Prefácio

Aprender a Viver Juntos é o primeiro fruto da iniciativa sobre educação ética colocada em prática pela Fundação Arigatou e sua Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC, na sigla em inglês).
O Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, estabelecido pela Fundação Arigatou, atua como um centro internacional de recursos e um ponto de conexão para o diálogo, a formação de alianças e a ação em prol da educação ética da infância e a aprendizagem inter-religiosa.
Desde a sua fundação, o Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças concentrou seus esforços no desenvolvimento deste material de referência para ser lançado durante o Terceiro Fórum da GNRC, realizado em Hiroshima em maio de 2008. A promoção da educação ética é realizada em colaboração com todos os que compartilhem a visão da iniciativa de educação ética – comunidades religiosas, órgãos das Nações Unidas, organizações não-governamentais (ONGs) e muitos outros aliados – em um esforço para que seja respeitado o direito das crianças ao pleno desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social, assim como o direito das crianças à educação, conforme estipulado na Convenção sobre os Direitos da Criança.
O processo coletivo de criação do material de referência é resultado da soma de experiências de educadores e acadêmicos de diferentes tradições religiosas, espirituais e seculares, organizações internacionais, ONGs, instituições educacionais e crianças. Somos particularmente gratos pelo tempo e energia dedicados por nossos companheiros do UNICEF e da UNESCO ao desenvolvimento e difusão deste material de referência.
Aprender a Viver Juntos trata da questão da educação ética do ponto de vista da aprendizagem intercultural e inter-religiosa, dos direitos humanos, e de uma educação de qualidade em que se nutram a ética e os valores e as crianças gozem de espaço suficiente para desenvolver seu potencial inato de espiritualidade. É nossa esperança que este novo recurso nos proporcione as ferramentas necessárias para aprofundar a promoção da ética e dos valores na infância, ajudando a construir um mundo melhor.
A responsabilidade de colocá-lo em prática é de todos nós.

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A Fundação Arigatou é uma organização não-governamental de base religiosa cuja missão consiste em criar um ambiente mais favorável para todas as crianças do mundo.

A Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) é uma das iniciativas mais importantes da Fundação em prol da cooperação inter-religiosa.

O Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças atua como centro internacional de recursos e ponto de conexão para o diálogo, a formação de alianças e a ação em prol da educação ética da infância.

 Aprender a Viver Juntos é um programa intercultural e inter-religioso de educação ética concebido com a finalidade de contribuir para tornar realidade o direito da criança a um desenvolvimento físico, psíquico, espiritual, moral e social pleno e saudável, bem como seu direito à educação, conforme estipulam a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o Artigo 26.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Trata-se de um recurso para educadores e dirigentes envolvidos com crianças e adolescentes.

 

Objetivos

Os objetivos de Aprender a Viver Juntos são:

1. Fortalecer a capacidade das crianças e adolescentes de tomar decisões éticas fundamentadas em valores que promovam o respeito por outras culturas e crenças.
2. Dotar as crianças e jovens dos meios adequados para estabelecer um diálogo – escutando e falando – que lhes permita desenvolver uma maior sensibilidade às diferenças e uma melhor compreensão dos outros.
3. Nutrir a capacidade das crianças e adolescentes de responder às necessidades de sua sociedade com uma atitude de reconciliação e de respeito pela diversidade, contribuindo assim para umacultura da paz.
4. Permitir que as crianças e adolescentes valorizem e nutram sua espiritualidade.
5. Afirmar a dignidade humana, conforme é expressa na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção sobre os Direitos da Criança e nos ensinamentos de todas as tradições religiosas.
6. Afirmar a possibilidade de viver juntos, respeitando-se uns aos outros, em um mundo dediferentes tradições religiosas, étnicas e culturais.
7. Dotar os educadores de ferramentas que facilitem a aprendizagem intercultural e inter-religiosa em regiões diferentes e em ambientes variados.
8. Criar e promover práticas frutíferas que possibilitem a convivência de pessoas de culturas, raças,crenças e religiões diferentes.