Campanhas pelos direitos da criança
Objetivo: Aumentar a conscientização sobre a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
Resultado: Os participantes aprendem sobre seus direitos e sobre como promovê-los. Passam a ter consciência da necessidade de promover estes direitos em favor de todas as crianças, de qualquer religião ou cultura.
Atividade
Esta atividade contribui para o aumento da conscientização sobre a Convenção sobre os Direitos da Criança, a carta internacional de direitos ratificada por 193 dos 195 países do mundo.
Os adolescentes podem experimentar um vínculo de união com seus pares de todo o mundo, aprendendo que todos gozam de direitos claramente definidos e reconhecidos em escala mundial.
As campanhas periódicas de conscientização em escolas e grupos de jovens contribuem para difundir o conhecimento dos direitos e de sua importância para proteger todas as crianças, de qualquer raça, cultura ou religião. Essas campanhas podem ser de diferentes tipos: podem abordar um direito específico, um grupo de direitos, ou crianças que vivam em circunstâncias difíceis. Recomenda-se a cooperação com outras escolas, organizações ou grupos de diferentes religiões.
Exemplos de eventos mensais:
O mês de participação das crianças (baseado no artigo 12)
As crianças podem participar de debates, fóruns e reuniões de especialistas organizados pelas escolas, grupos de liderança ou outras organizações para promover a democracia e o entendimento mútuo. É importante que as autoridades estejam presentes para ouvir as crianças.
O mês das opiniões e crenças da infância (baseado nos artigos 13 e 14)
As crianças falam sobre suas ideias, crenças e culturas.
O mês da diversidade (baseado no artigo 30)
As crianças organizam atividades para promover a interação com minorias religiosas, grupos indígenas e imigrantes, com o propósito de aprender uns com os outros.
Deverá ser enfatizada a natureza holística e global da Convenção sobre os Direitos da Criança. Os participantes deverão compreender também que seus direitos à proteção, sustento, desenvolvimento e participação são monitorados pelo Comitê dos Direitos da Criança, ao qual os países devem apresentar relatórios.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem