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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

69

Sua silhueta é a minha

Objetivo:

 Ajudar os participantes a compreender e valorizar os pontos de vista de outras pessoas por 

meio do uso de silhuetas.

Resultado:

  Os  participantes  aprendem  sobre  os  “outros”  ao  compreender  seus  sentimentos.  Os 

participantes refletem sobre como os “outros” agem ou por que pensam de uma determinada maneira.

Material:

 Folhas de papel suficientemente grandes para desenhar um corpo humano (você pode usar 

várias folhas de papel, o verso de um rolo de papel de parede ou algo similar), canetas ou canetinhas 
coloridas, música suave.

Atividade

Divida  os  participantes  em  duplas  e  explique-lhes  que  para  esta  atividade  deverão  trabalhar  em 
parceria. Dê a cada participante uma folha de papel com as dimensões do corpo. Peça que coloquem 
o papel no chão e que cada um trace a silhueta do outro.

Quando terminarem de desenhar as silhuetas, peça a cada participante que escreva em sua própria 
silhueta as seguintes informações:

Na cabeça: 

um pensamento

No peito (o coração): 

um sentimento

No estômago: 

uma necessidade

Nas mãos: 

um desejo de fazer algo

Nas pernas: 

uma atividade agradável ou prazerosa

Quando todos terminarem essa tarefa, peça aos participantes que compartilhem as informações com 
seus parceiros, descrevendo os pensamentos, sentimentos, necessidades, desejos ou as atividades de 
que gostam, sem explicar por quê.

Tendo compartilhado o que escreveram em suas silhuetas, peça que cada um se deite na silhueta do 
outro, feche os olhos e imagine que é a outra pessoa. Você pode colocar um pouco de música suave e 
iniciar a reflexão pedindo aos participantes que “abandonem sua mente e tentem penetrar na mente 
de seu parceiro”, que tentem pensar o que o outro pensa, sentir suas necessidades, desejar o que o 
outro deseja e imaginar-se fazendo as atividades de que ele gosta.

Ao final, conceda cinco minutos para que todos reflitam em silêncio sobre o que significa colocar-se 
no lugar do outro. Você pode finalizar a atividade pedindo aos participantes que se abracem como 
mostra de compreensão mútua.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem