Situações injustas
Objetivo: Motivar os participantes a aprender mais e refletir sobre as injustiças no mundo.
Resultado: Os participantes se perguntam o que causa as injustiças no mundo e o que poderiam fazer para ajudar.
Material: Várias imagens de situações de injustiça em diferentes lugares do mundo (condutas desrespeitosas, pessoas que sofrem, imagens de pobreza, imagens de conflitos), extraídas de revistas, jornais, cartazes, etc. Também pode ser usada uma apresentação em PowerPoint. Os sites de ONGs geralmente têm muitas fotografias relevantes que podem ser baixadas.
Atividade
Coloque algumas imagens nas paredes ou no chão e peça aos participantes que percorram a sala vendo as imagens. Depois reúna todos e sente-os em círculo de maneira que continuem vendo as imagens.
Peça aos participantes que contem o que sentiram enquanto viam as imagens.
> Pergunte-lhes que imagem lhes chamou mais a atenção e por quê.
> Peça a alguns deles que escolham uma imagem e contem o que acham que está acontecendo nela:
> O que pode ter acontecido?
> Quem fez isso?
> Por que aconteceu?
> Por que a pessoa tem essa expressão?
> O que acha que ela está pensando ou sentindo?
> O que acha que pode lhe acontecer agora?
Os participantes provavelmente terão muitas perguntas para fazer sobre algumas das situações mostradas nas fotografias. É importante que não saiam da sessão sentindo-se desamparados, impotentes ou até deprimidos.
Para finalizar a sessão, faça aos participantes perguntas que possam ajudá-los a entender os outros:
> Por que as pessoas ferem umas às outras?
> Por que as pessoas não respeitam a vida, as crenças e as ideias das outras?
> Qual é a causa do ódio, das injustiças e da violência no mundo?
> Que papel desempenham as religiões e as organizações laicas nos ambientes de violência ou injustiça?
> Como as religiões contribuem para a paz?
> O que podem fazer os participantes, em sua própria cidade ou aldeia, para ajudar os outros e tentar fazer do mundo um lugar melhor?
É possível que haja uma grande variedade de respostas em relação à última pergunta, desde ajudar a quem procura asilo político ou vive marginalizado na sociedade a rezar pelo mundo, realizar trabalhos de conscientização, escrever uma carta ao parlamento ou ao presidente de seu país, etc. É importante estimulá-los a pensar em termos de ações que eles mesmo podem realizar.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem