background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

91

Solução de problemas em seis passos

Objetivo:

 Apresentar aos participantes uma forma estruturada de solução de conflitos interpessoais.

Resultado:

  Os  participantes  aprendem  alternativas  não  violentas  de  solução  de  problemas. 

Descobrem que é possível alcançar soluções mudando a si próprios e que uma atitude de reconciliação 
frequentemente pode ser de grande ajuda.

Atividade

São escolhidos dois voluntários para simular um conflito, como, por exemplo, uma discussão sobre 
um  livro  ou  algum  equipamento  na  escola;  uma  pessoa  cujo  aspecto  ou  vestuário  é  motivo  de 
zombaria; uma tentativa de furto; alguém que emprestou algo e recebeu de volta em piores condições; 
uma pessoa a quem se obriga a fazer algo que não quer.

Os  voluntários  representam  a  simulação  diante  do  resto  do  grupo.  É  importante  que  o  tom  da 
discussão seja exaltado e que não alcancem uma solução.

Explique aos participantes em que consiste o processo de solução de problemas em seis passos:

1. Identificar as necessidades:

“O que você quer (ou precisa)?”

Cada uma das pessoas envolvidas no conflito deverá responder a essa pergunta sem culpar nem acusar 
a outra.

2. Definir o problema:

“Como você vê o problema?”

O grupo pode contribuir para formular uma resposta que inclua as necessidades de ambas as pessoas, 
mas sem culpar ninguém. As pessoas envolvidas no conflito devem estar de acordo quanto à definição 
do problema.

3. Refletir a fundo sobre diversas soluções possíveis:

“Quem tem uma solução para este problema?”

Qualquer membro do grupo pode responder. Deverão ser anotadas as respostas, sem comentários, 
julgamentos ou avaliações. O propósito deste passo é encontrar todas as soluções possíveis.

4. Analisar as soluções:

“Você estaria satisfeito com esta solução?”

Cada uma das partes envolvidas no conflito lê a lista de possíveis soluções, explicando quais delas 
seriam ou não aceitas.

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

92

5. Decidir qual é a melhor solução:

“Ambos concordam com esta solução? Acham que resolve o problema?”

Certifique-se de que ambas as partes concordam e reconhecem mutuamente os esforços realizados 
para encontrar uma solução.

6. Verificar se a solução está funcionando:

“Dentro de dez minutos, falaremos novamente para ter certeza de que o problema de fato foi resolvido.”

Este  passo  é  fundamental.  No  caso  do  problema  fictício  representado  em  uma  dramatização, 
evidentemente não será possível fazer uma avaliação real. Não obstante, pode ser conveniente voltar a 
abordar a solução adotada após algum tempo – que pode variar de alguns minutos ou uma hora até 
um dia ou uma semana, dependendo da natureza do conflito e da idade das crianças.

Nesse ponto, os participantes poderão ser divididos em grupos de quatro para colocar em prática a 
solução em diferentes situações simuladas.

Finalize a atividade com uma reflexão acerca de como reagimos diante dos outros quando existem 
diferenças entre nós e sobre a importância de buscar soluções em vez de culpar os outros.

Peça aos participantes que escrevam sobre esta atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................