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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

78

As ideias que defendo

Objetivo:

 Fazer os participantes defenderem aquilo em que acreditam. Permitir que reflitam sobre 

suas próprias crenças e descubram as dos outros.

Resultado:

 Os participantes descobrem em que medida suas crenças e opiniões diferem das de outras 

pessoas.

Material:

 Material adequado para traçar uma linha de ponta a ponta no centro da sala ou no pátio 

de recreio – por exemplo, giz, fita crepe ou uma tira de tecido. Dois cartazes grandes com os textos 
“Concordo” e “Discordo”.

Atividade

Trace uma linha atravessando a sala de ponta a ponta e coloque um cartaz em cada lado. Peça aos 
participantes  que  se  coloquem  de  frente  para  você  ao  longo  da  linha  divisória.  Diga-lhes  que 
respondam a uma série de afirmações dirigindo-se para o cartaz adequado.

Leia em voz alta algumas frases, como, por exemplo:

>  Todas as crianças deveriam ir à escola.
>  Só os mais inteligentes têm direito a uma educação a partir dos 14 anos.
>  Matar uma pessoa, por qualquer motivo, é errado.
>  As pessoas têm direito a defender suas crenças.
>  Todo mundo tem direito a viver em paz.
>  Ninguém deveria ter que viver sob a ocupação de outro país.
>  Todo mundo tem o direito de ser respeitado.
>  Só respeito quem me respeita.
>  A poluição é responsabilidade dos governos.
>  É inútil jogar papel no lixo se os outros não jogam.
>  Todo mundo tem direito de praticar sua religião.
>  As religiões são uma das principais causas de conflitos no mundo.

Estas  perguntas  foram  elaboradas  com  o  objetivo  de  colocar  os  participantes  em  posições 
contraditórias que estimulem a reflexão. Quando terminar de ler as afirmações, sente os participantes 
em  círculo  e  peça  que  alguns  deles  falem  sobre  suas  respostas.  Discuta  alguns  dos  dilemas  que 
enfrentaram e como se sentiram.

Se  os  participantes  mostrarem  dificuldades  para  responder  às  perguntas,  pergunte-lhes  por  que 
acham que isso acontece. Uma conclusão importante que pode resultar da discussão é que o mundo 
não é simples e que nem sempre é fácil decidir em que acreditar e quando defender aquilo em que se 
acredita.

Pergunte aos participantes o que sentiram ao ver os que estavam do outro lado da linha. Como se 
sentiram sobre eles e suas crenças?

Finalize o exercício enfatizando a diversidade de crenças e as opiniões entre as pessoas e como essas 
crenças e opiniões devem ser respeitadas mesmo que não compartilhemos delas.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem