Histórias para a alma
Objetivo: Ajudar os participantes a analisar as atitudes e valores necessários para transformar situações difíceis.
Resultado: Os participantes refletem sobre as atitudes e valores necessários para que haja respeito, compreensão e paz em suas sociedades.
Material: Selecione em Recursos/Histórias, na página 123, histórias adequadas sobre o respeito, a ajuda aos outros, a reconciliação, o perdão, etc. Você pode optar por usar uma, duas ou várias histórias. Procure escolher histórias com a mesma duração que tratem de temas diferentes. O facilitador precisará de algumas folhas de cartolina e canetinhas.
Atividade
1. Divida os participantes em pequenos grupos de três a cinco pessoas e entregue a cada grupo uma cópia de uma história.
2. Peça aos membros de cada grupo que leiam a sua história e discutam a mensagem e o ensinamento moral que ela contém.
3. Em seguida, prepare uma dramatização para representar a história – sem ter que reproduzi-laexatamente – ou siga diretamente para o ponto 5.
4. Junte todos os grupos para apresentar as dramatizações. Conclua com uma discussão.
5. Faça as perguntas relacionadas a seguir para gerar uma discussão sobre a história. Enquantoformula as perguntas, resuma as respostas e reflexões dos participantes em uma cartolina, a fim de que possam visualizar sua própria aprendizagem. Você também pode usar técnicas de cartões ou mapas mentais para apresentar as conclusões dos grupos, de modo que possam aprender uns com os outros.
> O que nos ensina a história e que significado pode ter em nossas vidas?
> Quais são os valores que a história destaca?
> Podemos relacionar esta história com situações da vida real? Forneça alguns exemplos.
Estimule os participantes a descreverem voluntariamente suas experiências pessoais para incorporá-las à discussão.
Finalize a atividade com uma reflexão sobre como podem os ensinamentos provenientes das histórias ou dos textos sagrados podem ser aplicáveis à nossa vida. Estimule os participantes a refletir sobre como nossas ações e atitudes podem afetar aos outros de forma positiva ou negativa.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem