Desenhar mapas

Objetivo: Motivar os participantes a se interessarem mais pelo mundo e sua riqueza, entrando em contato com outras culturas e religiões de diferentes partes do mundo.
Resultado: Os participantes adquirem uma melhor compreensão de outras religiões e culturas, assim como da importância de aprender sobre a diversidade.
Material: Um mapa-múndi grande, um globo terrestre ou, na falta disso, um esboço do mundo. Folhas de anotações adesivas, pequenas etiquetas, alfinetes ou percevejos serão necessários para acrescentar comentários e anotações ao mapa.

Atividade

Divida os participantes em grupos de três ou quatro e peça a cada grupo que localize no mapa oito países que representem pelo menos quatro religiões diferentes.
Conceda aos participantes 15 minutos para discussão dentro do grupo e mais cinco minutos para que coloquem suas repostas no mapa.
Peça a todos que observem o mapa e compartilhem seus conhecimentos. Questione suas respostas perguntando-lhes sobre aquelas pessoas de grupos minoritários que têm outras crenças nos países que eles selecionaram.
Você pode concluir a sessão fazendo aos participantes todas ou algumas destas perguntas de caráter geral:

> Que religiões há no mundo? Faça uma lista para ver quantas eles conseguem citar.
> Proporcionalmente, quantas pessoas praticam cada uma das religiões mencionadas?
> Qual é a religião que predomina em seu país? Em sua cidade? Em sua escola? Também são praticadas outras religiões? O que você sabe sobre as pessoas que praticam outras religiões?
> As pessoas que praticam outras religiões em seu país, cidade ou escola enfrentam dificuldades como consequência de sua fé? Existem preconceitos ou discriminação? Em caso afirmativo, qual seria a razão? Podemos fazer algo para que diminua a intolerância e a falta de respeito mútuo?
> O que acontece com aqueles que não praticam nenhuma religião? Existem preconceitos ou discriminação contra eles? Discuta.
> Talvez os participantes façam propostas concretas – uma visita inter-religiosa, uma festa cultural ou uma visita de campo – que pode ser interessante aceitar.

Se desconhecerem a resposta a muitas das perguntas, tome nota das principais dúvidas para que todos possam pesquisar as respostas, em bibliotecas ou na Internet, e informar o grupo sobre o que encontraram na próxima sessão.
Seria útil exibir um vídeo ou DVD sobre diferentes religiões ou fazer uma apresentação mostrando os nomes de diferentes religiões, seus respectivos fundadores e suas principais crenças e costumes (por exemplo, vestimentas, ritos e textos sagrados).

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem