background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

114

Ilhas minguantes

Objetivo:

 Apresentar o tema da transformação de conflitos e das alternativas não violentas.

Resultado:

 Os participantes refletem sobre os conflitos e suas causas e exploram a importância de 

criar situações nas quais todos saem ganhando.

Material:

 Folhas de jornal e música gravada.

Atividade

Espalhe folhas de jornal pelo chão, deixando espaços entre elas. Comece com muitas folhas de jornal. 
Cada folha representa uma ilha. Ponha música e peça aos participantes que caminhem em volta das 
ilhas  sem  pisá-las.  Peça-lhes  que  entrem  em  uma  ilha  cada  vez  que  a  música  parar.  Pare  a  música 
periodicamente.

Cada vez que a música voltar, remova uma ilha para que seu número diminua gradualmente e elas 
fiquem  cada  vez  mais  cheias.  Em  certo  momento,  não  haverá  espaço  para  todos  os  participantes. 
Aqueles que não conseguirem entrar em nenhuma ilha serão eliminados. Continue até que só reste 
uma ilha e a maioria dos participantes esteja fora do jogo.

Discuta a atividade

Quando  o  jogo  terminar,  discuta  o  que  aconteceu  com  os  participantes.  Estas  são  algumas  das 
perguntas que você pode fazer:

>  O que aconteceu quando havia menos ilhas?
>  Como as pessoas reagiram?
>  Como você se sentiu quando não encontrou uma ilha e saiu do jogo?
>  Como você protegia o seu próprio espaço?
>  Você ajudou os outros?
>  Essa situação é semelhante ao que acontece na vida real?

Estabeleça  paralelismos  entre  o  jogo  e  situações  da  vida  real  e  inicie  uma  discussão  com  os 
participantes sobre os recursos e as causas dos conflitos. Explique aos participantes que é normal que 
haja  conflitos,  mas  que  eles  podem  se  tornar  violentos  quando  as  pessoas  são  incapazes  de 
compartilhar,  cooperar  e  viver  de  maneira  solidária.  Tendemos  a  resolver  os  conflitos  pensando 
apenas em nós mesmos, mas não seria melhor transformar as situações de maneira que ninguém saia 
perdendo?

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem