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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

120

Campanhas pelos direitos da criança

Objetivo:

 Aumentar a conscientização sobre a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da 

Criança.

Resultado:

 Os participantes aprendem sobre seus direitos e sobre como promovê-los. Passam a ter 

consciência  da  necessidade  de  promover  estes  direitos  em  favor  de  todas  as  crianças,  de  qualquer 
religião ou cultura.

Atividade

Esta atividade contribui para o aumento da conscientização sobre a Convenção sobre os Direitos da 
Criança, a carta internacional de direitos ratificada por 193 dos 195 países do mundo.

Os  adolescentes  podem  experimentar  um  vínculo  de  união  com  seus  pares  de  todo  o  mundo, 
aprendendo que todos gozam de direitos claramente definidos e reconhecidos em escala mundial.

As campanhas periódicas de conscientização em escolas e grupos de jovens contribuem para difundir 
o conhecimento dos direitos e de sua importância para proteger todas as crianças, de qualquer raça, 
cultura  ou  religião.  Essas  campanhas  podem  ser  de  diferentes  tipos:  podem  abordar  um  direito 
específico, um grupo de direitos, ou crianças que vivam em circunstâncias difíceis. Recomenda-se a 
cooperação com outras escolas, organizações ou grupos de diferentes religiões.

Exemplos de eventos mensais:

O mês de participação das crianças (baseado no artigo 12)
As crianças podem participar de debates, fóruns e reuniões de especialistas organizados pelas escolas, 
grupos de liderança ou outras organizações para promover a democracia e o entendimento mútuo. É 
importante que as autoridades estejam presentes para ouvir as crianças.

O mês das opiniões e crenças da infância (baseado nos artigos 13 e 14)
As crianças falam sobre suas ideias, crenças e culturas.

O mês da diversidade (baseado no artigo 30)
As  crianças  organizam  atividades  para  promover  a  interação  com  minorias  religiosas,  grupos 
indígenas e imigrantes, com o propósito de aprender uns com os outros.

Deverá ser enfatizada a natureza holística e global da Convenção sobre os Direitos da Criança. Os 
participantes deverão compreender também que seus direitos à proteção, sustento, desenvolvimento e 
participação  são  monitorados  pelo  Comitê  dos  Direitos  da  Criança,  ao  qual  os  países  devem 
apresentar relatórios.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem