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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

85

Dramatizações

Objetivo:

 Apreender sobre as causas dos conflitos e os possíveis meios de resolver situações violentas. 

Esta atividade ajuda aos participantes a se colocarem no lugar dos outros e a refletirem sobre a sua 
própria situação.

Resultado:

 Os participantes aprendem pela experiência por que as pessoas agem de certa forma em 

circunstâncias específicas e analisam as causas das predisposições, dos preconceitos e dos conflitos. Os
participantes  analisam  como  as  práticas  não  éticas  podem afetar de forma negativa a sociedade e 
discutem possíveis maneiras de transformar ou atenuar o grau de violência em uma situação de conflito.

Material:

  Deixe  que  os  participantes  proponham  eles  mesmos  as  situações ou use os cartões de 

dramatizações  fornecidos  na  seção  de  Recursos/Dramatizações,  página  175.  Você  também  pode 
preparar  seus  próprios  cartões  com  base  em  um  assunto  da  atualidade. Use um único cartão de 
dramatização para todos os participantes, ou vários cenários baseados no mesmo tema.

Atividade

Divida os participantes em grupos e peça a cada grupo que pense em um conflito ou uma situação 
violenta que tenha experimentado ou que tenha ocorrido na escola, na vizinhança, na família ou com 
seus  amigos.  Estimule  a  criatividade dos participantes fornecendo exemplos de possíveis conflitos: 
por exemplo, práticas discriminatórias nas escolas, situações violentas em sua vizinhança, problemas 
entre os membros da família ou problemas de coesão comunitária.

Peça aos participantes que façam uma dramatização do conflito de modo a representar o momento 
em que ele assume características violentas. Conceda algum tempo para que eles leiam seus respectivos 
papéis e pratiquem antes da representação.

Diga  aos  participantes  que  também  terão  que  encontrar  uma solução ou um modo de atenuar a 
violência nas situações interpretadas pelos outros grupos.

Quando cada uma das situações estiver sendo representada e ocorrer a intensificação do conflito, pare 
a dramatização dizendo: “Congela!” Nesse momento, peça aos participantes dos outros grupos que 
pensem rapidamente em uma maneira de transformar a situação ou reduzir o grau de violência. Se 
alguém tiver uma ideia, peça que ocupe o lugar do ator ou atriz que, em sua opinião, poderia ajudar a 
atenuar a violência da situação ou que introduza um novo personagem. Repita a dramatização, dessa 
vez com a possível solução, e estimule mais ideias dos outros participantes. Repita duas ou três vezes.

Depois de cada possível solução, mantenha uma breve discussão perguntando aos participantes:

>  Foi uma boa solução?
>  Todas as pessoas envolvidas consideram a solução justa?
>  Isso seria possível em uma situação real?
>  Uma solução unilateral é possível ou será necessário um acordo (o ponto central da representação)?
>  O que aconteceria se... (faça-se de advogado do diabo para estimulá-los a pensar de maneira crítica).

Uma  vez  feitas  todas  as  dramatizações,  convide-os  a  refletir  sobre  como  as  práticas  não  éticas 
destroem as sociedades e prejudicam as relações entre as pessoas. Discuta com eles o significado da 
empatia e sua importância: como a empatia está relacionada ao respeito e como a compreensão dos 
outros ajuda a formar relações mais sólidas?

Peça aos participantes que escrevam em seus Cadernos de 
Aprendizagem sobre as práticas e condutas que podem adotar para 
promover a justiça e o respeito em suas sociedades.