Seção 1

Guia do usuário

Alcance e objetivo

A aprendizagem intercultural e inter-religiosa para a educação ética afirma a diversidade e promove o diálogo e a comunicação do participante com os outros e consigo próprio. É um processo contínuo de aprendizagem individual e coletiva que promove uma maneira construtiva de viver em comunidade em um mundo globalizado e plural. Sua ênfase está na defesa, desenvolvimento e estímulo ao crescimento de valores compartilhados em crianças e adolescentes.
Os princípios e valores éticos que Aprender a Viver Juntos promove estão expressos na missão do Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, cujo objetivo é fomentar o respeito às pessoas de religiões e civilizações diferentes, mediante:
> A promoção de sistemas de valores que enfatizem a coexistência digna e harmoniosa e a solidariedade entre pessoas de diferentes procedências sociais, étnicas, religiosas, culturais e ideológicas;
> A promoção da prática de valores universais positivos, como o compromisso com os direitos humanos estabelecidos e adotados pela comunidade internacional; > O fomento de uma espiritualidade que conduza naturalmente ao respeito por outras religiões e busque a compreensão mútua e a interação entre diferentes credos, resultando no enriquecimento da cultura religiosa enraizada na tradição de cada fé;
> O cultivo de uma cultura da paz que prepare as crianças e os adolescentes para serem agentes de mudança e construtores da paz.

Os Módulos de Aprendizagem

Aprender a Viver Juntos possui dois Módulos de Aprendizagem: Compreensão de si mesmo e dos outros e Transformar o mundo juntos, encontrados na Seção 2. Esses dois módulos são interligados e mutuamente complementares. Os módulos consistem em uma série de quiosques concebidos para permitir que os participantes embarquem em uma jornada de aprendizagem, na qual os diferentes caminhos os prepararão para responder a desafios éticos e os ajudarã a descobrir como podem ser agentes de mudança. Os módulos são acompanhados de uma série de métodos de avaliação, encontrados na Seção 3, cujo objetivo é ajudar o facilitador e os participantes a avaliarem o progresso obtido. A Seção 4 contém uma seleção de atividades a que você pode recorrer quando estiver elaborando sua rota específica através dos módulos. Sugestões de atividades apropriadas são fornecidas em cada módulo.
Os dois módulos estão ilustrados em mapas dos povoados. Não há uma rota única a seguir: você pode decidir seu próprio caminho juntamente com os participantes. Um cartaz é incluído para ajudar a visualizar cada módulo.
Um quiosque é um lugar protegido e com sombra onde o facilitador pode parar para realizar atividades de motivação, descoberta, exploração, reflexão e diálogo. A visita aos diferentes quiosques conduzirá os participantes a uma jornada de autoconhecimento.
Não há limite de tempo. Os programas podem ser ajustados às necessidades específicas do, grupo proporcionando aos participantes espaço suficiente para reflexão e descoberta de conexões dentro de cada quiosque e entre eles. Também é possível adaptar os módulos a diferentes situações e contextos. Os mapas dos povoados indicam zonas, ou paradas de descanso, onde o facilitador pode fazer uma pausa para avaliar o processo de aprendizagem dos participantes. Para obter mais informações, consulte as placas indicativas de paradas de descanso na Seção de Avaliação do progresso.
O caminho de aprendizagem que você escolher deverá permitir que os participantes estabeleçam
conexões entre os sucessivos quiosques. Esse enfoque ajudará os participantes a desenvolverem os valores promovidos em cada módulo e associarem o exercício às suas próprias vidas. O caminho de aprendizagem também deve conduzir a um processo de descobrimento que incentive atitudes e comportamentos positivos propícios à coexistência, ao respeito por diferentes culturas e religiões e à transformação coletiva do nosso mundo compartilhado e plural.

Quatro valores

Aprender a Viver Juntos promove quatro valores éticos principais:
> Respeito
> Empatia
> Responsabilidade
> Reconciliação
Esses valores são integrados aos dois módulos e aplicados a diferentes contextos e situações com a intenção de facilitar um processo de aprendizagem inter-religiosa e de construção da paz.
Por meio dos módulos, o participante será estimulado a aprender:
> Como se respeitar e a compreender a si mesmo e aos outros;
> Como agir munido de uma atitude de reconciliação consigo próprio e com os outros; e
> Como responder às necessidades do mundo e proteger os direitos humanos.
O respeito pelas pessoas de religiões, culturas e civilizações diferentes se desenvolve e se amplia colocando-se no lugar do outro para aprender o que significa empatia. O respeito e a empatia conduzem a uma maior conscientização sobre a responsabilidade individual e coletiva e à atuação responsável, levando a uma atitude de abertura à reconciliação. A dignidade humana é protegida e defendida quando estamos conscientes das numerosas experiências e realidades, histórias e recordações que os seres humanos acumulam e quando trabalhamos em favor da paz, da justiça, da igualdade, dos direitos humanos e da coexistência harmoniosa.

Os módulos

Módulo 1: Compreensão de si mesmo e dos outros

Neste módulo, os participantes aprendem a conhecer a si mesmos em relação aos outros. Aprendem a valorizar as diferenças e as semelhanças, a escutar e valorizar o ponto de vista de outras pessoas e a compreender e respeitar aqueles que são diferentes e pensam de modo diferente.

Seção 1 - 02 - Os Módulos de Aprendizagem - 1

Módulo 2: Transformar o mundo juntos

Neste módulo, os participantes descobrem um mundo necessitado de uma transformação social. As atividades lhes servem de guia para assumirem uma atitude aberta à reconciliação e para desenvolverem sua capacidade de se conectar com os outros. O módulo foi projetado para oferecer aos participantes os meios para trabalhar com pessoas de diferentes culturas e religiões, ajudando a transformar suas próprias sociedades e o mundo em geral, juntos e dentro do seu próprio círculo de influência.

Seção 1 - 02 - Os Módulos de Aprendizagem - 2

Nutrir os jovens para que desenvolvam sua espiritualidade inata

Aprender a Viver Juntos foi concebido para iniciar as crianças e os adolescentes nas dimensões espirituais da vida, com o objetivo de contribuir a favor de seu direito a um desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social pleno e saudável, conforme a Convenção sobre os Direitos da Criança. A intenção é capacitar cada participante para estabelecer uma relação positiva consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com aquilo a que as pessoas se referem como Deus, Realidade Última ou Presença Divina, intensificando assim sua qualidade de vida como membro da comunidade local e mundial. Com um conhecimento mais profundo, uma inteligência moral cultivada e um pensamento crítico, as crianças e os adolescentes estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios de tomar as decisões mais adequadas em um mundo caracterizado por uma ampla gama de influências e possibilidades.

Educadores e facilitadores – o centro do processo de aprendizagem

Aprender a Viver Juntos exige dos facilitadores um estilo democrático que fomente a participação. A ideia não é que os adultos/professores possuam conhecimentos sobre a ética e os valores e que as crianças/adolescentes não os possuam. O educador/facilitador não instrui, mas orienta e estrutura o processo de aprendizagem mediante a organização das atividades de aprendizagem; esse processo ajuda a todos, estudantes e professores, a se desenvolverem juntos e questionarem seus conhecimentos, atitudes e comportamentos.
A “qualidade” do educador/facilitador é fundamental na experiência de aprendizagem. Os participantes dependem de você como facilitador para orientá-los de forma segura nessa jornada. Querem ter a confiança de que você não vai zombar deles, mas apoiá-los nos momentos difíceis ou embaraçosos. Os facilitadores que demonstrem ser organizados, justos e honestos ganharão a confiança dos participantes, que se envolverão com prazer na jornada que você lhes preparou.
Algumas diretrizes importantes para um facilitador:
1. Esteja preparado para cada sessão; ensaie mentalmente com antecedência e pense nas discussões e acontecimentos que possam surgir em cada etapa. Prepare-se para enfrentar problemas, dificuldades e perguntas. Certifique-se de que tem todos os materiais necessários e tente iniciar e finalizar as atividades selecionadas de maneira fluente.
2. O tempo é essencial. Tente completar as atividades no tempo disponível. Se o tempo for insuficiente, decida quando é possível diminuir a duração de uma atividade ou interrompê-la adequadamente até a próxima vez.
3. Esteja sempre preparado para romper o gelo no começo das sessões, reunir de novo todos os participantes (depois de algum tempo separados) e conseguir que se sintam satisfeitos ao término da sessão.
4. Torne o processo divertido: os participantes se mostrarão mais dispostos a se envolver e a interagir se estiverem se divertindo juntos.
5. Não permita comportamentos ou atitudes negativas entre os participantes. Deixe claro que na sala não se permite nenhuma manifestação racista ou de preconceitos. Caso lhe pareça que isso poderá ser um problema desde o princípio, talvez deva ser o primeiro assunto a ser discutido com os participantes.
6. Trate os participantes com respeito durante todo o tempo, já que o respeito aos outros é aprendido pelo exemplo.