Compartilhar experiências pessoais

Objetivo: Permitir que os participantes aprendam com espiritualidade dos outros e reflitam sobre suas próprias crenças.

Resultados: Os participantes exploram e compartilham suas experiências espirituais e refletem juntos.

Material: Papel e canetas ou canetinhas coloridas para os participantes. Prepare uma lista de perguntas – veja alguns exemplos a seguir – sobre como os participantes se relacionam com outras pessoas, o que fazem quando estão tristes ou alegres, quando querem refletir ou quando desejam estar a sós.

Exemplos de perguntas:

O que faz você sorrir, sentir-se vivo, emocionar-se?
O que o deixa de mau humor, irritado e sem vontade de se comunicar?
Você pode me falar sobre algumas das coisas que acontecem quando você se sente bem?
Você pode descrever o que é que vai mal quanto você se sente triste?
Você acha que existe alguma relação entre como você se sente por dentro e como se comunica com os outros?
Suas relações com os outros podem ajudá-lo a se sentir melhor interiormente?

Atividade

1. Reúna seu grupo em um lugar tranquilo e onde cada um possa se sentar e pensar sem distrações; pode ser um jardim, um parque ou uma sala com música suave.
2. Diga aos participantes que esta atividade requer que reflitam sobre seu ser interior, seus sentimentos e crenças, suas vivências do passado e sua relação com os outros. Informe que preparou uma lista de perguntas para orientá-los em sua reflexão e entregue uma cópia a cada um ou exponha a lista de modo que todos possam vê-la. Assegure-lhes que não se trata de uma prova, mas de um exercício para ajudá-los a refletir. Diga-lhes também que não serão obrigados a compartilhar seus pensamentos se não quiserem e que só eles verão o que está escrito nessa folha.
3. Entregue uma cópia da lista de perguntas aos participantes ou mostre-as de modo que todos possam vê-las bem. Peça aos participantes que busquem um lugar confortável e tranquilo onde possam estar a sós e respondam às perguntas na mesma folha ou em outra.
4. Reserve pelo menos 30 minutos para a reflexão e, em seguida, junte-os em um círculo de maneira que possam falar confortavelmente uns com os outros. Inicie a discussão perguntando-lhes como se sentiram respondendo às perguntas. Peça voluntários que queiram contar ao grupo o que responderam a cada uma das perguntas. Mantenha uma atmosfera tranquila e harmoniosa – ninguém deverá ser obrigado a compartilhar suas respostas se não quiser.
5. Finalmente, você poderá abordar a última pergunta e compartilhar com eles seus rituais, seus momentos de reflexão, seus sentimentos e suas crenças. Discuta como eles podem melhorar suas relações com os outros, seja qual for sua crença ou religião.

Para concluir, você pode ler o poema “Cada um com seu destino”, que pode ser encontrado na seção Recursos/Poemas na página 164.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem

Minhas Anotacoes