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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

93

Notícias sobre a paz

Objetivo:

 Permitir que participantes encontrem soluções quando falta o respeito e a compreensão.

Resultado:

 Os participantes exploram soluções positivas para situações envolvendo falta de respeito e 

aplicam esse método aos conflitos em suas próprias vidas.

Material:

  Cartões  de  notícias  sobre  a  paz. Ver a seção Recursos/Cartões de notícias sobre a paz, 

página 177.

Atividade

Peça aos participantes que se dividam em grupos de quatro a cinco integrantes. Dê a cada grupo um 
cartão de notícias sobre a paz e diga-lhes que devem encontrar uma solução e informá-la como se 
fosse a matéria principal em um boletim noticioso na TV.

Cada grupo terá trinta minutos para encontrar a solução e preparar seu boletim noticioso. Peça-lhes 
que representem a situação ou que entrevistem as pessoas envolvidas e informem a solução.

Inicie uma discussão depois de cada boletim de notícias. Algumas das perguntas poderiam ser:

>  Existem outras soluções possíveis para esta situação?
>  E se a situação fosse agravada por…?
>  A solução proposta não viola os direitos dos outros?
>  O que você faria se estivesse nessa situação?
>  Como as pessoas podem se reconciliar?
>  A reconciliação é importante para obter paz no mundo?

Induza os participantes a exercitar sua mente e pensar livremente sobre as soluções, estimulandoas 
ideias inovadoras e a controvérsia. Convide-os a pensar em soluções pacíficas que não prejudiquem 
outras pessoas.

Peça aos participantes que encarem os acontecimentos do ponto de vista dos direitos, do respeito e da 
responsabilidade.  Estão  violando  os  direitos  de  quem?  Estão respeitando os direitos de quem? As 
pessoas  estão  se  respeitando  mutuamente?  A  solução  permite  que  as  pessoas  assumam  a 
responsabilidade por si mesmas e pelos outros? Estão protegendo os direitos de outras pessoas?

Finalize a sessão empregando a tabela das Doze Habilidades para a Transformação de Conflitos da 
próxima página, para refletir com os participantes sobre as melhores maneiras de transformação de 
conflitos. Por exemplo, explique como a mediação pode contribuir para a compreensão entre as partes 
envolvidas  em  um  conflito.  Pergunte  se  alguma  vez  foram  mediadores  em um conflito ou se já 
experimentaram uma situação na qual outros agiram como mediadores. Discuta, por exemplo, como 
expressar seus direitos pode criar situações em que todos ganham ou como é possível chegar a uma 
negociação pacífica mostrando-se gentil com as pessoas e duro com o problema.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem