background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 3

53

Seção 3

Monitoração do progresso

Aprender a Viver Juntos tem metas e objetivos claros. Seu propósito é motivar as crianças e adolescen-
tes a trabalharem juntos para transformar a sociedade. Para alcançar esse objetivo, é importante que o 
impacto do seu programa seja monitorado e avaliado. Dentre os métodos de avaliação sugeridos nesta 
seção, o principal é o Caderno de Aprendizagem.

Caderno de Aprendizagem

O  “Folheto  do  Participante”,  descrito  na  página  37, 
informa  aos  participantes  que  deverão  manter  um 
Caderno  de  Aprendizagem.  Para  tal  fim,  cada 
participante  receberá  ou  deverá  trazer  consigo  um 
caderno, que usará ao longo das atividades e módulos 
realizados.  Esse  Caderno  é  privativo  e  deverá  ser 
usado  em  cada  sessão  pelo  participante  para  anotar 
suas  experiências  e  sentimentos.  A  finalidade  do 
Caderno de Aprendizagem é fortalecer o processo de 
reflexão. O participante deverá preenchê-lo depois da 
sessão,  quanto  estiver  sozinho  e  tiver  tempo  para 
refletir.

O  Caderno  de  Aprendizagem  é  um  elemento 
fundamental  de  Aprender  a  Viver  Juntos  e  deve,  se 
possível, ser utilizado no final de cada atividade. Em um processo de aprendizagem intercultural e 
inter-religioso,  o  Caderno  de  Aprendizagem  pode  ajudar  os  participantes  a  aprofundar  sua 
compreensão  da  diversidade. Este processo às vezes requer que o participante “desaprenda” ou se 
distancie  do  que  aprendeu  anteriormente  e  considerava  correto.  Os  Caderno  de  Aprendizagem, 
portanto, deverão ser privativos e só poderão ser compartilhados voluntariamente.

Oferecer às crianças a oportunidade de interagir com seu próprio ser, de se perguntar por que e como 
as coisas acontecem e de valorizar o que conhecem, percebem e experimentam é fundamental para o 
desenvolvimento de uma aprendizagem autocrítica. As perguntas que convidam à reflexão ajudam os 
jovens a ir além do seu próprio entendimento, desafiando sua percepção do mundo e estimulando-os 
a analisar seus pontos de vista e seus comportamentos.

São fornecidos a seguir alguns exemplos de perguntas que convidam à reflexão e frases que podem ser 
incluídas nos Caderno de Aprendizagem:

>  O que aprendi com esta experiência?
>  Minhas ideias mudaram? Em caso afirmativo, por quê?
>  Algo saiu errado? Por quê? Como posso consertar isso? Como posso superar essa situação?
>  Algo que aprendi hoje sobre mim é _____
>  Hoje tive um problema quando tentei _____. Farei isto amanhã para resolvê-lo: ______
>  O melhor de ________
>  Antes pensava ______ agora penso ______
>  Hoje mudei a forma de _______ porque ________

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 3

54

Estes  são  alguns  exemplos  de  perguntas  ou  atividades  que  você  pode  sugerir  para  o  Caderno  de 
Aprendizagem depois de realizar uma atividade:

>  O que o respeito significa para você? Escreva sobre situações nas quais você tenha mostrado 

respeito aos outros na escola, na família ou na comunidade.

>  Pense também em situações em que você foi desrespeitoso com os outros.
>  Escreva no seu Caderno de Aprendizagem sobre situações em que os outros lhe faltaram com o 

respeito.

>  Anote em seu Caderno de Aprendizagem dois compromissos que você está disposto a assumir 

para ser mais respeitoso com os outros.

>  Escreva em seu Caderno de Aprendizagem uma mudança que você precisa fazer na sua vida para 

mostrar mais empatia com os outros.

>  Escreva em seu Caderno de Aprendizagem algo que você pode fazer agora para ajudar a 

solucionar uma situação à sua volta que está dificultando o entendimento mútuo.

Métodos para avaliar a aprendizagem  

dos participantes 

Os  cinco  modelos  de  avaliação  sugeridos  aqui  foram  estruturados  para  ajudar  as  crianças  e 
adolescentes a:

>  Olhar para dentro de si próprios e refletir sobre como mudaram durante o programa.
>  Observar suas relações com os outros e como elas foram afetadas pela interação com os outros.
>  Refletir sobre quem são e quem desejam ser.
>  Olhar para o seu interior e para suas relações e interações com o mundo.