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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Processo e diretrizes para a aprendizagem

O  processo  de  aprendizagem  ilustrado  aqui  é  um  guia  para  ajudar  os  facilitadores  a  obter  o 
envolvimento  ativo  dos  participantes  na  experiência.  A  espiral  conduz  os  participantes  por  um 
processo  de  descoberta,  cujo  resultado  gera  uma  nova  reflexão  e  uma  aprendizagem  contínua.
O processo de aprendizagem serve como modelo para preparar as sessões e tornar os participantes
mais conscientes de suas próprias experiências de aprendizagem inter-religiosa.

Motivação

Inicie  a  sessão  com  histórias,  canções, poemas  ou  ilustrações  que  despertem  a curiosidade dos 
participantes sobre o tema, questionem suas percepções e os motivem a explorar novas questões éticas.
Lembre-se  de  consultar  os  participantes  sobre  músicas  e  outros  meios  que  considerem 
relevantes para as atividades e que talvez possam ser incorporados aos recursos fornecidos na Seção 5.

Exploração

Quando começarem a se animar com um assunto, os participantes desejarão explorar as informações 
pertinentes. Não é o momento para apresentar muitos dados, mas uma oportunidade para que os 

REFLEXÃO

DESCOBERTA

DIÁLOGO

EXPLORAÇÃO

MOTIVAÇÃO

AÇÃO

PROCESSO  

DE APRENDIZAGEM

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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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participantes explorem ideias e adquiriam novas experiências por meio de exercícios práticos. É um 
bom  momento  para  estabelecer  uma  atmosfera  na  qual  os  participantes  possam  se  relacionar  com 
franqueza e expressar seus pensamentos, sentimentos e aquilo que lhes vai pela alma.

Diálogo

O diálogo é fundamental em qualquer processo de aprendizagem, especialmente em um processo de 
aprendizagem  inter-religiosa.  O  diálogo  oferece  a  oportunidade  de  trocar  ideias,  compartilhar 
experiências e descobrir o outro, proporcionando aos participantes uma oportunidade de questionar 
suas  próprias  percepções.  É  preciso  estabelecer  um  espaço  apropriado  no  qual  os  participantes
se sintam à vontade para intervir plenamente sem serem julgados.

Descoberta

Por  meio  do  processo  de  diálogo,  os  participantes  descobrirão  novas  interpretações  e  ideias. 
Entretanto, as descobertas não ocorrem imediatamente ou ao mesmo tempo. É necessário estabelecer 
um  espaço  para  compartilhar  os  resultados  mais  importantes  de  uma  discussão  em  grupo.  Isso 
proporciona aos participantes uma experiência de descoberta, através da qual eles mesmos encaixam 
todas as peças e chegam a novas compreensões.

Reflexão

Esse é o momento de encontrar conexões consigo mesmo. Mediante o Caderno de Aprendizagem (ver 
a pág. 53) é possível oferecer tempo para a reflexão individual, durante a qual os participantes podem 
analisar  sua  própria  aprendizagem  em  relação  a  uma  série  de  situações  práticas  e  examinar  seus 
valores e suas atitudes.

Ação

A ação nem sempre faz parte de uma sessão, mas deve ser sempre o resultado da aprendizagem. No 
final de todas as sessões, os participantes devem relacionar o que aprenderam à sua própria realidade, 
o  que  pode  inspirá-los  a  identificar  uma  ação  apropriada.  É  necessário  que  a  sessão  empodere  os 
participantes  para  se  tornarem  agentes  de  mudança,  fortalecendo  sua  capacidade  de  responder  a 
situações que exijam compreensão mútua.

A  educação  ética  por  meio  da  aprendizagem  intercultural  e  inter-religiosa  não  é  um  fim,  mas  um 
meio pedagógico. Desenvolvido a partir de uma perspectiva intercultural e inter-religiosa, o processo 
de aprendizagem permite que os participantes reflitam sobre diferentes culturas, tradições religiosas, 
ideias e maneiras de pensar. Também foi concebido para ajudar os participantes a serem receptivos 
aos  outros,  desenvolverem  seu  ser  interior  e  responderem  melhor  às  necessidades  de  seu  ambiente 
imediato.