background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

104

Como seria o mundo se…

Objetivo:

 Criar uma oportunidade para os participantes pensarem nas consequências dos conflitos 

no mundo e nos valores que devemos ter para ajudar a construir um mundo melhor.

Resultado:

 Os participantes refletem sobre as causas e consequências dos conflitos e a importância 

do entendimento mútuo. Visualizam como podem contribuir para estimular o entendimento mútuo.

Material:

  Cartolinas,  canetas,  cartões  postais,  revistas,  jornais,  cola.  Junte  todos  os  materiais  que 

considerar necessários.

Atividade

1.  Peça aos participantes que formem duplas e usem o material fornecido para fazer um desenho ou 

uma representação do que seria o mundo:
>  Se não houvesse conflitos violentos.
>  Se eu mudasse_____ ou fizesse____.
>  Ou qualquer outra frase, em função do que deseje destacar na discussão.

2.  Reúna todo o grupo e permita que cada dupla explique seu respectivo desenho.
3.  Inicie uma discussão com base nas questões apresentadas nos desenhos. Considere também:

>  O que podemos fazer para promover o entendimento mútuo entre pessoas de diferentes 

religiões e crenças?

>  Como podemos promover a reconciliação entre pessoas de crenças e culturas diferentes?
>  Que qualidades ou valores são necessários para sermos mais compreensivos?
>  Você acha que a religião pode ajudar as pessoas a serem mais compreensivas e respeitosas?
>  Como você pode contribuir para construir um mundo no qual as pessoas se respeitem umas 

às outras?

Esta atividade poderia ser realizada como uma campanha escolar, com uma exposição dos desenhos.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem

Minhas anotações

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................................................................................................................