Hora do cinema

Objetivo: Conscientizar os participantes sobre os conflitos, injustiças e situações violentas no mundo e sobre como as ações de alguns poucos podem fazer uma grande diferença.
Resultado: Os participantes aprendem sobre pessoas e lugares novos e sobre história. A coragem e o envolvimento daqueles cujas ações são mostradas nos filmes levarão aos participantes a se perguntarem sobre os motivos da violência, da pobreza e dos conflitos e sobre a necessidade permanente de transformar essas situações em algo melhor.
Material: Uma cópia em bom estado do filme, em vídeo ou DVD, e um lugar cômodo para assisti-lo. Se preferir levar o grupo ao cinema, tente encontrar um lugar tranquilo onde possam discutir o filme posteriormente antes de se dispersarem.

Atividade

Os filmes são um meio que pode ajudar os participantes a entrar em outro mundo ou outra vida para ver como as coisas eram, ou ainda são, para outras pessoas. Dependendo da habilidade do diretor, os espectadores também podem ser levados a considerar diferentes pontos de vista e motivações e a compreender a complexidade das situações que enfrentamos.
A Seção de Recursos, na página 149, contém uma lista com alguns filmes adequados, à qual muitos outros podem ser acrescentados.
Antes de “ir ao cinema” faça um breve resumo do enredo do filme e do período em que se situa. Pergunte-lhes por que acham que ver esse filme é importante para sua formação ética.
Depois do filme, faça aos participantes perguntas gerais questionando sua compreensão do filme e dos fatos e personagens mostrados. Pergunte sobre a motivação dos personagens; sobre como alguns fazem o que lhes é ordenado e outros usam sua consciência e iniciativa para agir de forma individual em nome dos outros. Você pode perguntar se acham que o filme tem alguma relação com sua própria realidade social ou com o que sabem sobre a atualidade mundial. Amplie a discussão analisando as causas dos conflitos e as injustiças no mundo. Você também pode perguntar aos participantes que posição adotariam se tivessem que enfrentar uma situação semelhante à do filme.
Finalmente, peça aos participantes que examinem os acontecimentos narrados no filme do ponto de vista dos direitos, do respeito e da responsabilidade. Quem teve seus direitos violados? Quais direitos estão sendo respeitados? Os personagens se respeitam uns aos outros? Responsabilizam-se por si próprios e pelos outros? Protegem os direitos dos outros?

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem