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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

106

Mandalas

Objetivos:

  Dar aos participantes a oportunidade de explorar seu interior e encontrar paz dentro de si 

mesmos.

Resultado:

  Os  participantes  refletem  sobre  suas  vidas  em  um  determinado  momento  e  sobre  o 

significado da transformação e da mudança em si próprios.

Material:

  Lápis  de  cor,  canetinhas,  giz  de  cera  coloridos,  papel  para  desenhar,  música  relaxante, 

incenso.

Atividade

O  termo  “mandala”  provém  do  sânscrito,  um  idioma  clássico  indiano.  Uma  tradução  livre  seria 
“círculo”, mas é muito mais que uma simples figura. Representa a plenitude e pode ser considerado um 
modelo da estrutura organizadora da própria vida: um diagrama cósmico que nos recorda nossa relação 
com o infinito, com o mundo que penetra e ao mesmo tempo transcende nosso corpo e nossa mente. 
Para obter mais informações sobre mandalas, acesse http://www.mandalaproject.org/Index.html.

Os  mandalas  são  usados  para  contemplar  o  mundo  a  partir  do  próprio  interior  e  experimentar  a 
unidade  com  o  universo  e  a  criação.  Bailey  Cunningham,  diretor  executivo  e  criador  do  Projeto 
Mandala,  uma  organização  não-governamental  dedicada  à  promoção  da  paz  através  da  arte  e  da 
educação, diz: “O conhecimento do mandala pode mudar a forma como vemos nossa própria pessoa, 
nosso planeta e talvez até a finalidade de nossas vidas.”

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>  Encontre um lugar silencioso onde os participantes não sejam perturbados e possam refletir. Peça 

que explorem seu estado mental para ativar o hemisfério direito do cérebro, sede da intuição e da 
criatividade. Isto os ajudará a entrar em um estado de introspecção que os levará a refletir sobre 
como se sentem nesse instante e a desenhar figuras que representem seu estado mental.

>  Use música relaxante ou incenso para estimular seus sentidos. Peça aos participantes que 

desenhem um círculo usando um prato ou um compasso e marquem o centro do círculo com um 
pequeno ponto. Começando pelo centro, eles deverão preencher o círculo com “desenhos” 
figurativos ou abstratos, signos, palavras, figuras geométricas, etc., como melhor lhes parecer.

>  Quando os participantes terminarem de desenhar, convide-os a refletir sobre como se sentem 

agora. Peça que pensem no que cada forma e cor representa para eles e em como se sentiram 
enquanto desenhavam. Explique-lhes que os mandalas são uma representação de como nos 
sentimos por dentro. Estimule os participantes a levarem seu mandala para casa e colocá-lo onde 
possam observá-lo frequentemente.

>  Você pode repetir essa atividade depois de algumas semanas para que os participantes possam 

comparar seus mandalas ao longo do tempo e observar as mudanças que se produziram em seu 
interior.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de aprendizagem 

Mandala: Journey to the Center. Bailey Cunningham. DK Publishing. 2002