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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

97

Mesas redondas

Objetivo:

 Discutir e aprender mais sobre questões e conflitos religiosos importantes por meio de um 

fórum onde todos são considerados iguais.

Resultado:

 Os participantes adquirem um maior conhecimento sobre diferentes conflitos religiosos, 

sobre  como  afetaram  o  mundo  e  sobre  a  necessidade de respeitar pessoas de diferentes culturas, 
credos e tradições.

Material:

 Uma mesa redonda ou algo semelhante, em que todos os participantes possam se sentar em 

círculo e ver os demais. Informação sobre o conflito ou tema a ser discutido. Algumas cartolinas e 
marcadores.

Atividade

1.  Explique aos participantes em que consiste o método de discussão em mesa redonda. Como uma 

mesa redonda não tem “cabeceira” nem “lados”, todos os que estão sentados à mesa são tratados 
como iguais e ninguém ocupa uma posição privilegiada. A ideia provém da lenda inglesa do Rei 
Artur e os Cavaleiros da Mesa Redonda de Camelot.

2.  Juntamente com os participantes, selecione uma questão ou um conflito religioso para colocar 

em discussão na mesa redonda. Marque uma data para a discussão, para que os participantes 
tenham tempo para se preparar. Explique que o propósito da mesa redonda é facilitar a análise 
da situação a partir de todos os pontos de vista (econômico, político, social e religioso). Peça que 
se concentrem particularmente na capacidade humana de criar e destruir, mas também de 
transformar.

3.  Forneça antecipadamente algumas informações sobre o assunto aos participantes, mas estimule-

os também a fazer suas próprias pesquisas e trazer algo novo para a discussão.

4.  Peça a um dos participantes para agir como moderador da mesa redonda. Para garantir a 

participação de todos, convide a falar aqueles que tenham informações para apresentar ou 
perguntas para fazer e tente atrair para a discussão os que se mostram mais tímidos.

5.  Você pode usar cartolinas para desenhar diagramas e apresentar informações sobre o conflito. 

Essa tarefa pode ser realizada por um voluntário.

6.  Como facilitador, envolva-se como se fosse um participante, mas não forneça informações; isso 

cabe aos participantes. Não corrija as opiniões ou interpretações dos participantes, mas esclareça 
possíveis interpretações equivocadas de conceitos.

7.  Para que a discussão leve a uma conclusão, formule perguntas como:

>  Por que as religiões geram conflitos?
>  As pessoas desejam destruir aqueles que não professam as mesmas crenças?
>  É impossível que pessoas de diferentes religiões vivam e trabalhem juntas?
>  O que podemos fazer para que as pessoas de diferentes religiões, ou as pessoas não crentes, 

vivam juntas em harmonia?

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem