Seção 3
Monitoração do progresso
Aprender a Viver Juntos tem metas e objetivos claros. Seu propósito é motivar as crianças e adolescentes a trabalharem juntos para transformar a sociedade. Para alcançar esse objetivo, é importante que o impacto do seu programa seja monitorado e avaliado. Dentre os métodos de avaliação sugeridos nesta seção, o principal é o Caderno de Aprendizagem.
Caderno de Aprendizagem
O “Folheto do Participante”, descrito na página 37, informa aos participantes que deverão manter um Caderno de Aprendizagem. Para tal fim, cada participante receberá ou deverá trazer consigo um caderno, que usará ao longo das atividades e módulos realizados. Esse Caderno é privativo e deverá ser usado em cada sessão pelo participante para anotar suas experiências e sentimentos. A finalidade do Caderno de Aprendizagem é fortalecer o processo de reflexão. O participante deverá preenchê-lo depois da sessão, quanto estiver sozinho e tiver tempo para refletir.
O Caderno de Aprendizagem é um elemento fundamental de Aprender a Viver Juntos e deve, se possível, ser utilizado no final de cada atividade. Em um processo de aprendizagem intercultural e inter-religioso, o Caderno de Aprendizagem pode ajudar os participantes a aprofundar sua compreensão da diversidade. Este processo às vezes requer que o participante “desaprenda” ou se distancie do que aprendeu anteriormente e considerava correto. Os Caderno de Aprendizagem,
portanto, deverão ser privativos e só poderão ser compartilhados voluntariamente.
Oferecer às crianças a oportunidade de interagir com seu próprio ser, de se perguntar por que e como as coisas acontecem e de valorizar o que conhecem, percebem e experimentam é fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem autocrítica. As perguntas que convidam à reflexão ajudam os jovens a ir além do seu próprio entendimento, desafiando sua percepção do mundo e estimulando-os a analisar seus pontos de vista e seus comportamentos.
São fornecidos a seguir alguns exemplos de perguntas que convidam à reflexão e frases que podem ser incluídas nos Caderno de Aprendizagem:
> O que aprendi com esta experiência?
> Minhas ideias mudaram? Em caso afirmativo, por quê?
> Algo saiu errado? Por quê? Como posso consertar isso? Como posso superar essa situação?
> Algo que aprendi hoje sobre mim é _____
> Hoje tive um problema quando tentei _____. Farei isto amanhã para resolvê-lo: ______
> O melhor de ________
> Antes pensava ______ agora penso ______
> Hoje mudei a forma de _______ porque ________