Grupos focais sobre o respeito

Objetivo: Iniciar um debate sobre o conceito de “respeito”, o que significa e como a falta de respeito pode afetar a sociedade.

Resultado: Os participantes descobrem como o reconhecimento do direito de todos a serem respeitados pode melhorar as relações, tanto na esfera mais íntima quanto em escala mundial.

Material: Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (ver Recursos).

Atividade

Peça aos participantes que formem grupos focais para falar sobre o respeito.

Os grupos focais são semelhantes a entrevistas, mas realizadas em grupos de cinco a dez pessoas em vez de serem individuais. São dirigidos por um moderador, que desenvolve um sistema para que todas as pessoas tenham a oportunidade de se expressar. A interação entre os participantes pode suscitar um debate rico e esclarecedor, gerando dados qualitativos sobre o impacto e a eficácia de um programa. A duração de um grupo focal geralmente é menor que a de uma entrevista aprofundada.Esses grupos são usados para analisar os tipos de conceitos e valores que as crianças e adultos têm com relação à paz, suas ideias sobre como lidar com a violência e suas sugestões para promover a paz nas escolas e comunidades.

Este poderia ser o sumário de uma discussão sobre o respeito:

Sumário para o facilitador de um grupo focal sobre o respeito

A finalidade é averiguar o que as pessoas do Grupo Focal pensam sobre o respeito. Use estas perguntas para conduzir a discussão; não é necessário seguir essa mesma ordem.

> Quem o trata com respeito?
> Quem nem sempre o trata com respeito?
> Como você sabe se está sendo tratado com respeito?
> Você respeita os outros? Quem sempre merece o seu respeito?
> Quando e por que você não demonstra respeito pelos outros?
> Quais são os argumentos para respeitar sempre todas as pessoas?
> Quais são os argumentos para respeitar somente certas pessoas?

Se for necessário, faça os grupos se concentrarem em um dos seguintes temas:

Respeito na escola: – Há casos concretos que evidenciam uma falta de respeito?

Respeito nas cidades: – Há grupos sujeitos à falta de respeito, como imigrantes e minorias?

Respeito nas famílias: – Quanto de respeito os membros de uma família demonstram? Quem recebe mais respeito? Quem recebe menos?

Respeito religioso: – Respeitamos as crenças das outras pessoas? Em caso negativo, por que não?

Finalize a atividade compartilhando as conclusões de cada grupo focal. Você pode usar mapas mentais para visualizar como os participantes entendem o respeito e sua aplicação.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem