background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 4

95

Grupos focais sobre o respeito

Objetivo:

 Iniciar um debate sobre o conceito de “respeito”, o que significa e como a falta de respeito 

pode afetar a sociedade.

Resultado:

  Os  participantes  descobrem  como  o  reconhecimento  do  direito  de  todos  a  serem 

respeitados pode melhorar as relações, tanto na esfera mais íntima quanto em escala mundial.

Material:

  Cópias  da  Declaração  Universal  dos  Direitos  Humanos  e  da  Convenção  das  Nações 

Unidas sobre os Direitos da Criança (ver Recursos).

Atividade

Peça aos participantes que formem grupos focais para falar sobre o respeito.

Os grupos focais são semelhantes a entrevistas, mas realizadas em grupos de cinco a dez pessoas em 
vez de serem individuais. São dirigidos por um moderador, que desenvolve um sistema para que todas 
as pessoas tenham a oportunidade de se expressar. A interação entre os participantes pode suscitar 
um  debate  rico  e  esclarecedor,  gerando  dados  qualitativos  sobre  o  impacto  e  a  eficácia  de  um 
programa. A duração de um grupo focal geralmente é menor que a de uma entrevista aprofundada. 
Esses grupos são usados para analisar os tipos de conceitos e valores que as crianças e adultos têm 
com relação à paz, suas ideias sobre como lidar com a violência e suas sugestões para promover a paz 
nas escolas e comunidades.

Este poderia ser o sumário de uma discussão sobre o respeito:

Sumário para o facilitador de um grupo focal sobre o respeito

A finalidade é averiguar o que as pessoas do Grupo Focal pensam sobre o respeito. Use estas perguntas 
para conduzir a discussão; não é necessário seguir essa mesma ordem.

>  Quem o trata com respeito?
>  Quem nem sempre o trata com respeito?
>  Como você sabe se está sendo tratado com respeito?
>  Você respeita os outros? Quem sempre merece o seu respeito?
>  Quando e por que você não demonstra respeito pelos outros?
>  Quais são os argumentos para respeitar sempre todas as pessoas?
>  Quais são os argumentos para respeitar somente certas pessoas?

Se for necessário, faça os grupos se concentrarem em um dos seguintes temas:

Respeito na escola 

– Há casos concretos que evidenciam uma falta de respeito?

Respeito nas cidades 

– Há grupos sujeitos à falta de respeito, como imigrantes e minorias?

Respeito nas famílias  – Quanto de respeito os membros de uma família demonstram?  
 

  Quem recebe mais respeito? Quem recebe menos?

Respeito religioso 

– Respeitamos as crenças das outras pessoas? Em caso negativo, por que não?

Finalize  a  atividade  compartilhando  as  conclusões  de  cada  grupo  focal.  Você  pode  usar  mapas 
mentais para visualizar como os participantes entendem o respeito e sua aplicação.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem