Ilhas minguantes
Objetivo: Apresentar o tema da transformação de conflitos e das alternativas não violentas
Resultado: Os participantes refletem sobre os conflitos e suas causas e exploram a importância de criar situações nas quais todos saem ganhando.
Material: Folhas de jornal e música gravada.
Atividade
Espalhe folhas de jornal pelo chão, deixando espaços entre elas. Comece com muitas folhas de jornal. Cada folha representa uma ilha. Ponha música e peça aos participantes que caminhem em volta das ilhas sem pisá-las. Peça-lhes que entrem em uma ilha cada vez que a música parar. Pare a música periodicamente.
Cada vez que a música voltar, remova uma ilha para que seu número diminua gradualmente e elas fiquem cada vez mais cheias. Em certo momento, não haverá espaço para todos os participantes. Aqueles que não conseguirem entrar em nenhuma ilha serão eliminados. Continue até que só reste uma ilha e a maioria dos participantes esteja fora do jogo.
Discuta a atividade
Quando o jogo terminar, discuta o que aconteceu com os participantes. Estas são algumas das perguntas que você pode fazer:
> O que aconteceu quando havia menos ilhas?
> Como as pessoas reagiram?
> Como você se sentiu quando não encontrou uma ilha e saiu do jogo?
> Como você protegia o seu próprio espaço?
> Você ajudou os outros?
> Essa situação é semelhante ao que acontece na vida real?
Estabeleça paralelismos entre o jogo e situações da vida real e inicie uma discussão com os participantes sobre os recursos e as causas dos conflitos. Explique aos participantes que é normal que haja conflitos, mas que eles podem se tornar violentos quando as pessoas são incapazes de compartilhar, cooperar e viver de maneira solidária. Tendemos a resolver os conflitos pensando apenas em nós mesmos, mas não seria melhor transformar as situações de maneira que ninguém saia perdendo?
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem