background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

99

Meditação sobre mim mesmo –  

uma jornada silenciosa

Objetivo:

 Criar uma oportunidade para que os participantes reflitam sobre suas vidas, sobre quem 

são e sobre suas relações com os outros e com o seu ambiente.

Resultado:

  Os  participantes  passam  a  ter  consciência  da  necessidade  de  autovalorização  para 

poderem se relacionar com os outros de forma mais positiva.

Material:

 Uma sala com uma iluminação tênue ou seis áreas privativas; papel ou cartolina colorida 

(amarelo,  vermelho,  verde,  preto,  branco  e  azul).  Crie  uma  atmosfera  de  paz  com  música  suave, 
incenso, velas, fotografias de lugares tranquilos, citações de textos sagrados ou poemas nas paredes. 
Também são necessários seis facilitadores.

Atividade

Retire os móveis e crie seis áreas no chão ou em salas diferentes, colocando papel ou cartolina de 
diferentes cores sobre o piso. É necessário que haja seis facilitadores, um para cada cor. Para cada cor, 
o facilitador formulará algumas perguntas para reflexão (veja as sugestões a seguir).

Diga aos participantes que realizarão uma jornada silenciosa com o objetivo de aprender mais sobre si 
mesmos. Eles percorrerão seis zonas diferentes e, em cada uma delas, meditarão sobre sua vida e suas 
relações  com  os  outros.  Divida  os  participantes  em  seis  grupos  iguais  com  não  mais  de 
aproximadamente cinco membros. Para começar, dirija cada grupo a uma das seis zonas. Passados 
mais ou menos 15 minutos em cada zona, faça os grupos avançarem.

Os participantes poderão sentar-se ou deitar-se quando estiverem em cada uma das zonas. Poderão 
fechar os olhos, se quiserem, e tentar relaxar. O facilitador fará perguntas, mas não é necessário que 
respondam verbalmente nem que iniciem uma discussão; o propósito é que pensem sobre as perguntas 
em silêncio e as relacionem com sua própria vida.

Pode ser que alguns participantes se sintam um pouco perturbados depois da sessão; isso é algo para 
o qual você deverá estar preparado. Reserve também algum tempo para fazer uma análise geral do 
que eles acharam da sessão: do que eles mais gostaram, do que gostarem menos, o que recordam mais 
claramente e o que acham que a experiência lhes trouxe.

Sugestões para os facilitadores 
(o tom das perguntas é retórico, não interrogativo):

>  Amarelo – reflexão sobre como achar luz em nosso interior. Suas relações com os outros são 

pacíficas? Às vezes você é a luz que guia os outros? Pense em como você pode trazer luz a 
situações difíceis. Como você pode encontrar a paz interior e trazer paz aos outros?

>  Verde – a cor da natureza. Todos somos responsáveis pelo meio ambiente. Devemos também ter 

a esperança de que, mesmo entre tantas dificuldades, há algo em nosso interior que nos diz que 
tudo vai dar certo.

>  Vermelho – a cor do amor. Quem é a pessoa que você mais ama? Escute as batidas do seu 

coração. Quando ele bate com mais força, tão forte que você pode senti-lo? Entregamos nosso 
amor a algumas pessoas de mão beijada, mas privamos dele outras que talvez precisem realmente. 
Como podemos aprender a cuidar daqueles que talvez não nos seja tão fácil amar?

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

100

>  Preto – a cor da transformação e da força interior. Significa possibilidades e potencial. Aqui os 

participantes refletem sobre como julgamos outras pessoas Você é muito crítico na hora de julgar 
os outros? É especialmente crítico quando se trata de pessoas muito diferentes de você? É difícil 
compreender e apreciar alguém que você acha diferente?

>  Branco – aqui é onde os participantes refletem sobre o quanto se amam e respeitam a si mesmos. 

Dizem que uma pessoa não pode amar os outros até que se ame. Até que ponto isso é verdade 
para você?

>  Azul – aqui os participantes refletem sobre suas boas qualidades e seus talentos. O que o inspira? 

O que o torna único? Como suas qualidades e seus talentos afetam os outros? Como usa estas 
qualidades para ajudar ou servir aos outros? É importante viver em paz com os outros e 
contribuir para a harmonia no mundo.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................