Reconhecimento prazeroso
Objetivo: Fortalecer a autoestima e celebrar o reconhecimento prazeroso.
Resultado: Os participantes aumentam sua confiança e autoestima e experimentam o apoio moral e o reconhecimento prazeroso entre as pessoas do grupo.
Material: Dois copos de plástico e alguns grãos de feijão para cada participante (qualquer tipo de feijão serve).
Atividade
1. Sente os participantes em um círculo. Peça que fechem os olhos e respirem profundamente, deixando para trás as experiências do dia e suas preocupações.
2. Dê a uma das pessoas do grupo dois copos de plástico, um contendo feijões e outro vazio.
3. Peça aos participantes que pensem nas boas ações que realizaram na última semana, como, por exemplo, comportar-se bem, falar bem de alguém, ajudar alguém, etc.
4. Para cada boa ação o participante deverá transferir um feijão do copo cheio para o outro – o copo vazio. Isto deverá ser feito em silêncio e o facilitador também deverá participar. Reserve cerca de cinco minutos para essa parte do exercício.
5. Percorra o círculo pedindo a cada pessoa que compartilhe histórias de bondade com o grupo, enquanto os demais praticam a escuta “positiva” – ou seja, escutar com empatia e sem preconceitos.
6. Ao participar de um círculo cheio de bondade, felicidade e reconhecimento prazeroso, as pessoas tornam-se mais autoconfiantes.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus
Cadernos de Aprendizagem