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Aprender a Viver Juntos

Seção 4

116

Aprender prestando serviços

Objetivo:

  Criar  uma  oportunidade  para  que  os  participantes  experimentem  a  magia  de  ajudar 

pessoas que são diferentes deles e cujos direitos foram menosprezados.

Resultado:

 Os participantes passam a ter consciência das necessidades dos outros e refletem sobre 

como a falta de respeito leva à violação dos direitos humanos.

Atividade

Estimule  os  participantes  a  prestarem  serviços  voluntários  em  atividades  que  tenham  relação  com 
pessoas cujos direitos tenham sido ignorados ou violados, como:

>  Refugiados.
>  Pessoas desabrigadas.
>  Portadores de deficiência.
>  Pessoas marginalizadas.
>  Imigrantes vivendo em condições insalubres.
>  Pessoas em situação de extrema pobreza.

As atividades podem fazer parte de sua aula ou serem incorporadas ao plano de estudos da escola 
como um meio para promover o serviço social e a espiritualidade.

Recomendações para preparar e desenvolver uma atividade  
de aprendizagem pela prestação de serviços

>  Obtenha informações sobre situações de violação dos direitos humanos em sua cidade.
>  Elabore uma lista de organizações em sua cidade que trabalhem com pessoas marginalizadas ou 

violações dos direitos humanos.

>  Entre em contato com uma ou duas organizações nas quais acredite que os jovens de seu grupo 

possam realizar atividades de voluntariado.

>  Chegue a um acordo com a organização ou organizações para preparar um programa de 

atividades de voluntariado com os jovens de seu grupo.

>  Peça ao diretor ou à pessoa de contato da organização que ministre uma palestra aos 

participantes sobre o trabalho que realizam e as pessoas atendidas.

>  Decida que tipo de ajuda é necessário e que tipos de serviços os participantes poderão oferecer: 

organizar atividades de entretenimento, tocar música, preparar uma peça teatral, ensinar (por 
exemplo, aulas de pintura, costura, música, matemática, alfabetização) ou ajudar de maneira 
geral (por exemplo, fazer compras ou escrever cartas). 

>  Determine com os participantes um ou dois objetivos que deverão tentar atingir ao final do 

programa ou em um determinado prazo.

>  Prepare sessões de reflexão com os participantes para analisar suas experiências:

• O que aprenderam realizando essas atividades voluntárias.
• Como se sentem servindo ou ajudando aos outros.
• As diferenças e semelhanças que compartilham com essas pessoas.
• Como podem evitar a violação dos direitos humanos.
• Por que acham que as minorias sofrem discriminação.
• Estabeleça um paralelismo com a discriminação religiosa e seus efeitos.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus 
Cadernos de Aprendizagem