Seção 1

Guia do usuário

Alcance e objetivo

A aprendizagem intercultural e inter-religiosa para a educação ética afirma a diversidade e promove o diálogo e a comunicação do participante com os outros e consigo próprio. É um processo contínuo de aprendizagem individual e coletiva que promove uma maneira construtiva de viver em comunidade em um mundo globalizado e plural. Sua ênfase está na defesa, desenvolvimento e estímulo ao crescimento de valores compartilhados em crianças e adolescentes.
Os princípios e valores éticos que Aprender a Viver Juntos promove estão expressos na missãodo Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, cujo objetivo é fomentar o respeito às pessoas de religiões e civilizações diferentes, mediante:
> A promoção de sistemas de valores que enfatizem a coexistência digna e harmoniosa e a solidariedade entre pessoas de diferentes procedências sociais, étnicas, religiosas, culturais eideológicas;
> A promoção da prática de valores universais positivos, como o compromisso com os direitos humanos estabelecidos e adotados pela comunidade internacional;
> O fomento de uma espiritualidade que conduza naturalmente ao respeito por outras religiões e busque a compreensão mútua e a interação entre diferentes credos, resultando no enriquecimentoda cultura religiosa enraizada na tradição de cada fé;
> O cultivo de uma cultura da paz que prepare as crianças e os adolescentes para serem agentes de mudança e construtores da paz.
 

Os Módulos de Aprendizagem

Aprender a Viver Juntos possui dois Módulos de Aprendizagem: Compreensão de si mesmo e dos outros e Transformar o mundo juntos, encontrados na Seção 2. Esses dois módulos são interligadose mutuamente complementares.Os módulos consistem em uma série de quiosques concebidos para permitir que os participantes embarquem em uma jornada de aprendizagem, na qual os diferentes caminhos os prepararão para responder a desafios éticos e os ajudarão a descobrir como podem ser agentes de mudança. Os módulos são acompanhados de uma série de métodos de avaliação, encontrados na Seção 3, cujo objetivo é ajudar o facilitador e os participantes a avaliarem o progresso obtido. A Seção 4 contém uma seleção de atividades a que você pode recorrer quando estiver elaborando sua rota específica através dos módulos. Sugestões de atividades apropriadas são fornecidas em cada módulo.
Os dois módulos estão ilustrados em mapas dos povoados. Não há uma rota única a seguir: você pode decidir seu próprio caminho juntamente com os participantes. Um cartaz é incluído para ajudar a visualizar cada módulo.