Seção 3
Monitoração do progresso
Aprender a Viver Juntos tem metas e objetivos claros. Seu propósito é motivar as crianças e adolescentes a trabalharem juntos para transformar a sociedade. Para alcançar esse objetivo, é importante que o impacto do seu programa seja monitorado e avaliado. Dentre os métodos de avaliação sugeridos nesta seção, o principal é o Caderno de Aprendizagem.
Caderno de Aprendizagem
O “Folheto do Participante”, descrito na página 37, informa aos participantes que deverão manter um Caderno de Aprendizagem. Para tal fim, cada participante receberá ou deverá trazer consigo um caderno, que usará ao longo das atividades e módulos realizados. Esse Caderno é privativo e deverá ser usado em cada sessão pelo participante para anotar suas experiências e sentimentos. A finalidade do Caderno de Aprendizagem é fortalecer o processo de reflexão. O participante deverá preenchê-lo depois da sessão, quanto estiver sozinho e tiver tempo para refletir.
O Caderno de Aprendizagem é um elemento fundamental de Aprender a Viver Juntos e deve, se possível, ser utilizado no final de cada atividade. Em um processo de aprendizagem intercultural e inter-religioso, o Caderno de Aprendizagem pode ajudar os participantes a aprofundar sua compreensão da diversidade. Este processo às vezes requer que o participante “desaprenda” ou se distancie do que aprendeu anteriormente e considerava correto. Os Caderno de Aprendizagem,
portanto, deverão ser privativos e só poderão ser compartilhados voluntariamente.
Oferecer às crianças a oportunidade de interagir com seu próprio ser, de se perguntar por que e como as coisas acontecem e de valorizar o que conhecem, percebem e experimentam é fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem autocrítica. As perguntas que convidam à reflexão ajudam os jovens a ir além do seu próprio entendimento, desafiando sua percepção do mundo e estimulando-os a analisar seus pontos de vista e seus comportamentos.
São fornecidos a seguir alguns exemplos de perguntas que convidam à reflexão e frases que podem ser incluídas nos Caderno de Aprendizagem:
> O que aprendi com esta experiência?
> Minhas ideias mudaram? Em caso afirmativo, por quê?
> Algo saiu errado? Por quê? Como posso consertar isso? Como posso superar essa situação?
> Algo que aprendi hoje sobre mim é _____
> Hoje tive um problema quando tentei _____. Farei isto amanhã para resolvê-lo: ______
> O melhor de ________
> Antes pensava ______ agora penso ______
> Hoje mudei a forma de _______ porque ________
Estes são alguns exemplos de perguntas ou atividades que você pode sugerir para o Caderno de Aprendizagem depois de realizar uma atividade:
> O que o respeito significa para você? Escreva sobre situações nas quais você tenha mostrado respeito aos outros na escola, na família ou na comunidade.
> Pense também em situações em que você foi desrespeitoso com os outros.
> Escreva no seu Caderno de Aprendizagem sobre situações em que os outros lhe faltaram com o respeito.
> Anote em seu Caderno de Aprendizagem dois compromissos que você está disposto a assumir para ser mais respeitoso com os outros.
> Escreva em seu Caderno de Aprendizagem uma mudança que você precisa fazer na sua vida para mostrar mais empatia com os outros.
> Escreva em seu Caderno de Aprendizagem algo que você pode fazer agora para ajudar a solucionar uma situação à sua volta que está dificultando o entendimento mútuo.
Métodos para avaliar a aprendizagem dos participantes
Os cinco modelos de avaliação sugeridos aqui foram estruturados para ajudar as crianças e adolescentes a:
> Olhar para dentro de si próprios e refletir sobre como mudaram durante o programa.
> Observar suas relações com os outros e como elas foram afetadas pela interação com os outros.
> Refletir sobre quem são e quem desejam ser.
> Olhar para o seu interior e para suas relações e interações com o mundo.