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Aprender a Viver Juntos

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Prefácio

Aprender a Viver Juntos é o primeiro fruto da iniciativa sobre educação ética colocada em prática pela 
Fundação Arigatou e sua Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC, na sigla em inglês).

O Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças, estabelecido pela Fundação Arigatou, 
atua como um centro internacional de recursos e um ponto de conexão para o diálogo, a formação de 
alianças e a ação em prol da educação ética da infância e a aprendizagem inter-religiosa.

Desde  a  sua  fundação,  o  Conselho  Inter-religioso  de  Educação  Ética  para  as  Crianças  concentrou 
seus  esforços  no  desenvolvimento  deste  material  de  referência  para  ser  lançado  durante  o  Terceiro 
Fórum  da  GNRC,  realizado  em  Hiroshima  em  maio  de  2008.  A  promoção  da  educação  ética  é 
realizada em colaboração com todos os que compartilhem a visão da iniciativa de educação ética – 
comunidades  religiosas,  órgãos  das  Nações  Unidas,  organizações  não-governamentais  (ONGs)  e 
muitos  outros  aliados  –  em  um  esforço  para  que  seja  respeitado  o  direito  das  crianças  ao  pleno 
desenvolvimento  físico,  mental,  espiritual,  moral  e  social,  assim  como  o  direito  das  crianças  à 
educação, conforme estipulado na Convenção sobre os Direitos da Criança.

O  processo  coletivo  de  criação  do  material  de  referência  é  resultado  da  soma  de  experiências  de 
educadores  e  acadêmicos  de  diferentes  tradições  religiosas,  espirituais  e  seculares,  organizações 
internacionais,  ONGs,  instituições  educacionais  e  crianças.  Somos  particularmente  gratos  pelo 
tempo e energia dedicados por nossos companheiros do UNICEF e da UNESCO ao desenvolvimento 
e difusão deste material de referência.

Aprender  a  Viver  Juntos  trata  da  questão  da  educação  ética  do  ponto  de  vista  da  aprendizagem 
intercultural  e  inter-religiosa,  dos  direitos  humanos,  e  de  uma  educação  de  qualidade  em  que  se 
nutram a ética e os valores e as crianças gozem de espaço suficiente para desenvolver seu potencial 
inato de espiritualidade. É nossa esperança que este novo recurso nos proporcione as ferramentas
necessárias para aprofundar a promoção da ética e dos valores na infância, ajudando a construir um
mundo melhor.

A responsabilidade de colocá-lo em prática é de todos nós.

Takeyasu Miyamoto

   

 

 

Keishi Miyamoto

Presidente da Fundação Arigatou    

 

Representante da Fundação Arigatou 

Fundador da GNRC

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Aprender a Viver Juntos

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A Fundação Arigatou

 é uma organização não-governamental de base religiosa cuja missão consiste 

em criar um ambiente mais favorável para todas as crianças do mundo.

A  Rede  Global  de  Religiões  pelas  Crianças

           (GNRC)  é  uma  das  iniciativas  mais  importantes

da Fundação em prol da cooperação inter-religiosa.

O Conselho Inter-religioso de Educação Ética para as Crianças    

       atua como centro internacional 

de recursos e ponto de conexão para o diálogo, a formação de alianças e a ação em prol da educação 
ética da infância.

Aprender a Viver Juntos

    é um programa intercultural e inter-religioso de educação ética concebido 

com a finalidade de contribuir para tornar realidade o direito da criança a um desenvolvimento físico, 
psíquico,  espiritual,  moral  e  social  pleno  e  saudável,  bem  como  seu  direito  à  educação,  conforme 
estipulam a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o Artigo 26.1 da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e os Objetivos 
de Desenvolvimento do Milênio. Trata-se de um recurso para educadores e dirigentes envolvidos com 
crianças e adolescentes.

Objetivos

Os objetivos de Aprender a Viver Juntos são:

1.  Fortalecer a capacidade das crianças e adolescentes de tomar decisões éticas fundamentadas em 

valores que promovam o respeito por outras culturas e crenças.

2.  Dotar as crianças e jovens dos meios adequados para estabelecer um diálogo – escutando e 

falando – que lhes permita desenvolver uma maior sensibilidade às diferenças e uma melhor 
compreensão dos outros.

3.  Nutrir a capacidade das crianças e adolescentes de responder às necessidades de sua sociedade 

com uma atitude de reconciliação e de respeito pela diversidade, contribuindo assim para uma 
cultura da paz.

4.  Permitir que as crianças e adolescentes valorizem e nutram sua espiritualidade.
5.  Afirmar a dignidade humana, conforme é expressa na Declaração Universal dos Direitos 

Humanos, na Convenção sobre os Direitos da Criança e nos ensinamentos de todas as tradições 
religiosas.

6.  Afirmar a possibilidade de viver juntos, respeitando-se uns aos outros, em um mundo de 

diferentes tradições religiosas, étnicas e culturais.

7.  Dotar os educadores de ferramentas que facilitem a aprendizagem intercultural e inter-religiosa 

em regiões diferentes e em ambientes variados.

8.  Criar e promover práticas frutíferas que possibilitem a convivência de pessoas de culturas, raças, 

crenças e religiões diferentes.