Círculos de percussão
Objetivo: Criar uma oportunidade e um espaço para que os participantes estabeleçam conexões por meio de uma experiência compartilhada em um ambiente diferente.
Resultado: Os participantes entram em contato uns com os outros de uma forma distinta, mais íntima, e aprendem mais sobre as vidas dos outros.
Material: Diversos tipos de instrumentos de percussão, lenha para fazer fogo, fósforo e combustível. Você encontrará instruções sobre como fazer uma boa fogueira em http://www.luontoon.fi/page.asp?Section=8497 (em inglês)
Atividade
Acenda a fogueira e prepare alguns instrumentos de percussão. Reúna os participantes em volta da fogueira e distribua os instrumentos. Se houver participantes que já saibam tocá-los, deixe que ensinem os outros. Procure planejar atividades de percussão que incorporem todos os participantes ou o maior número possível. O propósito é permitir que os participantes experimentem a emoção de criar um ritmo juntos. Quando todos tiverem se divertido e estiverem relaxados, crie um espaço para dialogar.
Estimule os participantes a falarem de qualquer coisa que lhes ocorra. Transforme essa ocasião em um espaço para aprender uns com os outros e descobrir o interior de cada um.
Atribua significado à música, ao fogo, à noite e a cada uma das pessoas que participam da atividade. Convide-as a refletir sobre tudo aquilo que torna esse momento único. Expanda o tema mencionando todas as pessoas extraordinárias que fazem parte de uma mesma natureza humana e vivem em um universo compartilhado.
Os círculos de percussão podem servir como um espaço íntimo e um momento de reflexão, tanto pessoal quanto compartilhada, sobre como as pessoas podem trabalhar juntas pela paz. Os participantes se sentem unidos e aprendem a conhecer melhor a si mesmos e aos outros, gerando sinergias que podem ser muito positivas para o trabalho em comum.
Se possível, programe todos os meses um círculo de percussão como atividade especial.
Os círculos de percussão podem ser utilizados conjuntamente com as seguintes atividades:
> Narração de histórias.
> Canto e dança.
> Meditação e reflexão.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem