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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Seção 1

Guia do usuário

Alcance e objetivo

A aprendizagem intercultural e inter-religiosa para a educação ética afirma a diversidade e promove o 
diálogo e a comunicação do participante com os outros e consigo próprio. É um processo contínuo 
de aprendizagem individual e coletiva que promove uma maneira construtiva de viver em comunidade 
em  um  mundo  globalizado  e  plural.  Sua  ênfase  está  na  defesa,  desenvolvimento  e  estímulo  ao 
crescimento de valores compartilhados em crianças e adolescentes.

Os  princípios  e  valores  éticos  que  Aprender  a  Viver  Juntos  promove  estão  expressos  na  missão
do Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, cujo objetivo é fomentar o respeito às 
pessoas de religiões e civilizações diferentes, mediante:

>  A promoção de sistemas de valores que enfatizem a coexistência digna e harmoniosa e a 

solidariedade entre pessoas de diferentes procedências sociais, étnicas, religiosas, culturais e 
ideológicas;

>  A promoção da prática de valores universais positivos, como o compromisso com os direitos 

humanos estabelecidos e adotados pela comunidade internacional;

>  O fomento de uma espiritualidade que conduza naturalmente ao respeito por outras religiões e 

busque a compreensão mútua e a interação entre diferentes credos, resultando no enriquecimento 
da cultura religiosa enraizada na tradição de cada fé;

>  O cultivo de uma cultura da paz que prepare as crianças e os adolescentes para serem agentes de 

mudança e construtores da paz.

Os Módulos de Aprendizagem

Aprender  a  Viver  Juntos  possui  dois  Módulos  de  Aprendizagem:  Compreensão de si mesmo e dos 
outros

 e Transformar o mundo juntos, encontrados na Seção 2. Esses dois módulos são interligados 

e mutuamente complementares.

Os módulos consistem em uma série de quiosques concebidos para permitir que os participantes 
embarquem em uma jornada de aprendizagem, na qual os diferentes caminhos os prepararão para 
responder  a  desafios  éticos  e  os ajudarã  a descobrir como podem ser agentes de mudança. Os 
módulos  são  acompanhados de uma série de métodos de avaliação, encontrados na Seção 3, cujo
objetivo é ajudar o facilitador e os participantes a avaliarem o progresso obtido. A Seção 4 contém 
uma seleção de atividades a que você pode recorrer quando estiver elaborando sua rota específica 
através dos módulos. Sugestões de atividades apropriadas são fornecidas em cada módulo.

Os  dois  módulos  estão  ilustrados  em  mapas  dos  povoados.  Não  há  uma  rota  única  a  seguir:
você pode decidir seu próprio caminho juntamente com os participantes. Um cartaz é incluído para
ajudar a visualizar cada módulo.

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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Um quiosque é um lugar protegido e com sombra 
onde  o  facilitador  pode  parar  para  realizar 
atividades de motivação, descoberta, exploração, 
reflexão  e  diálogo.  A  visita  aos  diferentes 
quiosques  conduzirá  os  participantes  a  uma 
jornada de autoconhecimento.

Não  há  limite  de  tempo.  Os  programas  podem 
ser ajustados às necessidades específicas do, 
grupo proporcionando  aos  participantes  espaço 
suficiente para reflexão e descoberta de conexões 
dentro de cada quiosque e entre eles. Também é 
possível adaptar os módulos a diferentes 
situações e  contextos.  Os  mapas  dos  povoados
indicam zonas, ou paradas de descanso, onde o 
facilitador pode fazer uma pausa para avaliar o processo de aprendizagem dos participantes. Para obter mais 
informações,  consulte  as  placas  indicativas  de  paradas  de  descanso  na  Seção  de  Avaliação  do 
progresso.

O  caminho  de  aprendizagem  que  você  escolher  deverá  permitir  que  os  participantes  estabeleçam 
conexões  entre  os  sucessivos  quiosques.  Esse  enfoque  ajudará  os  participantes  a  desenvolverem  os 
valores promovidos em cada módulo e associarem o exercício às suas próprias vidas. O caminho de 
aprendizagem  também  deve  conduzir  a  um  processo  de  descobrimento  que  incentive  atitudes  e 
comportamentos positivos propícios à coexistência, ao respeito por diferentes culturas e religiões e à 
transformação coletiva do nosso mundo compartilhado e plural.

Quatro valores

Aprender a Viver Juntos promove quatro valores éticos principais:

>  Respeito
>  Empatia
>  Responsabilidade
>  Reconciliação

Esses valores são integrados aos dois módulos e aplicados a diferentes contextos e situações com a 
intenção de facilitar um processo de aprendizagem inter-religiosa e de construção da paz.

Por meio dos módulos, o participante será estimulado a aprender:

>  Como se respeitar e a compreender a si mesmo e aos outros;
>  Como agir munido de uma atitude de reconciliação consigo próprio e com os outros; e
>  Como responder às necessidades do mundo e proteger os direitos humanos.

O  respeito  pelas  pessoas  de  religiões,  culturas  e  civilizações  diferentes  se  desenvolve  e  se  amplia 
colocando-se  no  lugar  do  outro  para  aprender  o  que  significa  empatia.  O  respeito  e  a  empatia 
conduzem a uma maior conscientização sobre a responsabilidade individual e coletiva e à atuação 
responsável, levando a uma atitude de abertura à reconciliação. A dignidade humana é protegida e 
defendida  quando  estamos  conscientes  das  numerosas  experiências  e  realidades,  histórias  e 
recordações que os seres humanos acumulam e quando trabalhamos em favor da paz, da justiça, da 
igualdade, dos direitos humanos e da coexistência harmoniosa.

A palavra“quiosque”de origem persa, refere
-se a uma entidade que age como sombra
ou que oferece sombra. Original, na arqui-
tetura islâmica, tratava-se de um teto pavi-
lhão aberto circular consiste em um apoiado
em pilares: um espaço aberto e protegido.
Eram comuns na Pérsia, Índia, Paquistão
e no Império Otomano desde o séc. XIII.
kiosc (Persa         Kushk; Arabe       Koshk;
Turco  Kös¸k;  Francês  Kiosque; Alemão
Kiosk; Polonês Kiosk; Espanhol Kiosco ou
Quiosco; Romeno Chiosc; e Inglês Kiosk)

 

 

 

 

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Os módulos

Módulo 1: Compreensão de si mesmo e dos outros

Neste módulo, os participantes aprendem a conhecer a si mesmos em relação aos outros. Aprendem a 
valorizar as diferenças e as semelhanças, a escutar e valorizar o ponto de vista de outras pessoas e a 
compreender e respeitar aqueles que são diferentes e pensam de modo diferente.

Módulo 2: Transformar o mundo juntos

Neste módulo, os participantes descobrem um mundo necessitado de uma transformação social. As 
atividades  lhes  servem  de  guia  para  assumirem  uma  atitude  aberta  à  reconciliação  e  para 
desenvolverem sua capacidade de se conectar com os outros. O módulo foi projetado para oferecer 
aos participantes os meios para trabalhar com pessoas de diferentes culturas e religiões, ajudando a 
transformar suas próprias sociedades e o mundo em geral, juntos e dentro do seu próprio círculo de 
influência.

Ausência de respeito 

mútuo

Conflitos, violência e 

injustiças à minha volta

Alternativas  

não violentas

Construir pontes  

de confiança

A paz começa  

comigo mesmo

Caminho  

da reconciliação

Trabalhar juntos para 
transformar o mundo

Caminho para a 

compreensão de si 

mesmo e dos outros

Valorizar a diversidade

Reconhecer-se a  

si mesmo em relação 

aos outros

Podemos nos  

relacionar bem?

Colocar-se no lugar  

do outro

Uma mesma  

natureza humana

Responder às 

necessidades de 

compreensão mútua

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Seção 1

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Nutrir os jovens para que desenvolvam sua espiritualidade inata

Aprender  a  Viver  Juntos  foi  concebido  para  iniciar  as  crianças  e  os  adolescentes  nas  dimensões 
espirituais da vida, com o objetivo de contribuir a favor de seu direito a um desenvolvimento físico, 
mental,  espiritual,  moral  e  social  pleno  e  saudável,  conforme  a  Convenção  sobre  os  Direitos  da 
Criança.  A  intenção  é  capacitar  cada  participante  para  estabelecer  uma  relação  positiva  consigo 
mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com aquilo a que as pessoas se referem como Deus, 
Realidade Última ou Presença Divina, intensificando assim sua qualidade de vida como membro da 
comunidade  local  e  mundial.  Com  um  conhecimento  mais  profundo,  uma  inteligência  moral 
cultivada e um pensamento crítico, as crianças e os adolescentes estarão mais bem preparados para 
enfrentar  os  desafios  de  tomar  as  decisões  mais  adequadas  em  um  mundo  caracterizado  por  uma 
ampla gama de influências e possibilidades.

Educadores e facilitadores – o centro do processo de aprendizagem

Aprender a Viver Juntos exige dos facilitadores um estilo democrático que fomente a participação. A 
ideia  não  é  que  os  adultos/professores  possuam  conhecimentos  sobre  a  ética  e  os  valores  e  que  as 
crianças/adolescentes não os possuam. O educador/facilitador não instrui, mas orienta e estrutura o 
processo  de  aprendizagem  mediante  a  organização  das  atividades  de  aprendizagem;  esse  processo 
ajuda a todos, estudantes e professores, a se desenvolverem juntos e questionarem seus conhecimentos, 
atitudes e comportamentos.

A  “qualidade”  do  educador/facilitador  é  fundamental  na  experiência  de  aprendizagem.  Os 
participantes  dependem  de  você  como  facilitador  para  orientá-los  de  forma  segura  nessa  jornada. 
Querem ter a confiança de que você não vai zombar deles, mas apoiá-los nos momentos difíceis ou 
embaraçosos.  Os  facilitadores  que  demonstrem  ser  organizados,  justos  e  honestos  ganharão  a 
confiança dos participantes, que se envolverão com prazer na jornada que você lhes preparou.

Algumas diretrizes importantes para um facilitador:

1.  Esteja preparado para cada sessão; ensaie mentalmente com antecedência e pense nas discussões 

e acontecimentos que possam surgir em cada etapa. Prepare-se para enfrentar problemas, 
dificuldades e perguntas. Certifique-se de que tem todos os materiais necessários e tente iniciar e 
finalizar as atividades selecionadas de maneira fluente.

2.  O tempo é essencial. Tente completar as atividades no tempo disponível. Se o tempo for 

insuficiente, decida quando é possível diminuir a duração de uma atividade ou interrompê-la 
adequadamente até a próxima vez.

3.  Esteja sempre preparado para romper o gelo no começo das sessões, reunir de novo todos os 

participantes (depois de algum tempo separados) e conseguir que se sintam satisfeitos ao término 
da sessão.

4.  Torne o processo divertido: os participantes se mostrarão mais dispostos a se envolver e a 

interagir se estiverem se divertindo juntos.

5.  Não permita comportamentos ou atitudes negativas entre os participantes. Deixe claro que na 

sala não se permite nenhuma manifestação racista ou de preconceitos. Caso lhe pareça que isso 
poderá ser um problema desde o princípio, talvez deva ser o primeiro assunto a ser discutido com 
os participantes.

6.  Trate os participantes com respeito durante todo o tempo, já que o respeito aos outros é 

aprendido pelo exemplo.