background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

118

Intercâmbio entre escolas

Objetivo:

 Permitir que os participantes realizem atividades escolares em uma escola diferente da sua 

e com pessoas de diferentes religiões.

Resultado:

  Os  participantes  promovem  e  experimentam  a  compreensão  mútua  e  o  respeito  pelas 

crenças dos outros.

Atividade

Dois estudantes do mesmo curso, mas de escolas e ambientes religiosos diferentes, trocam de lugar 
durante um período de tempo determinado.

Se  essa  atividade  for  realizada  entre  escolas,  será  necessário  o  consentimento  da  direção  e  dos 
professores envolvidos. A troca também poderá ser realizada entre diferentes organizações religiosas 
ou grupos de jovens. Outra forma de promover a familiaridade entre estudantes de escolas e religiões 
diferentes  consiste  em  convidar  outros  estudantes  a  visitar  sua  escola  em  ocasiões  ou  atividades 
especiais.

Os intercâmbios de estudantes não só contribuem para fomentar o entendimento mútuo entre pessoas 
de  diferentes  religiões,  como  também  ajudam  a  criar  vínculos  duradouros  entre  comunidades 
diferentes que podem contribuir para um futuro mais pacífico.

Os  intercâmbios  entre  diferentes  organizações  juvenis  podem  ser  realizados  no  contexto  de  um 
projeto que requeira a cooperação de duas ou mais organizações, onde os participantes de cada grupo 
assumam responsabilidades específicas. Pode ser, por exemplo, um projeto que exija a participação de 
pessoas de diferentes religiões durante um mês.

Você  pode  organizar  um  programa  especial  de  intercâmbio  voltado  para  uma  tarefa  específica: 
participação em um comitê que promova o diálogo inter-religioso, participação nas aulas da outra 
escola, debates ou organização de atividades inter-religiosas.

No  contexto  do  programa  de  intercâmbio,  dedique  algum  tempo  ao  estudo  das  duas  tradições, 
religiões  ou  culturas  que  entrarão  em  contato  através  do  intercâmbio.  Esse  estudo  pode  envolver 
apresentações de vários tipos, redações ou desenhos.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................