Módulo 1

Compreensão de si mesmo e dos outros

respeito mutuo

 

Aprender a viver juntos 1

 

Por meio dos quiosques do Mód 1, poderão aprender a conhecer a si mesmos em relação aos outros. Aprenderão a aceitar suas diferenças com os outros e descobrir os elementos comuns que todos compartilhamos. Ao percorrer os diferentes caminhos, descobrirão como sua identidade é formada por suas raízes, pelas relações com sua família, seus amigos e pessoas que os rodeiam. Essa jornada os ajudará a apreciar a diversidade, a questionar seus preconceitos, compreender e respeitar outras pessoas. Como facilitador, escolha os que deseja visitar e planeje a jornada de seu grupo rumo à compreensão de si mesmo e dos outros!

 

MoradaValorizar a diversidade
As atividades deste quiosque ajudam a observar o mundo em que vivemos. Os participantes aprenderão mais sobre os outros e descobrirão a diversidade e a riqueza dos outros. Este caminho lhes permitirá identificar o que nos torna diferentes e a valorizar essa diversidade sem recorrer aos preconceitos.

 

Atividades sugeridas
> Compartilhar fotografias, pág. 70.
> Desenhar mapas, pág. 76.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Visitas inter-religiosas, pág. 80.
> Comparar, pág. 82.
> Noites culturais, pág. 83.
> Questionário – O que sei sobre outras religiões?, pág. 112.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

ReconheMoradacer a si mesmo em relação aos outros
As atividades deste quiosque ajudam a quem participa observar profundamente a si mesmos e analisar como se relacionam com os outros. Reconhecerão sua própria identidade e o respeito ao direito de todos a uma identidade. Também descobrirão a interconexão com os outros e verão como as relações e experiências com os outros formam sua própria identidade.

 

Atividades sugeridas
> Minha árvore da vida, pág. 65.
> Compartilhar experiências pessoais, pág. 67.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Comparar, pág. 82.
> Noites culturais, pág. 83.
> A história de Pedro, pág. 103.
> Pintar camisetas, pág. 109.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

Uma mMoradaesma natureza humana
Por meio das atividades deste quiosque, os descobrirão que, além de nossas diferenças, compartilhamos uma mesma natureza humana. Buscarão seu ser interior e escutarão histórias dos outros para ajudá-los a estabelecer uma conexão. Descobrirão a necessidade de compartilhar responsabilidades como humanos

 

Atividades sugeridas
> Narração de histórias, pág. 74.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Círculos de percussão, pág. 79.
> Reconhecimento prazeroso, pág. 105.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

MoradaPodemos nos relacionar bem?
As atividades deste quiosque ajudarão a aprender e valorizar o que significa respeitar os outros. Os participantes questionarão suas atitudes, sua maneira de pensar e seu comportamento e aprenderão a ver além das diferenças, preconceitos e estereótipos.

 

Atividades sugeridas
> Histórias para a alma, pág. 73.
> As ideias que defendo, pág. 78.
> O banco da ética, pág. 87.
> Grupos focais sobre o respeito, pág. 95.
> Cafés inter-religiosos, pág. 96.
> A história de Pedro, pág. 103.
> Diálogos inter-religiosos, pág. 122.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

Colocar-seMorada no lugar dos outros
As atividades deste quiosque levarão a reconhecer seus preconceitos e tentar superá-los em benefício da compreensão mútua. Este quiosque conduz a um processo reflexivo de despertar espiritual para as necessidades e sentimentos dos outros, fortalecendo a espiritualidade e a capacidade para sentir empatia por outras pessoas.

 

Atividades sugeridas
> Sua silhueta é a minha, pág. 69.
> Visitas inter-religiosas, pág. 80.
> Dramatizações, pág. 85.
> Utilizar estudos de casos, pág. 86.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

RespoMoradander às necessidades de compreensão mútua
Neste quiosque, colocam em prática seu compromisso de serem mais respeitosos e tentarem compreender os outros. Se baseia
nas descobertas realizadas durante a jornada e marca o começo de uma nova jornada de trabalho conjunto para transformar o mundo.

 

Atividades sugeridas
> Cafés inter-religiosos, pág. 96.
> Fazer um filme, pág. 110.
> Campanhas de aprendizagem inter-religiosa, pág. 117.
> Intercâmbios entre escolas, pág. 118.
> Semanas temáticas, pág. 119.
> Campanhas pelos direitos da criança, pág. 120.
> Diálogos inter-religiosos, pág. 122.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.