Módulo 2

Transformar o mundo juntos

PALAVRA-CHAVE: RECONCILIAÇÃO
A reconciliação não é somente uma forma de cura quando as coisas vão mal; também é uma orientação para lidar com problemas, diferenças e conflitos inevitáveis da vida em comunidade.

 

Aprender a viver juntos 2

 

Partindo da Compreensão de si mesmo e dos outros, esta jornada motivará a construírem pontes de confiança e trabalharem juntos, para que cada um possa contribuir para o fomento da paz em suas origens. Descobrirão que as injustiças e a violência surgem quando não conseguimos nos respeitar mutuamente, quando se trabalha com outras pessoas, frequentemente é necessário adotar uma atitude de reconcialição. Uma atitude de reconciliação incentiva e a restabelecer as relações desfeitas, encontrar a paz interior e cumprir suas responsabilidades ajuda individuais e coletivas. Como facilitador, escolha os quiosques que deseja visitar e planeje a jornada de seu grupo para transformar o mundo juntos!

 

morada 2O que acontece quando não conseguimos nos respeitar mutuamente?
Este quiosque mostra que os conflitos são normais nas relações humanas, mas que também podem ser resolvidos pacificamente pela transformação construtiva.Explorarão como nossa incapacidade de compreensão e respeito mútuo pode levar à violência, à injustiça e à violação da dignidade humana.

 

Atividades sugeridas
> Hora do cinema, pág. 71.
> Aprender a partir de histórias da vida real, pág. 72.
> Situações injustas, pág. 75.
> Como seria o mundo se..., pág. 104.
> Mil grous de papel, pág. 107.
> Ilhas minguantes, pág. 114.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

morada 3Compreender os conflitos, a violência e as injustiças que me rodeiam
Este quiosque leva a compreender as raízes e as consequências dos conflitos, injustiças e situações violentas que os rodeiam. Explorarão os comportamentos e ações dos seres humanos e aprenderão sobre a capacidade humana de criar, destruir e transformar.

 

Atividades sugeridas
> Hora do cinema, pág. 71.
> Dramatizações, pág. 85.
> Utilizar estudos de casos, pág. 86.
> Dilemas, pág. 89.
> Mesas redondas, pág. 97.
> Debates, pág. 98.
> Mil grous de papel, pág. 107.
> Ilhas minguantes, pág. 114.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

A paz cMoradaomeça comigo mesmo
Este quiosque ajudará a refletir sobre como suas atitudes podem contribuir para gerar violência e injustiça. Ao mesmo tempo, terão consciência de sua responsabilidade pela transformação dessas atitudes. Examinarão a si mesmose refletirão sobre suas relações com os outros.Desenvolverão seu ser interior e fortalecerãosua capacidade de transformar o mundo.

 

Atividades sugeridas
> Círculos de percussão, pág. 79.
> Meditação sobre mim mesmo – uma jornada silenciosa, pág. 99.
> Reconhecimento prazeroso, pág. 105.
> Mandalas, pág. 106.
> Mil grous de papel, pág. 107.
> Pintar camisetas, pág. 109.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

morada 4Alternativas não violentas
Neste quiosque, serão inspirados e preparados para responder pacificamente às situações que afetam sua própria identidade e seus direitos. Descobrirão alternativas não violentas e os movimentos de resistência não violenta que foram empregados para abordar injustiças e situações violentas. Refletirão sobre a importância da paz para transformar comunidades , sociedades e o mundo.

 

Atividades sugeridas
> Visitas de campo, pág. 84.
> O banco ético, pág. 87.
> Solução de problemas em seis passos, pág. 91.
> Notícias sobre a paz, pág. 93.
> Líderes sociais e religiosos, pág. 101.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

morada 5Caminho da reconciliação
Este quiosque valorizará a reconciliação como um método para reparar as relações desfeitas. Desenvolverão seu ser interior e aprenderão a escutar os outros, a perdoar, a sanar e a restaurar. O caminho permitirá visualizar a natureza humana dosoutros, reconhecendo a dor causada a eles e por eles e a necessidadede buscar e oferecer perdão.

 

Atividades sugeridas
> Histórias para a alma, pág. 73.
> Narração de histórias, pág. 74.
> Solução de problemas em seis passos, pág. 91.
> Líderes sociais e religiosos, pág. 101.
> Por que me faz sofrer?, pág. 102.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

morada 6Construir pontes de confiança
Neste quiosque, trabalharão com os outros para construir pontes de confiança e reconciliar as diferenças. Os exercícios também os ajudarão a melhorar suas habilidades de comunicação e escuta. Os participantes trabalharão juntos, e com outros, para alcançar objetivos comuns, examinando e explorando sua capacidade de transformar a sociedade.

 

Atividades sugeridas
> Dramatizações, pág. 85.
> Solução de problemas em seis passos, pág. 91.
> Cafés inter-religiosos, pág. 96.
> Fazer um filme, pág. 110.
> Bola no ar, pág. 115.
> Desenvolvimento de projetos, pág. 121.
> Diálogos inter-religiosos, pág. 122.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.

 

morada 7Trabalhar juntos para transformar o mundo
Depois de terem percorrido os quiosques deste módulo, estarão motivados e equipados para começar a transformar seu mundo imediato. Estarão mais preparados para trabalhar com os outros a fim de transformar as situações que os rodeiam, trazer a paz e a transformação a suas sociedades e, a partir daí, ao mundo inteiro.

 

Atividades sugeridas
> Aprender prestando serviços, pág. 116.
> Campanhas de aprendizagem inter-religiosa, pág. 117.
> Semanas temáticas, pág. 119.
> Campanhas pelos direitos da criança, pág. 120.
> Desenvolvimento de projetos, pág. 121.

Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de Avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.