Estes são alguns exemplos de perguntas ou atividades que você pode sugerir para o Caderno de Aprendizagem depois de realizar uma atividade:
> O que o respeito significa para você? Escreva sobre situações nas quais você tenha mostrado respeito aos outros na escola, na família ou na comunidade.
> Pense também em situações em que você foi desrespeitoso com os outros.
> Escreva no seu Caderno de Aprendizagem sobre situações em que os outros lhe faltaram com o respeito.
> Anote em seu Caderno de Aprendizagem dois compromissos que você está disposto a assumir para ser mais respeitoso com os outros.
> Escreva em seu Caderno de Aprendizagem uma mudança que você precisa fazer na sua vida para mostrar mais empatia com os outros.
> Escreva em seu Caderno de Aprendizagem algo que você pode fazer agora para ajudar a solucionar uma situação à sua volta que está dificultando o entendimento mútuo.
Métodos para avaliar a aprendizagem dos participantes
Os cinco modelos de avaliação sugeridos aqui foram estruturados para ajudar as crianças e adolescentes a:
> Olhar para dentro de si próprios e refletir sobre como mudaram durante o programa.
> Observar suas relações com os outros e como elas foram afetadas pela interação com os outros.
> Refletir sobre quem são e quem desejam ser.
> Olhar para o seu interior e para suas relações e interações com o mundo.
Avalie a aprendizagem dos participantes!
Empregue o Modelo Entre Pares como forma de ajudar os participantes a avaliarem sua própria aprendizagem.
Modelo Entre Pares
Os participantes se reúnem em pares e aprendem uns com os outros, compartilhando suas experiências e o que aprenderam. Esse modelo cria uma experiência de aprendizagem compartilhada e desafia as ideias preconcebidas de cada um com relação às diferentes culturas e ambientes sociais e religiosos. Organize as duplas ou permita que os próprios participantes as escolham. O ideal é juntar participantes de religiões e culturas diferentes.
Exemplos de perguntas ou atividades que podem ser aplicadas
Vocês podem aprender muito um com o outro. Dediquem 20 min. para se conhecerem melhor.
> Falem sobre suas famílias, suas culturas, seus países, suas religiões e outros assuntos.
> Contem como vivem, quais são suas crenças religiosas, como as praticam e como acham que suas vidas podem ser enriquecidas.
> Há algo mais que queiram perguntar um ao outro?
> Compartilhem suas opiniões sobre o programa.
Para terminar, registre o que aprendeu e experimentou em seu Caderno de Aprendizagem.
Avalie a aprendizagem dos participantes! Empregue o Modelo de Compartilhamento com o Grupo como forma de ajudar os participantes a avaliarem sua própria aprendizagem.
Modelo de Compartilhamento com o Grupo
Este método oferece aos participantes a oportunidade de compartilhar com os outros o que estão aprendendo acerca de si mesmos, dos outros e do mundo. Permite-lhes também compartilhar o que aprenderam sobre o respeito, os direitos e as responsabilidades. O formato deve estimular os participantes a fazer conexões entre suas respectivas experiências. Peça aos participantes para encontrem um momento durante a semana para compartilhar com o grupo como estão fortalecendo suas relações com os outros e como estão aprendendo a compreender e a respeitar os outros.
Exemplos de perguntas ou atividades que podem ser aplicadas
> Qual foi, em sua opinião, a parte mais valiosa da última sessão ou do programa?
> Por que você valorizou esse momento específico?
> Que importância você acha que ele teve?
> Pense em uma situação ocorrida em sua família, escola ou vizinhança que constitua uma violação da dignidade ou dos direitos humanos. Pense nas pessoas envolvidas nessa situação e imagine que você é uma delas.> Diga-nos como se sentiria e como reagiria.
> O que você acha que pode ser feito para ajudar a resolver essa situação?
Para terminar, registre o que aprendeu e experimentou em seu Caderno de Aprendizagem.
Avalie a aprendizagem dos participantes! Empregue o Modelo O Mundo e Eu como forma de ajudar os participantes a avaliarem sua própria aprendizagem.
Modelo O Mundo e Eu
Este modelo ajuda os participantes a compreender como a aprendizagem influencia sua precepção do mundo e a necessidade de transformar a sociedade. Esse método de autoavaliação pode ajudar a gerar ações concretas por meio da visualização de problemas da vida real e análise das colaborações individuais para soluções globais. Passam a ter consciência da necessidade de uma transformação em escala local e global, mostrando empatia pelas pessoas afetadas e também discutindo soluções e contribuições. Este método ajuda os participantes a transpor sua situação “local” para um contexto “mundial”, vendo a si mesmos como cidadãos do mundo.
Exemplos de perguntas ou atividades que podem ser aplicadas
> Prepare um mapa do mundo (tão grande como quiser) e coloque-o em lugar visível. Os participantes selecionam dois lugares (cidades, países ou regiões) que não conhecem ou sobre os quais gostariam de aprender. Marque cada um dos lugares com um alfinete e peça aos participantes que escrevam o que gostariam de saber sobre eles.
> Durante um mês, mais informações deverão ser obtidas sobre os dois lugares selecionados. Os participantes deverão consultar jornais, notícias da televisão e a Internet e pedir informações a seus pais e amigos.Tudo é relevante: política, assuntos de atualidade, cultura, a diversidade da população, suas práticas religiosas. A cada semana, os participantes compartilharão as informações que obtiveram e acrescentarão algumas delas ao mapa.
> Quando todos tiverem aprendido mais sobre o lugar, identifique uma situação que parece ser crítica nessa sociedade, algo que deve ser transformado ou que causa sofrimento à sua população. Escreva isso e coloque no mapa.
> Estimule os participantes a refletir sobre como o problema poderia ser solucionado. Quem pode solucioná-lo? Podemos ajudar a solucioná-lo?
Para terminar, registre o que aprendeu e experimentou em seu Caderno de Aprendizagem.
Avalie a aprendizagem dos participantes! Empregue o Modelo do Mentor como forma de ajudar os participantes a avaliarem sua própria aprendizagem.
Modelo do Mentor
Discutiram suas ideias, temores, iniciativas e objetivos com seus modelos de comportamento. Esta ferramenta serve para compartilhar experiências e para animar cada participante a contribuir para gerar transformações em seu ambiente imediato. Além disso, ela ajuda a refletir sobre as experiências dos outros e pode motivá-los a assumir um maior controle sobre suas próprias vidas. Este modelo também permite que os adultos vistos pelos participantes como modelos de conduta os ajudem em sua aprendizagem ao demonstrar práticas éticas.
Na mitologia grega, um mentor era um amigo e conselheiro de confiança. Na Odisseia de Homero, Mentor era quem cuidava do filho de Ulisses, Telêmaco, ajudando-o a desenvolver suas responsabilidades na vida.
Exemplos de perguntas ou atividades que podem ser aplicadas
> Escolha pelo menos uma pessoa que acredite ser um modelo de conduta para jovens em seu grupo, ou explique o que é um modelo de conduta e peça que indiquem alguém da comunidade. Esses modelos de conduta devem ser pessoas respeitadas e admiradas, mas que também consigam ouvir e dialogar com as crianças e jovens.
> Convide a pessoa escolhida como modelo para visitar o grupo e falar de algumas experiências de sua vida, suas relações com os outros e de sua espiritualidade e suas crenças.
> Os participantes, poderão compartilhar com essa pessoa suas experiências, as situações difíceis que enfrentam, suas conquistas e seus desafios éticos. Há algo que tenha ocorrido com eles nos últimos meses que gostariam de compartilhar com o modelo de conduta?
> Se for estabelecida uma relação de confiança e a pessoa convidada simpatizar com o grupo, peça-lhe que o visite periodicamente.
> Estimule-os a encontrar seus próprios modelos de conduta fora do programa: uma pessoa que dê conselho, sabedoria e conhecimento e com quem se sinta seguro, apoiado e estimulado a cumprir sua responsabilidade de participar da criação de um mundo melhor e mais justo.
Avalie a aprendizagem dos participantes! Empregue o Modelo do Quadro de Verificação como forma de ajudar os participantes a avaliarem sua própria aprendizagem.
Modelo do Quadro de Verificação
Consiste em uma lista de perguntas para avaliação individual da aprendizagem. Permite que os participantes reflitam sobre seu ser interior e, com base no que aprenderam, encontrem maneiras de agir de forma responsável para transformar o seu ambiente.