background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

110

Fazer um filme

Objetivo:

  Incentivar  os  participantes  a  refletir  sobre  um  assunto  de  interesse  e  sensibilizar  outras 

pessoas sobre ele por meio de um filme.

Resultado:

 Os participantes fazem um filme que possa ser exibido para aumentar a conscientização 

sobre o assunto escolhido.

Material:

 Câmera de vídeo, fitas de vídeo e software para edição.

Atividade

Explique  aos  participantes  que  fazer  um  filme  é  um  meio  de  sensibilizar  as  pessoas  sobre  um 
determinado  tema.  Informe  que  terão  a  oportunidade  de  filmar  um  curta-metragem  e  que  você 
tentará encontrar lugares em que possa ser exibido – para seus colegas, em uma projeção pública ou 
para formadores de opinião.

Os participantes poderão usar diversos métodos para escolher o tema a ser abordado: sessões de troca 
de ideias, debates, mesas redondas. Estimule-os a escolher um tema relacionado aos problemas sociais 
ou que possa ajudá-los a aprender mais sobre a diversidade em escala local ou global.

Existem recursos especializados que podem ajudar seus participantes a produzir um filme (consulte 
http://www.filmyourissue.com/making/index.shtml,  disponível  somente  em  inglês);  seria  útil 
também se você pudesse trazer alguém com conhecimentos técnicos para ajudá-los. Assegure-se de 
que  os  participantes  tenham  o  máximo  controle  possível  sobre  as  decisões  que  tomarem  e  de  que 
trabalharão de maneira cooperativa – uma dimensão básica desta atividade.

Antes de começar

1.  Decida quais são os objetivos do filme.
2.  Decida a que tipo de público será dirigido.
3.  Leve em conta as possíveis limitações, inclusive o tempo, oportunidades de filmagem e 

possibilidades de edição.

4.  Desenhe um roteiro visual (a sequência do vídeo).
5.  Discuta o que os participantes gostariam de incluir no vídeo (entrevistas, desenhos, cartuns, 

imagens, músicas).

6.  Distribua as tarefas entre os participantes. Alguns se encarregarão de realizar entrevistas, outros 

de obter informações, o que talvez possa incluir a realização de uma pesquisa; outros se 
encarregarão da parte artística, buscando imagens e música; outros cuidarão da filmagem e 
alguns da edição.

Após a filmagem

Discuta  o  processo  de  montagem  com  os  participantes  para  que  todos  possam  contribuir  para  o 
produto final. Depois de finalizar e exibir o filme, é importante também que os participantes reflitam 
sobre as descobertas que fizeram durante a realização do filme.

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

111

Esta iniciativa pode durar alguns meses, de modo que é importante manter todos os participantes 
motivados. Realize reuniões periódicas para revisar o trabalho realizado e marque uma data para a 
estreia. Talvez seja aconselhável começar com uma projeção privada apenas para pais e amigos. Com 
base nos resultados dessa sessão, você poderá discutir a forma mais conveniente de mostrar o filme ao 
público-alvo.

Os vídeos podem ser colocados na Internet e inscritos em festivais de cinema ou enviados para sites 
interativos, como o YouTube. O Dia Internacional do Rádio e Televisão para Crianças é comemorado 
todo  segundo  domingo  de  dezembro.  Durante  este  dia,  produtores de televisão de todo o mundo 
costumam  dedicar  espaços  a  filmes  realizados  por  jovens,  em  reconhecimento  ao artigo 12 da 
Convenção sobre os Direitos da Criança, que alude a seu direito de serem escutados.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem 

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................