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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

80

Visitas inter-religiosas

Objetivo:

 Experimentar outras fontes de espiritualidade e aprender sobre outras religiões por meio de 

visitas de estudo a diferentes lugares religiosos: templos, mesquitas, sinagogas, igrejas, gurdwaras, etc.

Resultado:

 Os participantes ampliam seus conhecimentos sobre as crenças, rituais e manifestações 

espirituais de outras religiões.

Material:

 Alguns folhetos informativos para os participantes sobre as religiões que vão estudar. Eles 

também deverão fazer anotações sobre os lugares visitados.

Atividade

Os  participantes  realizam  uma  série  de  visitas  a  diferentes  lugares  de  culto.  As  visitas  podem  ser 
agrupadas em um percurso de vários dias, de uma semana ou até mais. Todos, independentemente de 
sua  identidade  religiosa,  e  mesmo  que  não  tenham  religião,  podem  se  beneficiar  dessa  experiência 
nova e possivelmente única de colocar-se no lugar do outro.

Os lugares religiosos podem ser visitados quando estiverem abertos ao público em geral ou durante o 
culto. Em qualquer caso, é aconselhável agendar a visita com o responsável pelo lugar. É importante 
conhecer  a  pessoa  que  vai  organizar  a  visita  para  lhe  explicar  em  que  consiste  o  programa  inter-
religioso e qual é o propósito da visita. Informe seu anfitrião que, dado o espírito inter-religioso da 
visita,  o  programa  deve  conter  informações  mais  descritivas  e  sem  caráter  promocional  ou 
comparativo. A visita poderia incluir, por exemplo:

>  Uma palestra ministrada por um membro do lugar de culto sobre as crenças principais da religião.
>  Uma explicação sobre os diferentes rituais que são realizados no lugar de culto e sua 

importância.

>  Uma oportunidade para que o grupo faça perguntas.
>  Uma oportunidade para conversar com outros adolescentes que frequentam esse lugar.
>  Uma oportunidade, se possível, de presenciar uma cerimônia de culto.
>  Se for apropriado, peça a um dos anfitriões que recite uma oração segundo a tradição de sua religião.

Antes  da  visita,  explique  sua  finalidade  aos  participantes:  aprender  mais  sobre  outras  religiões. 
Enfatize também a necessidade de respeitar as normas relativas ao decoro e à vestimenta nos lugares 
que irão visitar.

Depois  de  cada  visita  e  antes  de  prosseguir,  reserve  um  tempo  para  que  os  participantes  troquem 
impressões. Estimule-os a falar sobre o que aprenderam e estabelecer paralelismos com sua própria 
religião  ou  com  outras  religiões  sobre  as  quais  aprenderam.  Convide-os  a  refletir  sobre  o  que 
experimentaram e como se sentiram enquanto estavam no lugar religioso.

Estes  são  alguns  exemplos  do  que  os  participantes  poderiam  anotar  em  seus  Cadernos  de 
Aprendizagem:

>  O lugar religioso, incluindo seu nome e localização.
>  Quem conheceram e o que aprenderam.
>  Suas principais impressões sobre o lugar e o modo de render culto.
>  As principais crenças das pessoas dessa religião.
>  Semelhanças e diferenças com as próprias crenças, sejam elas religiosas ou não.

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Seção 4

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Orientação para preparar as visitas inter-religiosas

1.  Obtenha informações sobre os lugares de culto que deseja que os participantes visitem. Leve em 

consideração as crenças religiosas dos participantes para incluí-las na visita. Discuta suas 
escolhas com os participantes.

2.  Prepare uma lista de lugares de culto e pense na forma mais prática de visitá-los durante o tempo 

destinado à atividade. Lembre-se de reservar tempo suficiente para as visitas e o deslocamento de 
um lugar ao outro.

3.  Entre em contato com a pessoa responsável de cada um dos lugares de culto que gostaria de 

visitar. Explique o propósito da visita e a importância de experimentar e conhecer as crenças dos 
outros. Certifique-se de que as informações recebidas pelos participantes em cada um dos lugares 
serão informativas e fornecidas em uma atmosfera de respeito por outras crenças.

4.  Dê ênfase à natureza inter-religiosa do grupo, quer seja ele composto por jovens de diferentes 

religiões ou um grupo homogêneo em processo de aprendizagem sobre o respeito a outras 
crenças.

5.  Marque a data e hora da visita com a pessoa que receberá os participantes. Combine com ela o 

tipo de visita: se será durante o culto, como os participantes deverão estar vestidos e se lhes será 
oferecido algum tipo de lanche. Pergunte se seria possível contar com a presença de outras 
crianças ou adolescentes que sejam membros do lugar de culto.

6.  Prepare, se possível, um folheto para os participantes tratando das religiões sobre as quais irão 

aprender durante as visitas.

7.  Informe aos participantes como deverão estar vestidos.
8.  Faça uma reunião preparatória com os participantes antes das visitas. Peça-lhes que preparem 

suas perguntas e que observem o lugar e tudo o mais por dentro e por fora. Durante a reunião 
preparatória mantenha uma pequena conversa sobre as religiões e peça a alguns dos participantes 
que expliquem suas crenças aos outros. Ressalte aos participantes a importância ser respeitoso e 
manter a mente aberta.

9.  Durante a visita, permita que os participantes explorem o lugar e reserve um tempo para que 

possam fazer perguntas antes de partir.

10. Depois da visita, peça aos participantes que anotem suas experiências e sensações e compartilhe 

com eles um tempo para a análise. Enfatize a importância de aprender mais sobre as crenças dos 
outros, bem como sobre as próprias.