Mil grous de papel
Objetivo: Refletir sobre as consequências mundiais da falta de entendimento mútuo; levar os participantes a criar símbolos concretos de paz.
Resultado: Os participantes tornam-se parte da rede mundial de pessoas que lembram o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima fabricando grous de papel. Refletem sobre como podem se converter em agentes de mudanças e promotores da paz.
Material: Papel de origami cortado em quadrados de aproximadamente 20 x 20 cm. Instruções sobre a dobradura de um grou podem ser encontradas na seção Recursos/Como dobrar um grou de papel, na página 183.
Atividade
> Conte aos participantes a história de Sadako.
A história de Sadako
O grou de papel tornou-se um símbolo internacional da paz como resultado da história de uma menina japonesa chamada Sadako Sasaki, nascida em 1943.
Sadako tinha dois anos quando a bomba atômica caiu sobre Hiroshima, Japão, no dia 6 de agosto de 1945. Sadako cresceu como uma menina corajosa, forte e atlética. Mas em 1955, aos 11 anos, quando treinava para uma importante corrida, ficou tonta e caiu. O diagnóstico foi de leucemia, um tipo de câncer frequentemente chamado de doença “da bomba atômica”.
A melhor amiga de Sadako lhe contou uma antiga lenda japonesa segundo a qual seuma pessoa fabricasse mil grous de papel, um desejo lhe seria concedido. O desejo de Sadako era ficar boa para poder correr outra vez. Começou a fabricar os grous de papel econseguiu fazer mais de mil antes de morrer em 25 de outubro de 1955, aos 12 anos.
IInspirados por sua coragem e sua força, os amigos e colegas de escola de Sadako juntaramtodas as cartas de Sadako em um livro e o publicaram. Nasceu neles o sonho de erguer ummonumento em honra de Sadako e de todas as crianças que morreram por causa dabomba atômica. Jovens do Japão inteiro contribuíram para arrecadar fundos para esse projeto.
Em 1958, uma estátua de Sadako com um grou de ouro na mão foi inaugurada no Parque daPaz de Hiroshima e as crianças também pediram um desejo, que aparece escrito ao pé daestátua: “Este é nosso clamor, esta é nossa prece: paz no mundo”.
Atualmente, pessoas do mundo todo fabricam grous de papel e as enviam ao monumentode Sadako em Hiroshima.
> Inicie uma discussão sobre como a violência e os conflitos entre as pessoas e os países podem afetar pessoas inocentes. Extraia conclusões sobre a importância de promover a paz e o entendimento mútuo. Fale de como a história de Sadako contribui para sensibilizar o mundo sobre a importância de aprender a viver juntos em um clima de respeito e dignidade.
> Dê aos participantes um papel e os ensine a fabricar seus próprios grous. Antes que comecem a fazer os grous, conceda algum tempo para que escrevam sua própria oração pela paz no papel. Convide-os a pensar na história de Sadako e nos efeitos do desastre nuclear de Hiroshima.
> Finalize a atividade com um momento de silêncio pela paz no mundo e pelas vítimas da guerra e da falta de entendimento entre as pessoas e entre as nações.
Embora essa atividade possa ser realizada a qualquer momento, a data mais adequada é perto de 6 de agosto, para coincidir com a homenagem anual às vítimas do ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem