As ideias que defendo

Objetivo: Fazer os participantes defenderem aquilo em que acreditam. Permitir que reflitam sobre suas próprias crenças e descubram as dos outros.
Resultado: Os participantes descobrem em que medida suas crenças e opiniões diferem das de outras pessoas.
Material: Material adequado para traçar uma linha de ponta a ponta no centro da sala ou no pátio de recreio – por exemplo, giz, fita crepe ou uma tira de tecido. Dois cartazes grandes com os textos “Concordo” e “Discordo”.

Atividade

Trace uma linha atravessando a sala de ponta a ponta e coloque um cartaz em cada lado. Peça aos participantes que se coloquem de frente para você ao longo da linha divisória. Diga-lhes que respondam a uma série de afirmações dirigindo-se para o cartaz adequado.

Leia em voz alta algumas frases, como, por exemplo:

> Todas as crianças deveriam ir à escola.
> Só os mais inteligentes têm direito a uma educação a partir dos 14 anos.
> Matar uma pessoa, por qualquer motivo, é errado.
> As pessoas têm direito a defender suas crenças.
> Todo mundo tem direito a viver em paz.
> Ninguém deveria ter que viver sob a ocupação de outro país.
> Todo mundo tem o direito de ser respeitado.
> Só respeito quem me respeita.
> A poluição é responsabilidade dos governos.
> É inútil jogar papel no lixo se os outros não jogam.
> Todo mundo tem direito de praticar sua religião.
> As religiões são uma das principais causas de conflitos no mundo.

Estas perguntas foram elaboradas com o objetivo de colocar os participantes em posições contraditórias que estimulem a reflexão. Quando terminar de ler as afirmações, sente os participantes em círculo e peça que alguns deles falem sobre suas respostas. Discuta alguns dos dilemas que enfrentaram e como se sentiram.
Se os participantes mostrarem dificuldades para responder às perguntas, pergunte-lhes por que acham que isso acontece. Uma conclusão importante que pode resultar da discussão é que o mundo não é simples e que nem sempre é fácil decidir em que acreditar e quando defender aquilo em que se acredita.
Pergunte aos participantes o que sentiram ao ver os que estavam do outro lado da linha. Como se sentiram sobre eles e suas crenças?
Finalize o exercício enfatizando a diversidade de crenças e as opiniões entre as pessoas e como essas crenças e opiniões devem ser respeitadas mesmo que não compartilhemos delas.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem