background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

70

Compartilhar fotografias

Objetivo:

 Motivar os participantes para que aprendam mais sobre a realidade do mundo pedindo-

lhes que o descrevam.

Resultado:

 Os participantes refletem sobre sua visão do mundo e sobre o que acontece quando as 

pessoas não conseguem se entender.

Material:

 Vários jornais e revistas velhos, tesoura e cola, aproximadamente dois metros ou mais de 

papel ou tecido (o verso de um rolo de papel de parede ou alguns lençóis velhos unidos podem servir), 
canetas ou canetinhas coloridas, sprays coloridos não-tóxicos.

Atividade

Coloque o pedaço de papel ou tecido na parede. Com uma canetinha preta, desenhe tijolos e outros 
detalhes no papel para que pareça um muro de rua.

Distribua  as  revistas  e  jornais  entre  os  participantes  e  peça-lhes  para  elaborarem  uma  colagem  de 
como veem o mundo. Eles podem usar palavras, imagens, desenhar a si mesmos, fazer grafitagem – 
qualquer coisa que, na sua opinião, reflita a realidade do mundo. Conceda 45 a 60 minutos para essa 
atividade e permita que trabalhem sozinhos, juntos ou em duplas.

Quando tiverem terminado a colagem, peça que a contemplem por alguns minutos.

Faça aos participantes perguntas como as seguintes:

>  É neste mundo que você quer viver?
>  É este mundo que você deseja deixar para seus filhos?
>  Quem fez com que o mundo fosse assim?
>  Quais são as causas dos eventos mostrados no muro?
>  Poderíamos tomar as boas ações que aparecem no muro e reproduzi-las nos lugares em que há 

violência e injustiça?

>  Somos responsáveis pelo que acontece no mundo?

Permita  que  a  discussão  leve  a  um  compartilhamento  de  experiências,  com  os  participantes 
descrevendo mais detalhadamente a realidade que experimentam em suas próprias sociedades.

Diga-lhes que isso não é mais que uma parte de sua jornada e convide-os a pensar sobre algo que 
possam fazer para ajudar a melhorar a situação.

Você pode finalizar a atividade acendendo uma vela e fazendo uma oração pela paz no mundo, se 
considerar apropriado, ou cantando uma canção pela paz.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem