Aprender com histórias da vida real

Objetivo: Ajudar os participantes analisar situações de injustiça, conflito e desrespeito por meio de histórias da vida real.
Resultado: Os participantes passam a ter consciência de que todos temos a responsabilidade de respeitar o direito à dignidade humana, que é universal e inalienável.
Material: Escolha um dos estudos de casos (Recursos/Estudos de casos, página 139) ou, a partir de jornais ou revistas, selecione material relacionado a violações dos direitos humanos que estejam acontecendo na atualidade. Você pode optar por usar uma, duas ou várias histórias. Procure escolher histórias com extensão semelhante; talvez você queira que todas falem sobre o mesmo assunto, ou talvez prefira apresentar histórias sobre vários assuntos diferentes. Para esta atividade, o facilitador necessitará de cartolinas e canetinhas.

Atividade

1. Divida os participantes em pequenos grupos de três a cinco pessoas e entregue a cada grupo uma cópia da história.
2. Peça a cada grupo que leia sua história e discuta a causa da situação apresentada, os princípios éticos ou direitos humanos que estão sendo violados e as consequências.
3. Se houver tempo, peça ao grupo que prepare uma dramatização da história que leu. Não precisa necessariamente ser uma representação exata da história, mas uma interpretação dela. Se decidir eliminar esta etapa, siga diretamente para o ponto 5, a discussão.
4. Quando todos os grupos terminarem de debater e preparar suas dramatizações, junte-os para que as apresentem e depois as discutam.
5. Use as perguntas a seguir para iniciar uma discussão sobre a história. Enquanto formula as perguntas, resuma as respostas e as reflexões dos participantes nas cartolinas, para que possam visualizar sua própria aprendizagem. Você também pode aplicar técnicas de cartões ou mapas mentais para apresentar as conclusões dos diferentes grupos, de modo que aprendam uns com os outros.

> Quem são os protagonistas e qual era a relação que havia entre eles?
> Qual era a situação ou o fato principal da história? Qual era a causa?
> Quem teve seus direitos violados? Quais direitos foram respeitados? Os personagens se respeitam uns aos outros? São responsáveis por si mesmos e pelos outros? Protegem os direitos dos outros?
> Como essa situação poderia ser resolvida de uma forma ética?
> O que essa história nos ensina e que relação isso tem com nossas próprias vidas?

Estimule os participantes a descrever voluntariamente suas experiências pessoais para incorporá-las à discussão.
Finalize a atividade com uma reflexão sobre como nossas ações e atitudes podem afetar os outros de forma positiva ou negativa.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem