Avaliação do impacto

OS OBJETIVOS

As matrizes de avaliação de impacto incluídas nos Anexos, páginas 230 a 232, são baseadas nos objetivos de Aprender a Viver Juntos. Elas o ajudarão a verificar se o programa influenciou ou não os conhecimentos, o comportamento ético, as atitudes e as aptidões dos participantes.
Mudanças de atitudes e de comportamentos são difíceis de medir devido aos dados qualitativos que devem ser avaliados e aos elementos subjetivos resultantes da avaliação. Essas matrizes só o ajudarão a compreender se os participantes mudaram suas percepções e estão dispostos a agir de forma pacífica e respeitosa com os outros.
As perguntas incluídas nas matrizes referem-se a três quesitos: conhecimentos, atitudes e aptidões. O conhecimento acerca de si mesmo, dos outros e da realidade do mundo afeta as atitudes e comportamentos das crianças para consigo mesmas e para com os outros. Consequentemente, isso gera modos de agir que tanto podem ser inclusivos, compassivos e solidários como discriminatórios e egoístas. O comportamento das crianças é influenciado em grande medida pelos valores que lhes são transmitidos e pelas oportunidades que lhes são proporcionadas para interagir com os outros.
Algumas das perguntas estão relacionadas a estereótipos, preconceitos e discriminação contra os outros. Estereótipos são generalizações sobre as características dos membros de um grupo.
Preconceitos são atitudes (positivas ou negativas) adotadas com relação aos membros de um grupo com base unicamente no fato de pertencerem a esse grupo. Discriminação são ações positivas ou negativas voltadas para as pessoas que são objeto de preconceito. Esses tipos de questões lhe permitirão avaliar as atitudes das crianças com relação a si próprias e aos outros e a forma como estão correlacionadas às suas ações.

Conhecimentos 1

Instruções para aplicar as matrizes

As matrizes incluídas nos Anexos, nas páginas 230 a 232, foram projetadas para serem usadas antes e depois do programa Aprender a Viver Juntos.
Ao começar o programa, entregue a cada participante uma cópia das matrizes (A, B, C), e explique que a finalidade do exercício é levá-los a se conhecerem melhor. Deixe claro que não são obrigados a escrever seu nome nas folhas se não o desejarem e peça-lhes que, por enquanto, conservem a folha na sua pasta ou no seu Caderno de Aprendizagem.
Ao finalizar o programa, entregue aos participantes um segundo conjunto idêntico de matrizes e peça que as preencham. Explique que o propósito de preencher estas folhas é verificar se ocorreram mudanças em suas percepções, ideias e pontos de vista após a realização do programa.
Peça aos participantes que unam os dois conjuntos de folhas com um clipe quando terminarem de preenchê-las. Dê-lhes algum tempo para registrar em seu Caderno de Aprendizagem as mudanças que percebem ao comparar as segundas respostas com as primeiras.
Peça aos participantes que lhe entreguem suas folhas unidas com um clipe quando terminarem.
Compare, para cada participante, as primeiras respostas com as segundas (junte ambas as folhas com um clipe), e analise o resultado do programa, dando atenção às mudanças que se produziram:
1. Na percepção de si mesmos e dos outros.
2. Nos conhecimentos que possuem sobre outras culturas e crenças.
3. Nos conhecimentos que possuem sobre sua realidade social.
4. Em suas opiniões sobre as afirmações que aparecem na matriz.
5. Em como agiriam em situações concretas.