background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

84

Visitas de campo

Objetivo:

 Criar oportunidades para que os participantes visitem lugares onde talvez nunca tenham 

estado e conheçam pessoas que, de outro modo, jamais teriam conhecido. É provável que o que virem 
e experimentarem tenha um profundo efeito sobre a forma como veem o mundo.

Resultado:

 Os participantes experimentam uma comunidade diferente da sua. Refletem sobre o que 

essa comunidade faz para melhorar a vida de seus habitantes. Também identificam a necessidade de 
mudanças  nessa  comunidade,  o  tipo  de  ajuda  necessária,  de  onde  essa  ajuda  pode  vir  e  como  eles 
mesmos podem ser agentes de transformação.

Material:

  Organize  uma  visita  a  uma  comunidade  diferente  e  desconhecida  para  a  maioria  dos 

participantes do grupo; pode ser um lugar diferente em termos socioeconômicos, habitado por um 
grupo étnico distinto ou um lugar distante, talvez até em outro país. A visita pode exigir algumas 
horas, um dia, uma noite ou até um pernoite. 

É importante que a visita seja bem organizada, de preferência em parceria com uma organização da 
região.  Seja  ela  um  evento  social,  uma  sessão  ou  uma  reunião  de  adolescentes  para  participar  de 
atividades,  procure  não  se  concentrar  unicamente  na  vida  atual  da  comunidade,  mas  também  em 
suas experiências prévias e nas mudanças que seus habitantes fizeram para melhorar suas vidas.

Atividade

Prepare  os  participantes  envolvendo-os  na  organização  da  visita.  Discuta  com  eles  onde  ir,  quem 
encontrar e o que fazer lá.

Caso  se  trate  de  um  programa  interativo,  certifique-se  de  que  os  participantes  estão  preparados. 
Talvez eles possam fazer uma representação teatral, tocar música, cantar canções ou preparar jogos 
para serem jogados com as crianças que irão visitar, se for este o caso. A interação dos participantes 
com a comunidade será muito mais fácil se eles realizarem alguma atividade conjunta. Se for possível 
designar outro grupo de jovens como anfitriões, de modo que possam passar algum tempo juntos, 
possivelmente  realizando  atividades  conjuntas,  eles  poderão  aprender  coisas  novas  uns  sobre  os 
outros.

Se  sua  visita  envolver  pessoas  que  tenham  gerado  mudanças  e  transformações  na  comunidade, 
organize um grupo de discussão ou uma mesa redonda que inclua perguntas e respostas.

Como facilitador, esteja alerta para possíveis atitudes estereotipadas dos participantes em relação à 
comunidade que vão visitar e procure lidar com elas no programa de uma forma positiva.

O  programa  deve  ser  preparado  juntamente  com  outro  facilitador  e,  se  possível,  uma  visita 
preparatória deve ser feita para que você esteja ciente da finalidade e da programação da visita.

Depois da visita de campo, organize uma discussão com os participantes que lhes permita refletir 
sobre seus sentimentos e reações e sobre como mudaram como resultado da visita.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem