Visitas de campo

Objetivo: Criar oportunidades para que os participantes visitem lugares onde talvez nunca tenham estado e conheçam pessoas que, de outro modo, jamais teriam conhecido. É provável que o que virem e experimentarem tenha um profundo efeito sobre a forma como veem o mundo.
Resultado: Os participantes experimentam uma comunidade diferente da sua. Refletem sobre o que essa comunidade faz para melhorar a vida de seus habitantes. Também identificam a necessidade de mudanças nessa comunidade, o tipo de ajuda necessária, de onde essa ajuda pode vir e como eles mesmos podem ser agentes de transformação.
Material: Organize uma visita a uma comunidade diferente e desconhecida para a maioria dos participantes do grupo; pode ser um lugar diferente em termos socioeconômicos, habitado por um grupo étnico distinto ou um lugar distante, talvez até em outro país. A visita pode exigir algumas horas, um dia, uma noite ou até um pernoite.
É importante que a visita seja bem organizada, de preferência em parceria com uma organização da região. Seja ela um evento social, uma sessão ou uma reunião de adolescentes para participar de atividades, procure não se concentrar unicamente na vida atual da comunidade, mas também em suas experiências prévias e nas mudanças que seus habitantes fizeram para melhorar suas vidas.

Atividade

Prepare os participantes envolvendo-os na organização da visita. Discuta com eles onde ir, quem encontrar e o que fazer lá.
Caso se trate de um programa interativo, certifique-se de que os participantes estão preparados. Talvez eles possam fazer uma representação teatral, tocar música, cantar canções ou preparar jogos para serem jogados com as crianças que irão visitar, se for este o caso. A interação dos participantes com a comunidade será muito mais fácil se eles realizarem alguma atividade conjunta. Se for possível designar outro grupo de jovens como anfitriões, de modo que possam passar algum tempo juntos, possivelmente realizando atividades conjuntas, eles poderão aprender coisas novas uns sobre os outros.
Se sua visita envolver pessoas que tenham gerado mudanças e transformações na comunidade, organize um grupo de discussão ou uma mesa redonda que inclua perguntas e respostas.
Como facilitador, esteja alerta para possíveis atitudes estereotipadas dos participantes em relação à comunidade que vão visitar e procure lidar com elas no programa de uma forma positiva.
O programa deve ser preparado juntamente com outro facilitador e, se possível, uma visita preparatória deve ser feita para que você esteja ciente da finalidade e da programação da visita.
Depois da visita de campo, organize uma discussão com os participantes que lhes permita refletir sobre seus sentimentos e reações e sobre como mudaram como resultado da visita.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem