Cafés inter-religiosos
Objetivo: Permitir que os participantes discutam questões de interesse e aprofundem a compreensão e a aprendizagem mútuas.
Resultado: Os participantes assumem a responsabilidade pela organização de uma atividade em que as pessoas se reúnem para falar e refletir sobre questões de interesse e propor possíveis soluções para os problemas sociais.
Material: Lugares como escolas, centros comunitários, lugares de culto ou residências dos participantes, em que as pessoas possam se reunir, se possível periodicamente, para discutir assuntos da atualidade e questões religiosas a partir de diferentes pontos de vista.
Atividade
Explique aos participantes o que é um Café Inter-religioso: um lugar onde as pessoas, se possível de crenças diferentes, se reúnem para discutir questões de interesse e, como em um café, desfrutar de um lanche.
Diga aos participantes que a preparação de um ou mais Cafés Inter-religiosos pode ser parte de seu compromisso de promover o entendimento mútuo. Um pequeno grupo de voluntários pode formar um “comitê” cuja função seja cuidar para que os participantes dessas reuniões informais sintam-se à vontade para falar e aprender uns com os outros, envolvendo também pessoas que de outro modo não chegariam a conhecer.
Estes são os passos que o “comitê” deve seguir para organizar um Café Inter-religioso:
> Selecionar o tema.
> Decidir o método de apresentar a informação; por exemplo, um breve documentário, uma apresentação em PowerPoint, um palestrante convidado, uma exposição de fotografias ou notícias de jornais.
> Organizar um programa com aproximadamente duas horas de duração. O programa deve levar em conta aspectos como a hora em que os convidados começarão a chegar, o lanche, a possível necessidade de algumas técnicas para “quebrar o gelo” e fazer todos se sentirem à vontade, a apresentação de um tema e a necessidade de um turno de perguntas e respostas e/ou de uma discussão geral com a participação de toda a audiência.
> Decidir que lanche será servido, de onde virá, quem o fornecerá e em que ponto da sessão será servido.
> Alguém (não necessariamente um adulto) deve “presidir” informalmente o Café, encarregando-se da apresentação e das boas-vindas ao palestrante convidado, de conduzir a discussão, de receber as perguntas e de moderar as manifestações da “audiência”.
> O presidente pode manter viva a discussão fazendo perguntas aos participantes ou ao palestrante, por exemplo, sobre o que seria necessário fazer em relação à situação e como ela pode ser modificada.
> Cabe ao presidente assegurar que as intervenções de todos os convidados sejam acolhidas com o devido respeito.
> O presidente deverá encerrar a sessão com um momento de silêncio pela paz. Se outros Cafés Inter-religiosos forem realizados no futuro, deverá informar aos convidados a data e o lugar antes que eles partam. Poderá também convidar os participantes a sugerirem temas para discussão.
> O comitê deverá divulgar os Cafés Inter-religiosos com cartazes, etc., sobretudo em lugares de culto, e inclusive nos meios de comunicação locais. Seus integrantes deverão também tentar envolver seus pais para que haja maior variedade de faixas etárias.
Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus
Cadernos de Aprendizagem