background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

77

Alcançar as estrelas

Objetivo:

  Permitir  que  os  participantes  descubram  quem  são  os  outros  e  quão  diferentes  ou 

semelhantes a si próprios eles podem ser.

Resultado:

 Os participantes tomam conhecimento de que os outros, mesmo sendo diferentes, podem 

ser também muito semelhantes. Os participantes reconhecem a si mesmos e aos outros, contemplando-
os interna e externamente.

Material:

 Papel e canetas, vários rolos de fio colorido, fita crepe e várias tesouras.

Atividade

1.  Cada participante desenha uma estrela de cinco pontas (dê-lhes um molde ou um modelo que 

possam copiar, para que todas as estrelas sejam semelhantes). Pergunte aos participantes quais 
informações sobre si próprios são fundamentais para a sua identidade e selecione cinco perguntas 
na lista. Peça-lhes para escreverem a resposta às perguntas em cada uma das pontas da estrela; 
por exemplo, sua religião, sua música favorita, seu lugar preferido, a pessoa mais importante para 
eles, sua atividade favorita. Outras opções podem ser escolhidas em função da composição do 
grupo.

2.  Quando eles terminarem de escrever em suas estrelas, sente-os em círculo e deixe que cada um 

explique suas opções. Peça-lhes também que coloquem sua estrela na parede. Dê a cada 
participante um rolo de fio colorido que ele poderá usar para unir as pontas de sua estrela com as 
de outros que expressaram gostos semelhantes.

3.  Cada pessoa deverá encontrar pelo menos uma semelhança com a pessoa que fez a apresentação 

anterior ou com qualquer pessoa que a tenha precedido. Você ou seu ajudante poderão ser os 
primeiros para que cada participante encontre pelo menos uma semelhança.

4.  Uma vez feitas todas as uniões, peça aos participantes que tentem conhecer melhor os criadores 

das estrelas com quem agora estão unidos. Através de conversas breves, eles deverão descobrir 
mais semelhanças com essas pessoas, mas também algumas diferenças. Por exemplo, nós dois 
gostamos de comida indiana; eu gosto de futebol, mas ele ou ela não; ele ou ela gosta de 
cozinhar, mas eu não; moramos na mesma região da cidade, etc.

5.  Observe quantas pontas das estrelas não estão unidas a outras: trata-se de interesses ou paixões 

exclusivas de determinadas pessoas? Reflita com eles sobre como é maravilhoso que haja tanta 
diversidade e riqueza no mundo; sobre como, mesmo que as estrelas pareçam todas iguais, 
sabemos que são diferentes e como isso é emocionante.

6.  Peça aos participantes que falem sobre uma das pessoas que conheceram, explicando o que 

tinham em comum e em que eram diferentes.

7.  Por último, inicie uma discussão geral sobre o que torna cada um de nós único. Saliente que 

todas as pessoas possuem coisas em comum, mas também diferem em aspectos importantes. 
Conclua a atividade com uma reflexão sobre a importância de conhecer o interior das pessoas e 
não somente o seu exterior.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem