background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

76

Desenhar mapas

Objetivo:

 Motivar os participantes a se interessarem mais pelo mundo e sua riqueza, entrando em 

contato com outras culturas e religiões de diferentes partes do mundo.

Resultado:

 Os participantes adquirem uma melhor compreensão de outras religiões e culturas, assim 

como da importância de aprender sobre a diversidade.

Material:

  Um  mapa-múndi  grande,  um  globo  terrestre  ou,  na  falta  disso,  um  esboço  do  mundo. 

Folhas  de  anotações  adesivas,  pequenas  etiquetas,  alfinetes  ou  percevejos  serão  necessários  para 
acrescentar comentários e anotações ao mapa.

Atividade

Divida os participantes em grupos de três ou quatro e peça a cada grupo que localize no mapa oito 
países que representem pelo menos quatro religiões diferentes.

Conceda aos participantes 15 minutos para discussão dentro do grupo e mais cinco minutos para que 
coloquem suas repostas no mapa.

Peça a todos que observem o mapa e compartilhem seus conhecimentos. Questione suas respostas 
perguntando-lhes sobre aquelas pessoas de grupos minoritários que têm outras crenças nos países que 
eles selecionaram.

Você pode concluir a sessão fazendo aos participantes todas ou algumas destas perguntas de caráter 
geral:

>  Que religiões há no mundo? Faça uma lista para ver quantas eles conseguem citar.
>  Proporcionalmente, quantas pessoas praticam cada uma das religiões mencionadas?
>  Qual é a religião que predomina em seu país? Em sua cidade? Em sua escola? Também são 

praticadas outras religiões? O que você sabe sobre as pessoas que praticam outras religiões?

>  As pessoas que praticam outras religiões em seu país, cidade ou escola enfrentam dificuldades 

como consequência de sua fé? Existem preconceitos ou discriminação? Em caso afirmativo, qual 
seria a razão? Podemos fazer algo para que diminua a intolerância e a falta de respeito mútuo?

>  O que acontece com aqueles que não praticam nenhuma religião? Existem preconceitos ou 

discriminação contra eles? Discuta.

>  Talvez os participantes façam propostas concretas – uma visita inter-religiosa, uma festa cultural 

ou uma visita de campo – que pode ser interessante aceitar.

Se  desconhecerem  a  resposta  a  muitas  das  perguntas,  tome  nota  das  principais  dúvidas  para  que 
todos possam pesquisar as respostas, em bibliotecas ou na Internet, e informar o grupo sobre o que 
encontraram na próxima sessão.

Seria útil exibir um vídeo ou DVD sobre diferentes religiões ou fazer uma apresentação mostrando os 
nomes de diferentes religiões, seus respectivos fundadores e suas principais crenças e costumes (por 
exemplo, vestimentas, ritos e textos sagrados).

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem