Modelos de avaliação rápida para “medir a temperatura”

Os cinco modelos expostos anteriormente podem ser aplicados como métodos de autoavaliação ou de avaliação em grupo ao longo de todo o processo de aprendizagem. Porém, como facilitador, talvez você queira usar um método instantâneo para descobrir como as coisas andam. Estes são alguns métodos úteis:

> Levantar as mãos: Quando você faz uma pergunta aos participantes e lhes pede para levantarem as mãos (seja para falar ou para fazer uma contagem), a forma como erguem as mãos pode lhe proporcionar muitas informações sobre o seu grau de diversão e participação. Eles levantam as mãos totalmente, pela metade ou simplesmente não as levantam? Esse método também pode ser usado para verificar se compreenderam bem as informações transmitidas.
> Pesquisa: Entregue aos participantes um formulário e peça que marquem com um círculo três adjetivos que, na sua opinião, refletem seu grau de satisfação com uma sessão. Procure incluir palavras que eles mesmos empregariam para se expressar:
brilhante
maravilhoso
fantástico
ótimo
bom
OK
divertido
fabuloso
trabalhoso
difícil
faz
pensar
muito
longo
chato
monótono
> Algo de que eu gostei e algo de que não gostei: Os participantes colocam suas mãos em um círculo e mencionam uma coisa de que gostaram e outra de que não gostaram com relação à sessão anterior.