Solução de problemas em seis passos
Objetivo: Apresentar aos participantes uma forma estruturada de solução de conflitos interpessoais.
Resultado: Os participantes aprendem alternativas não violentas de solução de problemas. Descobrem que é possível alcançar soluções mudando a si próprios e que uma atitude de reconciliação frequentemente pode ser de grande ajuda.
Atividade
São escolhidos dois voluntários para simular um conflito, como, por exemplo, uma discussão sobre um livro ou algum equipamento na escola; uma pessoa cujo aspecto ou vestuário é motivo de zombaria; uma tentativa de furto; alguém que emprestou algo e recebeu de volta em piores condições; uma pessoa a quem se obriga a fazer algo que não quer.
Os voluntários representam a simulação diante do resto do grupo. É importante que o tom da discussão seja exaltado e que não alcancem uma solução.
Explique aos participantes em que consiste o processo de solução de problemas em seis passos:
1. Identificar as necessidades:
“O que você quer (ou precisa)?”
Cada uma das pessoas envolvidas no conflito deverá responder a essa pergunta sem culpar nem acusar a outra.
2. Definir o problema:
“Como você vê o problema?”
O grupo pode contribuir para formular uma resposta que inclua as necessidades de ambas as pessoas, mas sem culpar ninguém. As pessoas envolvidas no conflito devem estar de acordo quanto à definição do problema.
3. Refletir a fundo sobre diversas soluções possíveis:
“Quem tem uma solução para este problema?”
Qualquer membro do grupo pode responder. Deverão ser anotadas as respostas, sem comentários, julgamentos ou avaliações. O propósito deste passo é encontrar todas as soluções possíveis.
4. Analisar as soluções:
“Você estaria satisfeito com esta solução?”
Cada uma das partes envolvidas no conflito lê a lista de possíveis soluções, explicando quais delas seriam ou não aceitas.
5. Decidir qual é a melhor solução:
“Ambos concordam com esta solução? Acham que resolve o problema?”
Certifique-se de que ambas as partes concordam e reconhecem mutuamente os esforços realizados para encontrar uma solução.
6. Verificar se a solução está funcionando:
“Dentro de dez minutos, falaremos novamente para ter certeza de que o problema de fato foi resolvido.”
Este passo é fundamental. No caso do problema fictício representado em uma dramatização, evidentemente não será possível fazer uma avaliação real. Não obstante, pode ser conveniente voltar a abordar a solução adotada após algum tempo – que pode variar de alguns minutos ou uma hora até um dia ou uma semana, dependendo da natureza do conflito e da idade das crianças.
Nesse ponto, os participantes poderão ser divididos em grupos de quatro para colocar em prática a solução em diferentes situações simuladas.
Finalize a atividade com uma reflexão acerca de como reagimos diante dos outros quando existem diferenças entre nós e sobre a importância de buscar soluções em vez de culpar os outros.
Peça aos participantes que escrevam sobre esta atividade em seus Cadernos de Aprendizagem
Minhas anotações
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