Visitas inter-religiosas

Objetivo: Experimentar outras fontes de espiritualidade e aprender sobre outras religiões por meio de visitas de estudo a diferentes lugares religiosos: templos, mesquitas, sinagogas, igrejas, gurdwaras, etc.
Resultado: Os participantes ampliam seus conhecimentos sobre as crenças, rituais e manifestações espirituais de outras religiões.
Material: Alguns folhetos informativos para os participantes sobre as religiões que vão estudar. Eles também deverão fazer anotações sobre os lugares visitados.

Atividade

Os participantes realizam uma série de visitas a diferentes lugares de culto. As visitas podem ser agrupadas em um percurso de vários dias, de uma semana ou até mais. Todos, independentemente de sua identidade religiosa, e mesmo que não tenham religião, podem se beneficiar dessa experiência nova e possivelmente única de colocar-se no lugar do outro.
Os lugares religiosos podem ser visitados quando estiverem abertos ao público em geral ou durante o culto. Em qualquer caso, é aconselhável agendar a visita com o responsável pelo lugar. É importante conhecer a pessoa que vai organizar a visita para lhe explicar em que consiste o programa inter-religioso e qual é o propósito da visita. Informe seu anfitrião que, dado o espírito inter-religioso da visita, o programa deve conter informações mais descritivas e sem caráter promocional ou comparativo. A visita poderia incluir, por exemplo:

> Uma palestra ministrada por um membro do lugar de culto sobre as crenças principais da religião.
> Uma explicação sobre os diferentes rituais que são realizados no lugar de culto e sua importância.
> Uma oportunidade para que o grupo faça perguntas.
> Uma oportunidade para conversar com outros adolescentes que frequentam esse lugar.
> Uma oportunidade, se possível, de presenciar uma cerimônia de culto.
> Se for apropriado, peça a um dos anfitriões que recite uma oração segundo a tradição de sua religião.

Antes da visita, explique sua finalidade aos participantes: aprender mais sobre outras religiões.
Enfatize também a necessidade de respeitar as normas relativas ao decoro e à vestimenta nos lugares que irão visitar.
Depois de cada visita e antes de prosseguir, reserve um tempo para que os participantes troquem impressões. Estimule-os a falar sobre o que aprenderam e estabelecer paralelismos com sua própria religião ou com outras religiões sobre as quais aprenderam. Convide-os a refletir sobre o que experimentaram e como se sentiram enquanto estavam no lugar religioso.
Estes são alguns exemplos do que os participantes poderiam anotar em seus Cadernos de Aprendizagem:

> O lugar religioso, incluindo seu nome e localização.
> Quem conheceram e o que aprenderam.
> Suas principais impressões sobre o lugar e o modo de render culto.
> As principais crenças das pessoas dessa religião.
> Semelhanças e diferenças com as próprias crenças, sejam elas religiosas ou não.

Orientação para preparar as visitas inter-religiosas

1. Obtenha informações sobre os lugares de culto que deseja que os participantes visitem. Leve em consideração as crenças religiosas dos participantes para incluí-las na visita. Discuta suas escolhas com os participantes.
2. Prepare uma lista de lugares de culto e pense na forma mais prática de visitá-los durante o tempo destinado à atividade. Lembre-se de reservar tempo suficiente para as visitas e o deslocamento de um lugar ao outro.
3. Entre em contato com a pessoa responsável de cada um dos lugares de culto que gostaria de visitar. Explique o propósito da visita e a importância de experimentar e conhecer as crenças dos outros. Certifique-se de que as informações recebidas pelos participantes em cada um dos lugares serão informativas e fornecidas em uma atmosfera de respeito por outras crenças.
4. Dê ênfase à natureza inter-religiosa do grupo, quer seja ele composto por jovens de diferentes religiões ou um grupo homogêneo em processo de aprendizagem sobre o respeito a outras crenças.
5. Marque a data e hora da visita com a pessoa que receberá os participantes. Combine com ela o tipo de visita: se será durante o culto, como os participantes deverão estar vestidos e se lhes será oferecido algum tipo de lanche. Pergunte se seria possível contar com a presença de outras crianças ou adolescentes que sejam membros do lugar de culto.
6. Prepare, se possível, um folheto para os participantes tratando das religiões sobre as quais irão aprender durante as visitas.
7. Informe aos participantes como deverão estar vestidos.
8. Faça uma reunião preparatória com os participantes antes das visitas. Peça-lhes que preparem suas perguntas e que observem o lugar e tudo o mais por dentro e por fora. Durante a reunião preparatória mantenha uma pequena conversa sobre as religiões e peça a alguns dos participantes que expliquem suas crenças aos outros. Ressalte aos participantes a importância ser respeitoso e manter a mente aberta.
9. Durante a visita, permita que os participantes explorem o lugar e reserve um tempo para que possam fazer perguntas antes de partir.
10. Depois da visita, peça aos participantes que anotem suas experiências e sensações e compartilhe com eles um tempo para a análise. Enfatize a importância de aprender mais sobre as crenças dos outros, bem como sobre as próprias.