Utilizar estudos de casos

Objetivo: Permitir que os participantes se coloquem no lugar dos outros e reflitam sobre a suasituação.

Resultado: Os participantes compreendem pela experiência por que as pessoas agem de certasmaneiras em situações específicas. Os participantes analisam os efeitos negativos que as práticas nãoéticas podem acarretar em uma sociedade. Os participantes refletem sobre as causas dos conflitosviolentos e das injustiças.

Material: Use os estudos de casos fornecidos na seção Recursos/Estudos de casos da página 138 ouprepare os seus baseando-se em um assunto da atualidade. Você pode usar o mesmo caso para todosos participantes ou vários casos baseados no mesmo tema.

Nota: Os estudos de casos enfocam situações que afetam minorias ou resultam em práticas não éticasentre os jovens. É preciso que os estudos de casos reflitam esse aspecto.

Atividade

Divida os participantes em grupos de quatro a seis pessoas e dê a cada grupo um estudo de um caso e algumas perguntas para auxiliar na discussão:

> O que está acontecendo no estudo?
> Quem são as vítimas?
> O que pode ser feito para ajudá-las?

Conceda algum tempo para que cada grupo leia seu caso e discuta suas implicações.

Inicie uma discussão plenária. Fale sobre o estudo de caso. Como as consequências negativas poderiam ter sido evitadas?

> Como eu me sentiria se estivesse nessa situação?
> Como eu reagiria?
> O que faltou a essas pessoas?

Quando finalizar a discussão, convide os participantes a refletir sobre como as práticas não éticas destroem as sociedades e prejudicam as relações entre as pessoas.

Discuta o significado da empatia e sua importância: como a empatia está relacionada ao respeito ecomo a compreensão dos outros ajuda a formar relações mais sólidas?

Peça aos participantes que escrevam em seus Cadernos deAprendizagem sobre as práticas e condutas que podem adotar parapromover a justiça e o respeito em suas sociedades.