Intercâmbio entre escolas
Objetivo: Permitir que os participantes realizem atividades escolares em uma escola diferente da sua e com pessoas de diferentes religiões.
Resultado: Os participantes promovem e experimentam a compreensão mútua e o respeito pelas crenças dos outros.
Atividade
Dois estudantes do mesmo curso, mas de escolas e ambientes religiosos diferentes, trocam de lugar durante um período de tempo determinado.
Se essa atividade for realizada entre escolas, será necessário o consentimento da direção e dos professores envolvidos. A troca também poderá ser realizada entre diferentes organizações religiosas ou grupos de jovens. Outra forma de promover a familiaridade entre estudantes de escolas e religiões diferentes consiste em convidar outros estudantes a visitar sua escola em ocasiões ou atividades especiais.
Os intercâmbios de estudantes não só contribuem para fomentar o entendimento mútuo entre pessoas de diferentes religiões, como também ajudam a criar vínculos duradouros entre comunidades diferentes que podem contribuir para um futuro mais pacífico.
Os intercâmbios entre diferentes organizações juvenis podem ser realizados no contexto de um projeto que requeira a cooperação de duas ou mais organizações, onde os participantes de cada grupo assumam responsabilidades específicas. Pode ser, por exemplo, um projeto que exija a participação de pessoas de diferentes religiões durante um mês.
Você pode organizar um programa especial de intercâmbio voltado para uma tarefa específica: participação em um comitê que promova o diálogo inter-religioso, participação nas aulas da outra escola, debates ou organização de atividades inter-religiosas.
No contexto do programa de intercâmbio, dedique algum tempo ao estudo das duas tradições, religiões ou culturas que entrarão em contato através do intercâmbio. Esse estudo pode envolver apresentações de vários tipos, redações ou desenhos.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem