Aprender prestando serviços

Objetivo: Criar uma oportunidade para que os participantes experimentem a magia de ajudar pessoas que são diferentes deles e cujos direitos foram menosprezados.

Resultado: Os participantes passam a ter consciência das necessidades dos outros e refletem sobre como a falta de respeito leva à violação dos direitos humanos.

Atividade

Estimule os participantes a prestarem serviços voluntários em atividades que tenham relação com pessoas cujos direitos tenham sido ignorados ou violados, como:

> Refugiados.
> Pessoas desabrigadas.
> Portadores de deficiência.
> Pessoas marginalizadas.
> Imigrantes vivendo em condições insalubres.
> Pessoas em situação de extrema pobreza.

As atividades podem fazer parte de sua aula ou serem incorporadas ao plano de estudos da escola como um meio para promover o serviço social e a espiritualidade.

Recomendações para preparar e desenvolver uma atividade de aprendizagem pela prestação de serviços

> Obtenha informações sobre situações de violação dos direitos humanos em sua cidade.
> Elabore uma lista de organizações em sua cidade que trabalhem com pessoas marginalizadas ou violações dos direitos humanos.
> Entre em contato com uma ou duas organizações nas quais acredite que os jovens de seu grupo possam realizar atividades de voluntariado.
> Chegue a um acordo com a organização ou organizações para preparar um programa de atividades de voluntariado com os jovens de seu grupo.
> Peça ao diretor ou à pessoa de contato da organização que ministre uma palestra aos participantes sobre o trabalho que realizam e as pessoas atendidas.
> Decida que tipo de ajuda é necessário e que tipos de serviços os participantes poderão oferecer: organizar atividades de entretenimento, tocar música, preparar uma peça teatral, ensinar (por exemplo, aulas de pintura, costura, música, matemática, alfabetização) ou ajudar de maneira geral (por exemplo, fazer compras ou escrever cartas).
> Determine com os participantes um ou dois objetivos que deverão tentar atingir ao final do programa ou em um determinado prazo.
> Prepare sessões de reflexão com os participantes para analisar suas experiências:

• O que aprenderam realizando essas atividades voluntárias.
• Como se sentem servindo ou ajudando aos outros.
• As diferenças e semelhanças que compartilham com essas pessoas.
• Como podem evitar a violação dos direitos humanos.
• Por que acham que as minorias sofrem discriminação.
• Estabeleça um paralelismo com a discriminação religiosa e seus efeitos.

Peça aos participantes que escrevam sobre essa atividade em seus Cadernos de Aprendizagem