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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

75

Situações injustas

Objetivo:

 Motivar os participantes a aprender mais e refletir sobre as injustiças no mundo.

Resultado:

  Os  participantes  se  perguntam  o que causa as injustiças no mundo e o que poderiam 

fazer para ajudar.

Material:

  Várias  imagens  de  situações  de  injustiça  em  diferentes  lugares  do  mundo  (condutas 

desrespeitosas, pessoas que sofrem, imagens de pobreza, imagens de conflitos), extraídas de revistas, 
jornais, cartazes, etc. Também pode ser usada uma apresentação em PowerPoint. Os sites de ONGs 
geralmente têm muitas fotografias relevantes que podem ser baixadas.

Atividade

Coloque  algumas  imagens  nas  paredes  ou  no  chão  e peça aos participantes que percorram a sala 
vendo  as  imagens.  Depois  reúna  todos  e  sente-os em círculo de maneira que continuem vendo as 
imagens.

Peça aos participantes que contem o que sentiram enquanto viam as imagens.

>  Pergunte-lhes que imagem lhes chamou mais a atenção e por quê.
>  Peça a alguns deles que escolham uma imagem e contem o que acham que está acontecendo nela:

>  O que pode ter acontecido?
>  Quem fez isso?
>  Por que aconteceu?
>  Por que a pessoa tem essa expressão?
>  O que acha que ela está pensando ou sentindo?
>  O que acha que pode lhe acontecer agora?

Os  participantes  provavelmente  terão  muitas  perguntas  para  fazer  sobre  algumas  das  situações 
mostradas  nas  fotografias.  É  importante  que  não  saiam  da  sessão  sentindo-se  desamparados, 
impotentes ou até deprimidos.

Para finalizar a sessão, faça aos participantes perguntas que possam ajudá-los a entender os outros:

>  Por que as pessoas ferem umas às outras?
>  Por que as pessoas não respeitam a vida, as crenças e as ideias das outras?
>  Qual é a causa do ódio, das injustiças e da violência no mundo?
>  Que papel desempenham as religiões e as organizações laicas nos ambientes de violência ou 

injustiça?

>  Como as religiões contribuem para a paz?
>  O que podem fazer os participantes, em sua própria cidade ou aldeia, para ajudar os outros e 

tentar fazer do mundo um lugar melhor?

É possível que haja uma grande variedade de respostas em relação à última pergunta, desde ajudar a 
quem procura asilo político ou vive marginalizado na sociedade a rezar pelo mundo, realizar trabalhos 
de conscientização, escrever uma carta ao parlamento ou ao presidente de seu país, etc. É importante 
estimulá-los a pensar em termos de ações que eles mesmo podem realizar.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem