background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

107

Mil grous de papel

Objetivo:

  Refletir  sobre  as  consequências  mundiais  da  falta  de  entendimento  mútuo;  levar  os 

participantes a criar símbolos concretos de paz.

Resultado:

  Os participantes tornam-se parte da rede mundial de pessoas que lembram o lançamento 

da  bomba  atômica  sobre  Hiroshima  fabricando  grous  de  papel.  Refletem  sobre  como  podem  se 
converter em agentes de mudanças e promotores da paz.

Material:

 Papel de origami cortado em quadrados de aproximadamente 20 x 20 cm. Instruções sobre 

a dobradura de um grou podem ser encontradas na seção Recursos/Como dobrar um grou de papel, 
na página 183.

Atividade

>  Conte aos participantes a história de Sadako.

A história de Sadako

O grou de papel  tornou-se um símbolo internacional da paz como resultado da história de
uma menina japonesa chamada Sadako Sasaki, nascida em 1943.

Sadako tinha dois anos quando a bomba atômica caiu sobre Hiroshima, Japão, no dia 6 de
agosto de 1945. Sadako cresceu como uma menina corajosa, forte e atlética. Mas em 1955,
aos 11 anos, quando treinava para uma importante corrida, ficou tonta e caiu. O diagnóstico
foi de leucemia, um tipo de câncer frequentemente chamado de doença “da bomba atômica”.

A  melhor  amiga  de  Sadako  lhe  contou  uma  antiga  lenda  japonesa  segundo  a  qual  se
uma  pessoa fabricasse mil grous de papel, um desejo lhe seria concedido. O desejo de
Sadako era ficar boa para poder correr outra vez. Começou a fabricar os grous de papel e
conseguiu fazer mais de mil antes de morrer em 25 de outubro de 1955, aos 12 anos.

IInspirados por sua coragem e sua força, os amigos e colegas de escola de Sadako juntaram
todas as cartas de Sadako em um livro e o publicaram. Nasceu neles o sonho de erguer um
monumento em honra  de  Sadako  e  de  todas  as  crianças  que  morreram  por  causa  da
bomba atômica. Jovens do Japão inteiro contribuíram para arrecadar fundos para esse projeto.

Em 1958, uma estátua de Sadako com um grou de ouro na mão foi inaugurada no Parque da
Paz de Hiroshima e as crianças também pediram um desejo, que aparece escrito ao pé da
estátua:  “Este é nosso clamor, esta é nossa prece: paz no mundo”.

.

Atualmente, pessoas do mundo todo fabricam grous de papel e as enviam ao monumento
de Sadako em Hiroshima.

>  Inicie uma discussão sobre como a violência e os conflitos entre as pessoas e os países podem 

afetar pessoas inocentes. Extraia conclusões sobre a importância de promover a paz e o 
entendimento mútuo. Fale de como a história de Sadako contribui para sensibilizar o mundo 
sobre a importância de aprender a viver juntos em um clima de respeito e dignidade.

>  Dê aos participantes um papel e os ensine a fabricar seus próprios grous. Antes que comecem a 

fazer os grous, conceda algum tempo para que escrevam sua própria oração pela paz no papel. 
Convide-os a pensar na história de Sadako e nos efeitos do desastre nuclear de Hiroshima.

>  Finalize a atividade com um momento de silêncio pela paz no mundo e pelas vítimas da guerra e 

da falta de entendimento entre as pessoas e entre as nações.

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

108

Embora essa atividade possa ser realizada a qualquer momento, a data mais adequada é perto de 6 de 
agosto, para coincidir com a homenagem anual às vítimas do ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem 

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................