Dramatizações
Objetivo: Apreender sobre as causas dos conflitos e os possíveis meios de resolver situações violentas. Esta atividade ajuda aos participantes a se colocarem no lugar dos outros e a refletirem sobre a sua própria situação.
Resultado: Os participantes aprendem pela experiência por que as pessoas agem de certa forma em circunstâncias específicas e analisam as causas das predisposições, dos preconceitos e dos conflitos. Os participantes analisam como as práticas não éticas podem afetar de forma negativa a sociedade e discutem possíveis maneiras de transformar ou atenuar o grau de violência em uma situação de conflito.
Material: Deixe que os participantes proponham eles mesmos as situações ou use os cartões de dramatizações fornecidos na seção de Recursos/Dramatizações, página 175. Você também pode preparar seus próprios cartões com base em um assunto da atualidade. Use um único cartão de
dramatização para todos os participantes, ou vários cenários baseados no mesmo tema.
Atividade
Divida os participantes em grupos e peça a cada grupo que pense em um conflito ou uma situação violenta que tenha experimentado ou que tenha ocorrido na escola, na vizinhança, na família ou com seus amigos. Estimule a criatividade dos participantes fornecendo exemplos de possíveis conflitos: por exemplo, práticas discriminatórias nas escolas, situações violentas em sua vizinhança, problemas entre os membros da família ou problemas de coesão comunitária.
Peça aos participantes que façam uma dramatização do conflito de modo a representar o momento em que ele assume características violentas. Conceda algum tempo para que eles leiam seus respectivos papéis e pratiquem antes da representação.
Diga aos participantes que também terão que encontrar uma solução ou um modo de atenuar a violência nas situações interpretadas pelos outros grupos. Quando cada uma das situações estiver sendo representada e ocorrer a intensificação do conflito, pare a dramatização dizendo: “Congela!” Nesse momento, peça aos participantes dos outros grupos que pensem rapidamente em uma maneira de transformar a situação ou reduzir o grau de violência. Se alguém tiver uma ideia, peça que ocupe o lugar do ator ou atriz que, em sua opinião, poderia ajudar a atenuar a violência da situação ou que introduza um novo personagem. Repita a dramatização, dessa vez com a possível solução, e estimule mais ideias dos outros participantes. Repita duas ou três vezes.
Depois de cada possível solução, mantenha uma breve discussão perguntando aos participantes:
> Foi uma boa solução?
> Todas as pessoas envolvidas consideram a solução justa?
> Isso seria possível em uma situação real?
> Uma solução unilateral é possível ou será necessário um acordo (o ponto central da representação)?
> O que aconteceria se... (faça-se de advogado do diabo para estimulá-los a pensar de maneira crítica).
Uma vez feitas todas as dramatizações, convide-os a refletir sobre como as práticas não éticas destroem as sociedades e prejudicam as relações entre as pessoas. Discuta com eles o significado da empatia e sua importância: como a empatia está relacionada ao respeito e como a compreensão dos outros ajuda a formar relações mais sólidas?
Peça aos participantes que escrevam em seus Cadernos de Aprendizagem sobre as práticas e condutas que podem adotar para promover a justiça e o respeito em suas sociedades.