Noites culturais

Objetivo: Criar oportunidades para que os participantes compartilhem suas diferentes culturas e costumes.
Resultado: Os participantes experimentam outras culturas e descobrem mais sobre si mesmos em relação aos outros.
Material: Um lugar adequado para realizar apresentações sobre diferentes culturas, com espaço para afixar cartazes, ministrar palestras, cantar e dançar, fornecer lanches e realizar outras atividades.

Atividade

As noites culturais são uma boa oportunidade para compartilhar e experimentar a tradição cultural de outro país ou religião. A festa pode incluir, por exemplo, pratos típicos, roupas, músicas e danças tradicionais, bem como exposições com informações geográficas, culturais, religiosas e econômica sobre o país. Você pode planejar várias noites, dedicando cada uma delas ao estudo de uma tradição, ou apenas uma noite abrangendo todos os grupos culturais. Considere a possibilidade de incluir um evento cultural especial, como um grupo de música ou de dança típico do país ou da religião que está sendo apresentada.
Essa é uma oportunidade para permitir que os participantes assumam a responsabilidade de organizar o evento, já que ele trata de suas culturas e suas vidas. Deixe que decidam e organizem todos os aspectos do programa. Para garantir uma boa participação, envie convites com antecedência para familiares, amigos e autoridades locais.
Se os participantes tiverem problemas para conseguir o material necessário para a festa, sugira que entrem em contato com embaixadas e restaurantes que possam patrocinar o evento. As embaixadas poderão oferecer informações, mapas e folhetos e os restaurantes poderão fornecer pratos tradicionais, se lhes for explicada a finalidade do evento.
Se várias culturas diferentes forem celebradas em uma mesma noite, sugira a ideia de uma feira em que cada país esteja representado por um estande. Assim, os convidados poderão ir de um estande a outro para observar os artefatos e objetos expostos, provar a comida e escutar a música de diferentes culturas.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem