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Aprender a Viver Juntos

 

Espiritualidade

As crianças possuem capacidades espirituais significativas. Em primeiro lugar, possuem um sentido 
especial  do  tempo.  São  capazes  de  permanecer  completamente  quietas  observando  uma  fila  de 
formigas, absortas em seu ir e vir. De um ponto de vista espiritual, as crianças têm essa habilidade de 
submergir  no  momento,  o  que  muitos  adultos  passam  horas  tentando  reaprender.  Essa  habilidade 
inclui ao mesmo tempo uma consciência absoluta da realidade em que se encontram e um senso de 
intemporalidade.

Outro  dom  espiritual  que  ocorre  de  forma  natural  nas  crianças  menores  é  a  capacidade  de  se 
maravilhar;  não  como  uma  forma  de  evasão  fantástica  ou  onírica  da  realidade,  mas  como  uma 
experiência que impregna todo o seu ser. É algo que se apodera de seu corpo e de seus sentidos, além 
de  sua  mente.  A  criança  desejará  cheirar  repetidamente  a  massa  do  pão  quando  este  for  posto  no 
forno, ou ficará escutando o barulho da chuva que cai sobre o telhado, ou permanecerá sentada em 
silêncio contemplando a chama de uma vela acesa. Essa capacidade de assombro conduz à alegria, 
mantém viva a emoção e o entusiasmo e traz energia e esperança.

O  amor  constitui  a  terceira  característica  da  capacidade  espiritual  das  crianças.  Dar  e  receber  é 
inerente à infância. Quem não experimentou esse momento extraordinário no qual uma criança nos 
oferece seu brinquedo preferido, confiando que não vamos tirá-lo, mas que o compartilharemos e o 
devolveremos depois? Entretanto, também sabemos quão rápido uma criança aprende a não confiar.

Consagrado à criação de uma rede de pessoas dedicadas à infância, o Reverendo Takeyasu Miyamoto 
estabeleceu o Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, declarando:

“Estou firmemente convencido de que o processo de decadência espiritual e a falta de atenção a uma 
ética básica é a raiz da crescente violência e injustiça que atualmente presenciamos a nosso redor. Um 
passo  fundamental  no  caminho  rumo  à  paz  é  assegurar  que  todas  as  crianças  cresçam  com
plena consciência de sua capacidade inata para o desenvolvimento espiritual, e é por isso que a 
implementação de uma educação ética inter-religiosa – tanto nas escolas quanto em outros ambientes
‘educativos’ – é crucial para alcançar o objetivo de construir um mundo pacífico em que reine a dignidade
humana, um mundo apropriado para as crianças e os adolescentes no sentido mais autêntico.”

Esta  frase  fundacional  fala  de  permitir  que  as  crianças  descubram  sua  “capacidade  inata  para  o 
desenvolvimento espiritual”. Isso significa que a espiritualidade não é algo que alguém possa impor 
ou  sequer  dar  a  sua  criança;  a  educação  ética  tem  como  propósito  dotar  as  crianças  dos  meios 
necessários para descobrir a plenitude de sua espiritualidade e empregá-la em benefício de seu próprio 
bem-estar e o da sociedade como um todo. É importante reconhecer que essa capacidade espiritual 
inata na criança deve ser alimentada e desenvolvida. A essas crianças que nos revelam o intemporal, a 
capacidade de assombro e o amor, podemos oferecer as palavras e imagens que concebemos como 
veículos  do  eterno,  do  maravilhoso  e  do  infinitamente  amoroso.  É  importante  desenvolver  esta 
espiritualidade dentro do contexto concreto da tradição religiosa ou espiritual da criança, de modo a 
fornecer uma estrutura e fundamentos específicos para o seu crescimento e desenvolvimento. Esse 
crescimento ocorre por meio de um processo que engloba o ensino, a reflexão crítica, a integração e o 
estabelecimento e prática de relacionamentos positivos.

Espiritualidade e religião não são o mesmo e às vezes estão em campos opostos. Algumas pessoas 
podem  se  inclinar  pela  espiritualidade  em  busca  de  uma  maior  abertura,  de  modo  que  nem  tudo 
esteja  confinado  pelas  fronteiras  religiosas  existentes.  Entretanto,  existem  também  as  falsas 
espiritualidades que levam a pessoa a uma preocupação egocêntrica consigo ou a mantêm afastada da 
realidade  do  mundo  em  que  vive.  Há  quem  acredite  que  a  espiritualidade  está  relacionada  aos 
sentimentos e emoções. Mas a espiritualidade é uma forma de canalizar as emoções, os sentimentos e 
a compaixão, transformando-os em compromisso. E o compromisso, por sua vez, é a força motriz da 
liberação e do empoderamento.

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Aprender a Viver Juntos

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A espiritualidade é uma atitude, uma maneira de ser, de se situar no universo. É algo que nos leva 
além do que somos, além do que experimentamos normalmente.

Em primeiro lugar, uma espiritualidade que consiste em ‘ir além’ se interessará pelo eterno, não pelo 
imediato.  Por  exemplo,  se  consideramos  situações  em  que  adultos  recorrem  à  violência  contra  as 
crianças, quase sempre isso é devido ao fato de que estão presos ao imediato e não são capazes de ver 
o eterno. Em muitos casos, é essa preocupação com o imediato que faz o adulto recorrer à violência. 
Castigar uma criança sugere uma preocupação com o imediato, um desejo imediato de calar uma 
criança  sem  se  perguntar  o  que  esse  castigo  poderá  significar  para  ela  a  longo  prazo.  Uma 
espiritualidade que consiste em ‘ir além’ – a espiritualidade transcendente – não se satisfaz com o 
imediato, mas está em busca do fim último.

Em segundo lugar, a espiritualidade que vai além não se satisfaz com respostas. Ir além é formular 
perguntas. A maioria das pessoas busca uma resposta rápida. Quanto mais perguntas fazemos, mais 
avançamos.  Algumas  vezes,  estamos  tão  certos  de  conhecer  as  respostas  que  deixamos  de  fazer 
perguntas. A atitude espiritual não se satisfaz apenas com respostas.

Em terceiro lugar, a espiritualidade que vai além não pode ser restringida por limites; ao contrário, o 
que  ela  busca  são  as  possibilidades.  As  pessoas  podem  viver  e  trabalhar  juntas  pelo  bem  da 
comunidade. O imperativo de amar o próximo como a si mesmo é um desafio de ir além, de tentar 
experimentar o que em aparência é uma contradição. É possível amar nossos inimigos? Quando nos 
perguntarmos se esse propósito é realista, estamos nos abrindo para a própria possibilidade.

A  espiritualidade  constitui  um  chamado  para  ir  além  de  si  mesmo:  do  imediato  ao  eterno,  das 
respostas às perguntas, das fronteiras às possibilidades. Desenvolver o potencial espiritual inato das 
crianças contribui para construir um mundo apropriado para a infância.

As próximas seções de Aprender a Viver Juntos contêm diretrizes práticas para a criação 

de um programa intercultural e inter-religioso de educação ética.

O processo é dividido em dois Módulos de Aprendizagem, que sugerem atividades e incluem 

recursos originários de diferentes tradições e regiões que favorecem o processo  

de aprendizagem.

Esperamos que este recurso lhe seja útil.