Fazer um filme

Objetivo: Incentivar os participantes a refletir sobre um assunto de interesse e sensibilizar outras pessoas sobre ele por meio de um filme.

Resultado: Os participantes fazem um filme que possa ser exibido para aumentar a conscientização sobre o assunto escolhido.

Material: Câmera de vídeo, fitas de vídeo e software para edição.

Atividade

Explique aos participantes que fazer um filme é um meio de sensibilizar as pessoas sobre um determinado tema. Informe que terão a oportunidade de filmar um curta-metragem e que você tentará encontrar lugares em que possa ser exibido – para seus colegas, em uma projeção pública ou para formadores de opinião.

Os participantes poderão usar diversos métodos para escolher o tema a ser abordado: sessões de troca de ideias, debates, mesas redondas. Estimule-os a escolher um tema relacionado aos problemas sociais ou que possa ajudá-los a aprender mais sobre a diversidade em escala local ou global.

Existem recursos especializados que podem ajudar seus participantes a produzir um filme (consulte http://www.filmyourissue.com/making/index.shtml, disponível somente em inglês); seria útil também se você pudesse trazer alguém com conhecimentos técnicos para ajudá-los. Assegure-se de que os participantes tenham o máximo controle possível sobre as decisões que tomarem e de que trabalharão de maneira cooperativa – uma dimensão básica desta atividade.

Antes de começar

1. Decida quais são os objetivos do filme.

2. Decida a que tipo de público será dirigido.

3. Leve em conta as possíveis limitações, inclusive o tempo, oportunidades de filmagem e possibilidades de edição.

4. Desenhe um roteiro visual (a sequência do vídeo).5. Discuta o que os participantes gostariam de incluir no vídeo (entrevistas, desenhos, cartuns, imagens, músicas).

6. Distribua as tarefas entre os participantes. Alguns se encarregarão de realizar entrevistas, outros de obter informações, o que talvez possa incluir a realização de uma pesquisa; outros se encarregarão da parte artística, buscando imagens e música; outros cuidarão da filmagem e alguns da edição.

Após a filmagem

Discuta o processo de montagem com os participantes para que todos possam contribuir para o produto final. Depois de finalizar e exibir o filme, é importante também que os participantes reflitam sobre as descobertas que fizeram durante a realização do filme.

Esta iniciativa pode durar alguns meses, de modo que é importante manter todos os participantes motivados. Realize reuniões periódicas para revisar o trabalho realizado e marque uma data para a estreia. Talvez seja aconselhável começar com uma projeção privada apenas para pais e amigos. Com base nos resultados dessa sessão, você poderá discutir a forma mais conveniente de mostrar o filme ao público-alvo.

Os vídeos podem ser colocados na Internet e inscritos em festivais de cinema ou enviados para sites interativos, como o YouTube. O Dia Internacional do Rádio e Televisão para Crianças é comemorado todo segundo domingo de dezembro. Durante este dia, produtores de televisão de todo o mundo costumam dedicar espaços a filmes realizados por jovens, em reconhecimento ao artigo 12 da Convenção sobre os Direitos da Criança, que alude a seu direito de serem escutados.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem