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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

33

Primeiros passos aos Módulos  

de Aprendizagem

O  planejamento  e  a  preparação  são  fundamentais.  Antes  de  começar  a  usar  os  Módulos  de 
aprendizagem, a equipe de facilitadores deve realizar um processo geral de planejamento baseado nos 
seguintes pontos:

Internalizar o conteúdo dos módulos

Aprender  a  Viver  Juntos  é  construído  em  torno  a  valores  éticos  essenciais:  respeito,  empatia, 
responsabilidade e reconciliação. Estes valores são integrados aos dois Módulos de Aprendizagem: 
Compreensão de si mesmo e dos outros

 e Transformar o mundo juntos.

Leia os módulos e escreva duas ou três frases sobre o que os valores e conceitos sublinhados significam 
para você e sobre como o programa pode ser adaptado ao seu contexto. Isso ajuda a definir sua própria 
compreensão e o que deseja comunicar. Depois:

1.  Usando os mapas dos “povoados”, prepare seu caminho de aprendizagem, selecionando os 

quiosques do módulo, ou módulos, que pretende empregar.

2.  Selecione as atividades mais apropriadas para o formato de seu programa e verifique se as 

metodologias mencionadas são adequadas para o ambiente e o grupo.

3.  Internalize o processo de aprendizagem e reflita sobre como ele pode ajudá-lo a alcançar os 

objetivos dos módulos

 por meio das atividades que você selecionou.

Ambiente e participantes

Determine o ambiente educativo no qual você vai trabalhar, tanto em termos gerais quanto de forma 
mais específica. Trata-se de um acampamento de verão, uma oficina, uma sessão, um programa de 
longa duração com sessões semanais ou um seminário? O ambiente educacional condicionará a forma 
de evolução do processo de planejamento. Considere cuidadosamente as seguintes perguntas:

>  Quem vai participar?
>  Trata-se de um grupo homogêneo ou heterogêneo? Examine a procedência tanto religiosa quanto 

cultural.

>  Como o ambiente e os participantes poderão influenciar o programa e as sessões?

Objetivos

Defina  os  objetivos  de  cada  sessão  do  programa.  Um  objetivo  “inteligente”  é  aquele  que  tem  as 
características definidas em inglês pelo acrônimo SMART:

>  eSpecífico
>  Mensurável
>  Atingível
>  Realista
>  oporTuno

Os objetivos devem ser compartilhados com os participantes e modificados se necessário.

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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

34

Metodologias

Familiarize-se com as metodologias das páginas 28 e 29. Utilize uma combinação de metodologias 
que  sejam  eficazes  para  o  ambiente  e  os  participantes.  Identifique  possíveis  problemas.  Todas  as 
metodologias  sugeridas  são  participativas,  interativas  e  promovem  um  processo  de  aprendizagem 
direcionado pelo próprio indivíduo.

Recursos

Aprender a Viver Juntos oferece um banco de recursos de apoio para as atividades que pode estimular 
o  pensamento  crítico  dos  participantes.  Os  recursos  incluem  histórias,  poemas,  estudos  de  casos, 
músicas, filmes, dilemas, cartões para representação de papéis e orações pela paz.

Examine os recursos e faça as seguintes perguntas:

>  Onde posso encontrar mais materiais de apoio?
>  Que materiais de apoio já estão disponíveis no grupo?
>  Que materiais de apoio devem ser usados com cada atividade? Que metodologia dará melhores 

resultados, considerando-se o ambiente e os participantes?

>  Há materiais diferentes disponíveis, como música, arte, tradições orais ou histórias?
>  Qual é a melhor maneira de utilizar ou apresentar o material de apoio?

Esboço das atividades

Para  cada  quiosque,  revise  as  atividades  propostas  e  selecione  aquelas  que  se  adaptem  melhor  ao 
grupo e ao lugar onde se realizará o programa.

Desenhe o fluxo do processo de aprendizagem que será seguido durante as sessões, com começo e fim 
claramente  definidos  e  permitindo  uma  grande  flexibilidade  entre  esses  dois  pontos.  Consulte  a 
espiral  do  processo  de  aprendizagem,  proposta  na  página  25,  que  poderá  ajudá-lo  a  colocar  os 
participantes em um processo de aprendizagem mais participativo e reflexivo.

Certifique-se  de  que  o  processo  de  aprendizagem  da  sua  sessão  motivará  os  participantes,  deixará 
espaço  para  perguntas,  ajudará  os  participantes  a  realizar  descobertas  e  oferecerá  tempo  suficiente 
para que associem o exercício às suas próprias vidas.

Transferência para a ação

Todas as sessões deverão terminar com os participantes associando o que aprenderam às suas próprias 
vidas e discutindo as ações mais apropriadas nesse contexto. As ações deverão ser contextualizadas e 
só  serão  eficazes  se  forem  originárias  dos  próprios  participantes  e  incorporadas  pelo  grupo. 
Dependendo  do  contexto,  as  ações  poderão  ser  executadas  individualmente,  colocadas  em  prática 
com a participação da escola ou relacionadas à comunidade.

Avaliação

Na Seção 3, Monitoração do Progresso, você encontrará uma série de métodos para que tanto você 
quanto os participantes avaliem seu aprendizado. Um desses métodos é o Caderno de Aprendizagem, 
que todos os participantes deverão preencher. Também são fornecidas descrições de cinco métodos de 
avaliação que podem ser utilizados, bem como alguns métodos rápidos para “medir a temperatura” 
das sessões.

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Aprender a Viver Juntos

Seção 1

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Em cada quiosque há uma placa de parada ou de descanso para lembrá-lo de pedir aos participantes 
que escrevam em seus Cadernos de Aprendizagem e avaliem o progresso obtido. São os participantes 
que realizam estas avaliações, não os facilitadores. A avaliação do progresso é baseada na autoava-
liação e na reflexão; os participantes devem associar a aprendizagem ao seu próprio contexto.  Os 
participantes, portanto, são responsabilizados por sua própria aprendizagem, o que é, por si só, uma 
forma de empoderação.

Cabe  a  você,  como  facilitador,  desenvolver  uma  avaliação  do  impacto  do  programa  sobre  os 
participantes  em  termos  de  mudanças  de  atitudes,  conhecimentos  e  aptidões  nos  níveis  pessoal, 
interpessoal e social. Essa avaliação deve levar em conta a internalização dos valores e as associações 
feitas por cada participante entre a aprendizagem e sua própria realidade. Um modelo de avaliação de 
impacto é fornecido na página 61.

É importante que a equipe de facilitadores também passe por um processo de autoavaliação após cada 
sessão, para analisar sua própria aprendizagem e os resultados gerais do exercício.

Use um formato de avaliação para determinar as impressões imediatas dos participantes em termos 
de logística, conteúdo do programa e aprendizagem (veja a página 228).

Com quem Aprender a Viver Juntos 

deve ser utilizado?

Aprender a Viver Juntos foi criado para ser utilizado com crianças e jovens com mais de 12 anos de 
idade. Você pode selecionar as metodologias e atividades mais apropriadas com base na faixa etária. 
Todas foram projetadas para serem adaptáveis a diferentes contextos culturais e sociais.

As metodologias e o processo de aprendizagem ajudam as crianças e adolescentes a desenvolverem 
compromissos  pessoais  e  um  planejamento  conjunto com base em  suas  próprias  capacidades, de 
modo que possam fazer uma diferença em suas sociedades.

Aprender a Viver Juntos foi concebido para ser usado principalmente com grupos inter-religiosos; em 
condições  ideais,  representantes  de  pelo  menos  duas  tradições religiosas deverão estar presentes. 
Como isso nem sempre será possível, nesses casos torna-se ainda mais importante garantir a tolerância 
e o respeito às outras religiões, crenças, tradições e culturas.

Onde Aprender a Viver Juntos 

pode ser utilizado?

Este guia pode ser utilizado para diferentes finalidades e em diferentes ambientes:

1.  Os módulos de aprendizagem podem ser implementados em oficinasconferências ou seminários

Os quiosques temáticos de cada módulo devem ser seguidos e adaptados ao tempo disponível, 
aos participantes e ao ambiente.

2.  Os módulos de aprendizagem podem ser adaptados para utilização em um currículo escolar. As 

atividades podem ser introduzidas como parte de cursos de religião ou ética. Por exemplo, você 
pode selecionar um caminho de aprendizagem para cada módulo e executar uma ou mais 
atividades de cada quiosque temático ao longo de um período de vários meses. Também é 
possível adaptar os quiosques temáticos individuais para complementar determinadas disciplinas.

3.  Os módulos podem ser utilizados em acampamentos de verão para crianças e adolescentes. Os 

módulos podem contribuir para uma experiência de aprendizagem mais abrangente entre pessoas 
de diferentes religiões e culturas. Os quiosques de cada módulo podem servir também como 
temas para as atividades de acampamentos de verão.