background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

71

Hora do cinema

Objetivo:

 Conscientizar os participantes sobre os conflitos, injustiças e situações violentas no mundo 

e sobre como as ações de alguns poucos podem fazer uma grande diferença.

Resultado:

 Os participantes aprendem sobre pessoas e lugares novos e sobre história. A coragem e o 

envolvimento daqueles cujas ações são mostradas nos filmes levarão aos participantes a se pergun-
tarem sobre os motivos da violência, da pobreza e dos conflitos e sobre a necessidade permanente
de transformar essas situações em algo melhor.

Material:

 Uma cópia em bom estado do filme, em vídeo ou DVD, e um lugar cômodo para assisti-lo. 

Se preferir levar o grupo ao cinema, tente encontrar um lugar tranquilo onde possam discutir o filme 
posteriormente antes de se dispersarem.

Atividade

Os filmes são um meio que pode ajudar os participantes a entrar em outro mundo ou outra vida para 
ver como as coisas eram, ou ainda são, para outras pessoas. Dependendo da habilidade do diretor, os 
espectadores  também  podem  ser  levados  a considerar diferentes pontos de vista e motivações e a 
compreender a complexidade das situações que enfrentamos.

A Seção de Recursos, na página 149, contém uma lista com alguns filmes adequados, à qual muitos 
outros podem ser acrescentados.

Antes  de  “ir  ao  cinema”  faça  um  breve  resumo do enredo do filme e do período em que se situa. 
Pergunte-lhes por que acham que ver esse filme é importante para sua formação ética.

Depois do filme, faça aos participantes perguntas gerais questionando sua compreensão do filme e 
dos fatos e personagens mostrados. Pergunte sobre a motivação dos personagens; sobre como alguns 
fazem o que lhes é ordenado e outros usam sua consciência e iniciativa para agir de forma individual 
em nome dos outros. Você pode perguntar se acham que o filme tem alguma relação com sua própria 
realidade social ou com o que sabem sobre a atualidade mundial. Amplie a discussão analisando as 
causas dos conflitos e as injustiças no mundo. Você também pode perguntar aos participantes que 
posição adotariam se tivessem que enfrentar uma situação semelhante à do filme.

Finalmente, peça aos participantes que examinem os acontecimentos narrados no filme do ponto de 
vista dos direitos, do respeito e da responsabilidade. Quem teve seus direitos violados? Quais direitos 
estão  sendo  respeitados? Os personagens se respeitam uns aos outros? Responsabilizam-se por si 
próprios e pelos outros? Protegem os direitos dos outros?

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem