Notícias sobre a paz
Objetivo: Permitir que participantes encontrem soluções quando falta o respeito e a compreensão.
Resultado: Os participantes exploram soluções positivas para situações envolvendo falta de respeito e aplicam esse método aos conflitos em suas próprias vidas.
Material: Cartões de notícias sobre a paz. Ver a seção Recursos/Cartões de notícias sobre a paz,
Atividade
Peça aos participantes que se dividam em grupos de quatro a cinco integrantes. Dê a cada grupo um cartão de notícias sobre a paz e diga-lhes que devem encontrar uma solução e informá-la como se fosse a matéria principal em um boletim noticioso na TV.
Cada grupo terá trinta minutos para encontrar a solução e preparar seu boletim noticioso. Peça-lhes que representem a situação ou que entrevistem as pessoas envolvidas e informem a solução.
Inicie uma discussão depois de cada boletim de notícias. Algumas das perguntas poderiam ser:
> Existem outras soluções possíveis para esta situação?
> E se a situação fosse agravada por…?
> A solução proposta não viola os direitos dos outros?
> O que você faria se estivesse nessa situação?
> Como as pessoas podem se reconciliar?
> A reconciliação é importante para obter paz no mundo?
Induza os participantes a exercitar sua mente e pensar livremente sobre as soluções, estimulandoas ideias inovadoras e a controvérsia. Convide-os a pensar em soluções pacíficas que não prejudiquem outras pessoas.
Peça aos participantes que encarem os acontecimentos do ponto de vista dos direitos, do respeito e da responsabilidade. Estão violando os direitos de quem? Estão respeitando os direitos de quem? As pessoas estão se respeitando mutuamente? A solução permite que as pessoas assumam a responsabilidade por si mesmas e pelos outros? Estão protegendo os direitos de outras pessoas?
Finalize a sessão empregando a tabela das Doze Habilidades para a Transformação de Conflitos da próxima página, para refletir com os participantes sobre as melhores maneiras de transformação de conflitos. Por exemplo, explique como a mediação pode contribuir para a compreensão entre as partes envolvidas em um conflito. Pergunte se alguma vez foram mediadores em um conflito ou se já experimentaram uma situação na qual outros agiram como mediadores. Discuta, por exemplo, como expressar seus direitos pode criar situações em que todos ganham ou como é possível chegar a uma negociação pacífica mostrando-se gentil com as pessoas e duro com o problema.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem