Sua silhueta é a minha
Objetivo: Ajudar os participantes a compreender e valorizar os pontos de vista de outras pessoas por meio do uso de silhuetas.
Resultado: Os participantes aprendem sobre os “outros” ao compreender seus sentimentos. Os participantes refletem sobre como os “outros” agem ou por que pensam de uma determinada maneira.
Material: Folhas de papel suficientemente grandes para desenhar um corpo humano (você pode usar várias folhas de papel, o verso de um rolo de papel de parede ou algo similar), canetas ou canetinhas coloridas, música suave.
Atividade
Divida os participantes em duplas e explique-lhes que para esta atividade deverão trabalhar em parceria. Dê a cada participante uma folha de papel com as dimensões do corpo. Peça que coloquem o papel no chão e que cada um trace a silhueta do outro.
Quando terminarem de desenhar as silhuetas, peça a cada participante que escreva em sua própria silhueta as seguintes informações:
Na cabeça: um pensamento
No peito (o coração): um sentimento
No estômago: uma necessidade
Nas mãos: um desejo de fazer algo
Nas pernas: uma atividade agradável ou prazerosa
Quando todos terminarem essa tarefa, peça aos participantes que compartilhem as informações com seus parceiros, descrevendo os pensamentos, sentimentos, necessidades, desejos ou as atividades de que gostam, sem explicar por quê.
Tendo compartilhado o que escreveram em suas silhuetas, peça que cada um se deite na silhueta do outro, feche os olhos e imagine que é a outra pessoa. Você pode colocar um pouco de música suave e iniciar a reflexão pedindo aos participantes que “abandonem sua mente e tentem penetrar na mente de seu parceiro”, que tentem pensar o que o outro pensa, sentir suas necessidades, desejar o que o outro deseja e imaginar-se fazendo as atividades de que ele gosta.
Ao final, conceda cinco minutos para que todos reflitam em silêncio sobre o que significa colocar-se no lugar do outro. Você pode finalizar a atividade pedindo aos participantes que se abracem como mostra de compreensão mútua.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem