os direitos 

humanos estabelecidos e adotados pela comunidade internacional;

>  O fomento de uma espiritualidade que conduza naturalmente ao respeito por outras religiões e 

busque a compreensão mútua e a interação entre diferentes credos, resultando no enriquecimento 
da cultura religiosa enraizada na tradição de cada fé;

>  O cultivo de uma cultura da paz que prepare as crianças e os adolescentes para serem agentes de 

mudança e construtores da paz.

Os Módulos de Aprendizagem

Aprender  a  Viver  Juntos  possui  dois  Módulos  de  Aprendizagem:  Compreensão de si mesmo e dos 
outros

 e Transformar o mundo juntos, encontrados na Seção 2. Esses dois módulos são interligados 

e mutuamente complementares.

Os  módulos  consistem  em  uma  série  de  quiosques  concebidos  para  permitir  que  os  
participantes embarquem em uma jornada de aprendizagem, na qual os diferentes caminhos os
prepararão para responder  a  desafios  éticos  e  os  ajudarão  a  descobrir  como  podem  ser  agentes
de  mudança. Os módulos são acompanhados de uma série de métodos de avaliação, encontrados na
Seção  3, cujo objetivo é ajudar o facilitador e os participantes a avaliarem o progresso obtido. A Seção
4 contém uma seleção de atividades a que você pode recorrer quando estiver elaborando sua rota
específica através dos módulos. Sugestões de atividades apropriadas são fornecidas em cada módulo.

Os  dois  módulos  estão  ilustrados  em  mapas  dos  povoados.  Não  há  uma  rota  única  a  seguir:
você pode decidir seu próprio caminho juntamente com os participantes. Um cartaz é incluído para 
ajudar a visualizar cada módulo.