Processo e diretrizes para a aprendizagem

Processo e diretrizes para a aprendizagem - 1

O processo de aprendizagem ilustrado aqui é um guia para ajudar os facilitadores a obter o envolvimento ativo dos participantes na experiência. A espiral conduz os participantes por um processo de descoberta, cujo resultado gera uma nova reflexão e uma aprendizagem contínua.
O processo de aprendizagem serve como modelo para preparar as sessões e tornar os participantes mais conscientes de suas próprias experiências de aprendizagem inter-religiosa.

motivacaoMotivação

Inicie a sessão com histórias, canções, poemas ou ilustrações que despertem a curiosidade dos participantes sobre o tema, questionem suas percepções e os motivem a explorar novas questões éticas. Lembre-se de consultar os participantes sobre músicas e outros meios que considerem relevantes para as atividades e que talvez possam ser incorporados aos recursos fornecidos na Seção 5.

exploracaoExploração

Quando começarem a se animar com um assunto, os participantes desejarão explorar as informações pertinentes. Não é o momento para apresentar muitos dados, mas uma oportunidade para que os participantes explorem ideias e adquiriam novas experiências por meio de exercícios práticos. É um bom momento para estabelecer uma atmosfera na qual os participantes possam se relacionar com franqueza e expressar seus pensamentos, sentimentos e aquilo que lhes vai pela alma.

DialogoDiálogo

O diálogo é fundamental em qualquer processo de aprendizagem, especialmente em um processo de aprendizagem inter-religiosa. O diálogo oferece a oportunidade de trocar ideias, compartilhar experiências e descobrir o outro, proporcionando aos participantes uma oportunidade de questionar suas próprias percepções. É preciso estabelecer um espaço apropriado no qual os participantes se sintam à vontade para intervir plenamente sem serem julgados.

DescobertaDescoberta

Por meio do processo de diálogo, os participantes descobrirão novas interpretações e ideias. Entretanto, as descobertas não ocorrem imediatamente ou ao mesmo tempo. É necessário estabelecer um espaço para compartilhar os resultados mais importantes de uma discussão em grupo. Isso proporciona aos participantes uma experiência de descoberta, através da qual eles mesmos encaixam todas as peças e chegam a novas compreensões.

ReflexaoReflexão

Esse é o momento de encontrar conexões consigo mesmo. Mediante o Caderno de Aprendizagem (ver a pág. 53) é possível oferecer tempo para a reflexão individual, durante a qual os participantes podem analisar sua própria aprendizagem em relação a uma série de situações práticas e examinar seus valores e suas atitudes.

AcaoAção

A ação nem sempre faz parte de uma sessão, mas deve ser sempre o resultado da aprendizagem. No final de todas as sessões, os participantes devem relacionar o que aprenderam à sua própria realidade, o que pode inspirá-los a identificar uma ação apropriada. É necessário que a sessão empodere os participantes para se tornarem agentes de mudança, fortalecendo sua capacidade de responder a situações que exijam compreensão mútua.
A educação ética por meio da aprendizagem intercultural e inter-religiosa não é um fim, mas um meio pedagógico. Desenvolvido a partir de uma perspectiva intercultural e inter-religiosa, o processo de aprendizagem permite que os participantes reflitam sobre diferentes culturas, tradições religiosas, ideias e maneiras de pensar. Também foi concebido para ajudar os participantes a serem receptivos aos outros, desenvolverem seu ser interior e responderem melhor às necessidades de seu ambiente imediato.