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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

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Debates

Objetivo:

 Permitir que os participantes compreendam os conflitos e injustiças a partir de diferentes 

pontos de vista e pratiquem a argumentação construtiva em um ambiente controlado.

Resultado:

  Os  participantes  refletem  sobre  situações,  condutas  e  atitudes  que  afetam  a  dignidade 

humana e sobre seus próprios sistemas de valores.

O debate é uma confrontação verbal formal entre duas pessoas, equipes ou grupos que apresentam 
argumentos  em  favor  dos  lados  opostos  de  uma  questão,  geralmente  seguindo  uma  forma  ou 
procedimento  predeterminado.  Os  debates  têm  normas  para  permitir  que  as  pessoas  discutam  e 
cheguem a uma conclusão sobre suas diferenças dentro de uma estrutura definida de interação.

As normas fornecidas aqui foram adaptadas de World Schools Debating Championships.

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 A realização 

de  debates  periódicos  pode  ser  benéfica  aos  participantes,  permitindo  que  todos  tenham  uma 
oportunidade de falar e desenvolvam a disciplina necessária para participar de um debate.

Atividade

Os participantes escolhem um assunto atual que esteja no noticiário ou que seja importante para eles. 
Geralmente  isso  é  apresentado  na  forma  de  uma  “moção”:  “é  opinião  desta  parte...“.  Um  lado,  ou 
equipe  de  debatedores,  propõe  a  moção,  e  o  outro  lado  se  opõe  a  ela.  Deverá  haver  também  um 
presidente, que será encarregado de cronometrar o tempo e manter a ordem.

1.  Cada lado terá três debatedores.
2.  Cada equipe deverá decidir a ordem de intervenção de seus debatedores. Antes de iniciar o 

debate, cada equipe deverá informar ao presidente os nomes dos três debatedores e a ordem em 
que falarão.

3.  Os principais debatedores de cada equipe falam primeiro e por mais tempo que os demais.  

A equipe proponente da moção fala primeiro, seguida da equipe oponente.

4.  Depois dos primeiros debatedores, falam os segundos debatedores de cada equipe, respondendo à 

exposição dos primeiros; a equipe oponente responde primeiro, seguida da proponente.

5.  Chega a vez do terceiro debatedor de cada equipe. Mais uma vez, primeiro responde a equipe 

oponente, seguida da proponente.

6.  O tempo para as primeiras falas é de oito minutos e de quatro para as réplicas.
7.  No início do debate, o presidente deverá anunciar que as únicas pessoas autorizadas a falar 

durante o debate são os três debatedores de cada equipe.

8.  Durante o debate, os debatedores não poderão se comunicar com nenhuma pessoa na audiência.
9.  Pode-se concluir o debate pedindo à audiência que vote pelo argumento mais convincente.
10. Para encerrar, pode-se perguntar aos participantes se e como usaram suas crenças religiosas como 

guia em suas percepções, opiniões e condutas.

Determinar  com  antecedência  o  tema  e  os  debatedores  melhorará  a  qualidade  do  debate,  já  que 
permite prepará-lo com mais tempo.

Peça aos participantes que escrevam sobre esta atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem 

http://www.schoolsdebate.com/guides.asp