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Aprender a Viver Juntos

Seção 3

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Avaliação do impacto

As  matrizes  de  avaliação  de  impacto  incluídas  nos Anexos, páginas 230 a 232, são baseadas nos 
objetivos de Aprender a Viver Juntos. Elas o ajudarão a verificar se o programa influenciou ou não os 
conhecimentos, o comportamento ético, as atitudes e as aptidões dos participantes.

Mudanças de atitudes e de comportamentos são difíceis de medir devido aos dados qualitativos que de-
vem ser avaliados e aos elementos subjetivos resultantes da avaliação. Essas matrizes só o ajudarão a 
compreender se os participantes mudaram suas percepções e estão dispostos a agir de forma pacífica e 
respeitosa com os outros.

As perguntas incluídas nas matrizes referem-se a três quesitos: conhecimentos, atitudes e aptidões. O 
conhecimento  acerca  de  si  mesmo,  dos  outros  e  da  realidade  do  mundo  afeta  as  atitudes  e 
comportamentos das crianças para consigo mesmas e para com os outros. Consequentemente, isso 
gera modos de agir que tanto podem ser inclusivos, compassivos e solidários como discriminatórios e 
egoístas. O comportamento das crianças é influenciado em grande medida pelos valores que lhes são 
transmitidos e pelas oportunidades que lhes são proporcionadas para interagir com os outros.

Algumas  das  perguntas  estão  relacionadas  a  estereótipos, preconceitos e discriminação contra os 
outros.  Estereótipos  são  generalizações  sobre  as  características  dos  membros  de  um  grupo. 
Preconceitos são atitudes (positivas ou negativas) adotadas com relação aos membros de um grupo 
com  base  unicamente  no  fato  de  pertencerem a esse grupo. Discriminação são ações positivas ou 
negativas  voltadas  para  as  pessoas  que  são  objeto  de  preconceito. Esses tipos de questões lhe 
permitirão avaliar as atitudes das crianças com relação a si próprias e aos outros e a forma como estão 
correlacionadas às suas ações.

Os objetivos de Aprender a Viver Juntos (veja a página X) podem se resumir 

nas seguintes atitudes e capacidades:

Sensibilidade às diferenças 
entre as pessoas.

Capacidade de mostrar 
empatia pelos outros.

Responsabilidade para 
tomar decisões bem 
fundamentadas.

Respeito pelas culturas e 
crenças dos outros.

Uma atitude de abertura 
para reconciliar diferenças 
com os outros.

Capacidade de responder
a situações difíceis usando 
alternativas não violentas.

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Aprender a Viver Juntos

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Instruções para aplicar as matrizes

As matrizes incluídas nos Anexos, nas páginas 230 a 232, foram projetadas para serem usadas antes e 
depois do programa Aprender a Viver Juntos.

Ao começar o programa, entregue a cada participante uma cópia das matrizes (A, B, C), e explique 
que a finalidade do exercício é levá-los a se conhecerem melhor. Deixe claro que não são obrigados a 
escrever seu nome nas folhas se não o desejarem e peça-lhes que, por enquanto, conservem a folha na 
sua pasta ou no seu Caderno de Aprendizagem.

Ao finalizar o programa, entregue aos participantes um segundo conjunto idêntico de matrizes e peça 
que  as  preencham.  Explique  que  o  propósito  de  preencher  estas  folhas  é  verificar  se  ocorreram 
mudanças em suas percepções, ideias e pontos de vista após a realização do programa.

Peça aos participantes que unam os dois conjuntos de folhas com um clipe quando terminarem de 
preenchê-las. Dê-lhes algum tempo para registrar em seu Caderno de Aprendizagem as mudanças 
que percebem ao comparar as segundas respostas com as primeiras.

Peça aos participantes que lhe entreguem suas folhas unidas com um clipe quando terminarem.

Compare, para cada participante, as primeiras respostas com as segundas (junte ambas as folhas com 
um clipe), e analise o resultado do programa, dando atenção às mudanças que se produziram:

1.  Na percepção de si mesmos e dos outros.
2.  Nos conhecimentos que possuem sobre outras culturas e crenças.
3.  Nos conhecimentos que possuem sobre sua realidade social.
4.  Em suas opiniões sobre as afirmações que aparecem na matriz.
5.  Em como agiriam em situações concretas.

Conhecimentos

O que sei sobre os outros,  

suas culturas, crenças e formas  

de pensar

Minhas relações  

com os outros e meu  

comportamento  

com relação a eles

Meu modo de agir  

e de responder diante  

de situações concretas

Atitudes  
e comportamentos

Aptidões